.

.

terça-feira, junho 16, 2015

Encontre a felicidade através de emoções positivas


Todos procuramos a felicidade em nossas vidas. Há vários caminhos; alguns bons, outros nem tanto, por isso é importante saber que uma chave fundamental para ser feliz está nas emoções positivas.

Se você tem emoções positivas como o amor, o perdão e a gratidão, você se sentirá contente, satisfeito, pleno. Mas se ao contrário, você é invadido por sentimentos negativos, como o rancor, a tristeza, a preocupação e a ira, então não se sentirá satisfeito com a sua vida e terá muita dificuldade em aproveitá-la.

Neste artigo damos algumas dicas para que você possa se desfazer das emoções negativas e substituí-las por emoções positivas, o que irá transformar a forma como você vive a sua vida, além de proporcionar muitos outros benefícios psicológicos e físicos.


Os pensamentos determinam as nossas emoções

Os pensamentos são a matéria prima das emoções. Por exemplo, se você está pensando que o seu companheiro de trabalho não acha você simpático, pensando no dinheiro que não alcança ou que o seu companheiro tem muitos defeitos que poderia melhorar, então as emoções que se manifestarão em você serão negativas: rejeição, tristeza, frustração.

Por outro lado, se você pensa que o seu colega de trabalho teve um dia ruim, mas que isso não tem nada a ver com você, que você pode conseguir outras fontes de renda, ou que todas as pessoas tem defeitos (incluindo o seu companheiro e você mesmo), então já não sentirá essas emoções negativas e se sentirá melhor. É impossível se sentir bem se você está tendo pensamentos negativos.


A chave está em substituir o negativo pelo positivo

Não é fácil, mas é possível. O primeiro passo para se livrar dos pensamentos negativos é reconhecê-los e aceitá-los. É natural que, em alguns momentos, você se sinta chateado, triste ou frustrado; isso acontece com todos nós. O que você deve fazer quando se sentir assim é reconhecer este sentimento internamente e pensar em qual é a razão dele. Por exemplo, “estou chateado porque a minha irmã não se lembrou do meu aniversário”. Posso até me chatear, mas logo deixo esse pensamento ir embora. Substituo essa emoção negativa por algo positivo como, por exemplo, “Com certeza não se lembrou porque estava com muito trabalho, vou ligar para ela e convidá-la para tomar um café”.

Você também pode pegar um caderno e escrever nele toda vez que tiver um pensamento ou uma emoção negativa. Assim você identificará claramente as emoções negativas e poderá substituí-las por emoções positivas. No início você terá que fazer um pouco de esforço, mas com a prática, os pensamentos e as emoções positivas virão naturalmente.


Os benefícios das emoções positivas

As emoções positivas, além de proporcionarem bem-estar, lhe ajudarão a ser mais criativo, flexível e eficiente. Será possível sair mais rapidamente das situações adversas e sofrer menos com o estresse, o que irá beneficiar todo o seu organismo de forma notável.

Estas são algumas das emoções positivas nas quais você pode focar para deixar de lado as negativas:

– A gratidão. 
Agradeça pelas coisas que você tem, mesmo as pequenas. Ter uma deliciosa xícara de café quente sobre a mesa de manhã cedo, poder desfrutar da brisa fresca primaveral ou de um passeio pelo parque, são pequenas coisas que nem todo mundo pode aproveitar; agradeça!

– O perdão.
É preciso colocá-lo em prática, já que é um sentimento libertador. Perdoe a si mesmo pelos seus defeitos, pelos seus erros do passado e perdoe aos outros, pois também não são perfeitos. Você pode ter sofrido e estar ferido, mas o rancor só irá lhe prejudicar. O perdão libertará o seu coração destes sentimentos negativos e abrirá o seu caminho para a felicidade.

– O humor.
Aprenda a rir de si mesmo e a encontrar o lado engraçado de cada situação. Às vezes levamos a vida muito a sério. O riso libera endorfinas, faz com que nos sintamos bem e afasta os pensamentos negativos. Cada um deve procurar a forma pessoal de encontrar esses momentos libertadores, nos quais o riso nos alimenta o espírito.

E para finalizar, a emoção positiva mais poderosa:

– O amor. 
Ame-se e você verá a vida de uma forma muito mais positiva. Para se amar, primeiro você deve conhecer as suas virtudes, mas também os seus defeitos, e aceitar-se como você é. Quando você se apreciar como pessoa, o amor pelos outros aparecerá naturalmente.

MENTE MARAVILHOSA

Você também poderá gostar de:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...