quinta-feira, outubro 30, 2008

"Na juventude aprendemos, com a idade compreendemos."


Caderneta de vacinação para adolescentes

Ministério da Saúde lança edição que terá duas versões, uma para garotas e outra para garotos. Objetivo é esclarecer dúvidas freqüentes e incentivar o auto cuidado
Da Redação

A cada ano, três milhões de brasileiros entram na adolescência. Atualmente, 30 milhões de jovens entre 10 e 19 anos estão nessa fase da vida.

Pensando nesse público, o Ministério da Saúde lançou a Caderneta de Saúde do Adolescente, que teve como padrinhos o atleta paraolímpico, Alan Fonteles, de 16 anos e a patinadora brasiliense, Gabriela Almeida, de 12 anos.

Esta estratégia possibilitará que adolescentes tenham informações de como cuidar da sua saúde e se manter saudável, principalmente, no momento em que começam as grandes mudanças do corpo. Com ela, adolescentes terão dicas de quais vacinas ainda precisam tomar, além de entender as transformações que estão ocorrendo na sua vida nesse período.

A implantação da caderneta, que está dentro das metas do Mais Saúde, será em etapas e neste primeiro momento serão priorizados os municípios inseridos no Programa Saúde na Escola incluindo as 27 capitais. Serão impressas três milhões e meio de cadernetas. As cadernetas, com 36 páginas, estarão disponíveis no portal do Ministério da Saúde ainda neste ano e os gestores que tiverem interesse em imprimi-la, poderão fazê-lo por meio do site.

Para ele e para ela

Outra novidade é que será confeccionado um material voltado para o público feminino e outro para o masculino, com dicas e temas de interesses variados. Na caderneta das meninas, haverá informações como tabela de ciclo menstrual e o corpo feminino, por exemplo, enquanto no material dos meninos haverá itens como ejaculação e funcionamento do pênis.

A idéia da caderneta foi concebida a partir da já conhecida caderneta da criança, distribuída gratuita e anualmente pelo Ministério da Saúde. Com um piloto realizado em oito municípios braislieros, ficou claro como a caderneta pode ser um instrumento eficaz para melhorar o atendimento de adolescentes visando a uma atenção voltada prioritariamente para a promoção da saúde, prevenção de doenças e agravos à saúde.

iTodas


Cingapura vai multar trens atrasados em até US$ 680 mil
Tolerância é de três minutos após o horário previsto.
Atrasos não serão permitidos nem na hora do rush.

Da EFE


Boneco gigante de Lego aparece de surpresa em praia britânica
Origem do brinquedo de plástico, com 1,8 metro, não foi identificada.
Situação parecida foi registrada em praia da Holanda, em 2007.

Do G1

Obama abre sete pontos de vantagem sobre McCain na pesquisa diáriaDemocrata tem 50% da preferência, contra 43% do republicano.
Obama agora está à frente do rival também no eleitorado masculino.

Da Reuters, em Washington

Cães podem 'ler emoções' como humanos, diz estudo

Cães domésticos podem ter a capacidade de avaliar as emoções humanas ao olhar para o rosto de uma pessoa da mesma forma que nós fazemos, de acordo com uma reportagem da revista New Scientist.
A conclusão é de um estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Lincoln, na Inglaterra, e publicado na revista acadêmica Animal Cognition.

Segundo a reportagem da New Scientist, quando olhamos para um rosto que vemos pela primeira vez, temos a tendência de olhar primeiro à esquerda, para o lado direito do rosto da pessoa.

Isso só acontece quando olhamos para o rosto humano, e não para outros objetos. A revista diz que não há ainda uma explicação definitiva para isso, mas uma teoria é que o lado direito do rosto expressa melhor as emoções humanas.

Agora, o estudo dos pesquisadores britânicos afirma que os cães também têm o mesmo comportamento.

BBCBRASIL


Itália - Os hipopótamos Mimi (esq.) e Carlo são presenteados com abóbora esculpida para o Halloween no Zoológico Bioparco, em Roma


Itália - Fortes ondas atingem casas na beira da praia, em Genoa. A região foi atingida por uma onda de tempo ruim nos últimos dias


Índia - Os personagens Mickey e Minnie usam trajes típicos indianos em frente ao Taj Mahal, em Agra. A ação faz parte da promoção do espetáculo da Disney 'The Mickey Mouse Show', que entra em cartaz em novembro na cidade de Nova Déli


Estados Unidos - Filhotes de leão observam sua mãe devorar abóbora recheada com carne no Zoológico de Fort Worth, no Texas. Os pequenos animais nasceram há nove semanas e fazem parte de um programa promovido pelo zôo de preservação de espécies ameaçadas de extinção

TERRA

maria tereza cichelli

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário...