
Algo sobre a verdade e o erro
Está plenamente comprovado o difícil que é convencer, a quem se acha identificado com o erro, de que vive fora da realidade. Achar-se identificado com o erro é viver sob uma permanente sugestão que a tudo deturpa ou tergiversa. Exemplo eloqüente temos no campo político. Quantos não se deixaram enganar pelas afirmações dos líderes totalitários, que se proclamam paladinos da democracia, da liberdade e do direito? Nem mesmo vendo todo o contrário as pessoas saem de seu erro, tal é a obstinação e a invalidez mental que as dominam.
No campo religioso, os erros se fundamentam numa pregação de fatos absurdos, que os adeptos admitem sem reflexão nem julgamento. Grave é a cegueira do crente, cuja inteligência não pode discernir entre o verdadeiro e o falso. Conforma-se em crer que está no certo e rechaça toda idéia emancipadora de sua incondicional submissão ao dogma, porque o aterroriza o simples fato de pensar que poderia estar equivocado.
No social, à semelhança do político e do religioso, ele se abraça com fanatismo a uma ideologia e, embora esta se estruture sobre falsidades e ponha de manifesto embustes inqualificáveis, acredita docilmente que ali está a verdade, caindo sob o feitiço sedutor de suas promessas, como o pássaro na armadilha.
A evolução consciente permite ao homem defender-se do engano onde quer que este o espreite, porque fundamenta sua defesa no conhecimento das causas que o engendram. Assim, por exemplo, sabe que é impostura o que não concorda com a realidade e o que
se esquiva à verificação individual, à qual todo ser tem direito. As verdades, quando o são, não se ocultam nem se impõem; revelam-se à luz da razão, com o objetivo de que o homem tome consciência delas e as use para emancipar-se da ignorância.
O que se pretende impor como verdade só tem um fim: escravizar o ente humano, para convertê-lo em instrumento passivo daqueles que exploram sua credulidade.
NAVEGANDO...

Brasil - A cadela Funny posa em frente a mais de 20 kg de pasta-base de cocaína apreendidos por agentes da Polícia Civil em Salvador (BA). O animal ajudou os policiais a encontrar a carga embaixo da carroceria de uma caminhonete nesta madrugada na região do Bonocô. O motorista do carro conseguiu fugir antes da chegada da polícia
TERRA

"O estilo do Lula é enganar"
Em entrevista, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso critica a forma como Lula tentou minimizar os efeitos da crise financeira para o Brasil. Ele prevê que, num cenário de menos crescimento, José Serra leva vantagem sobre Dilma nas eleições de 2010 - LEIA MAIS
ÉPOCA
Cientistas criam ranking dos alimentos nutritivos O que o brócoli, a blueberry (vacínio), o quiabo, a laranja e a vagem têm que o picolé, o chocolate ao leite, o pão branco e o refrigerante não têm?
Cientistas americanos afirmam que os alimentos incluídos no primeiro grupo apresentam a pontuação máxima em uma lista que classifica o valor nutricional dos alimentos em escala de 1 a 100 - ou seja, estão entre os mais nutritivos e saudáveis que existem.
Os alimentos do segundo grupo, por outro lado, ocupam os últimos lugares na lista. Picolés e refrigerantes ganham apenas 1 ponto; o chocolate ao leite ganha 3 pontos e o pão branco, 9 pontos.
Educação sexual começará aos 5 anos para alunos inglesesO governo britânico anunciou nesta quinta-feira que uma disciplina que orienta alunos sobre temas pessoais, sociais e de saúde - o que inclui educação sexual - será obrigatória para estudantes da Inglaterra dos cinco aos 16 anos de idade.
Nos primeiros anos, eles terão aulas sobre partes do corpo. O ensino sobre reprodução humana só acontecerá quando as crianças já forem mais maduras.
O governo ainda está avaliando a melhor forma de montar o currículo com o que chama de "assuntos complicados".
Crise leva crianças britânicas a receber aulas de finanças Um novo projeto do governo britânico, no valor de 11,5 milhões de libras (cerca de R$ 42 milhões) vai instituir aulas de educação financeira nas escolas.
O programa, batizado de My Money (Meu Dinheiro, em tradução livre) será instituído para alunos do ensino primário e secundário e vai abordar assuntos como dívidas e usos para o dinheiro.
Uma pesquisa encomendada pelo governo para marcar o lançamento do programa sugere que as crianças estão cada vez mais a par da crise mundial, pois os pais discutem as finanças de forma mais aberta.
BBCBRASIL


Reality show de pandas
Os pandas gigantes são tudo de bom! Esses simpáticos comedores de bambu, com suas formas arredondadas e seu olhar tranqüilo, conquistam admiradores em todo o mundo. Infelizmente, tamanha popularidade não impede os maus tratos à espécie, seja diretamente, com a caça predatória e contrabando de filhotes, ou indiretamente, com a destruição das florestas, seu habitat.
BLOG ANIMAL
maria tereza cichelli
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigada pelo comentário...