quarta-feira, junho 25, 2008

"A verdade em um tempo é erro em outro."


Gravidez na adolescência não pára de crescer

Por Michelle Vargas

"Ser adolescente é pertencer a uma raça muito especial", já dizia Ana Freud em meados do século.

Se comportar de maneira inconsciente e não previsível, lutar contra seus impulsos e aceitá-los, amar seus pais e odiá-los, ter vergonha de reconhecê-los perante outros e querer conversar com eles. Essas são características típicas dessa fase.

É nessa fase que tentamos nos descobrir, que queremos experimentar tudo que pudermos. Biologicamente falando, é a fase também que nossos hormônios borbulham e estão à flor da pele.

A cada ano o número de adolescentes que engravidam tem aumentado; esta é uma característica de vários países, e aí se inclui o Brasil. As causas são o início cada vez mais precoce da atividade sexual e a menarca (primeira menstruação), que também tem ocorrido mais cedo na vida das jovens.

A ginecologista e obstetra da Unifesp Carolina Ambrogini afirma que os adolescentes por tomarem decisões imediatitas, por desejarem serem aceitos, acabam cedendo aos impulsos. "As meninas ainda têm vergonha de carregar preservativo na bolsa e os meninos muitas vezes por medo de perderem a ereção, ou não saberem como manusear a camisinha, simplesmente não usam".

A primeira transa acontece muitas vezes por curiosidade, para se sentir enturmada ou até mesmo por alguma chantagenzinha de algum namoradinho dizendo que se a menina não quiser, outra irá (diante de tamanha oferta atual).

Ambrogini diz que as meninas, no geral, ainda se importam muito com que a sociedade e, principálmente o namorado possam pensar caso ela ande com camisinha. Aí está a armadilha: elas acabam fazendo o mesmo que fariam, mas não se protegem.

A comédia norte-americana “Juno”, que concorreu ao Oscar esse ano, é um bom exemplo das coisas que passam na cabeça de uma adolescente quando descobre que está grávida.

Cerca de 1,1 milhão de adolescentes engravidam por ano no Brasil e esse número continua crescendo. O índice de adolescentes e jovens brasileiras grávidas é hoje 2% maior do que na última década; as meninas de 10 a 20 anos respondem por 25% dos partos feitos no país, segundo o Ministério da Saúde.

Mesmo com acesso a tanta informação, as jovens podem ser tomados pela onipotência do "comigo não acontece", a impetuosidade do "se der errado, depois a gente vê", a busca de identidade no "se eles acham que isso é certo, eu faço o contrário", a energia de "vamos ver o sol nascer depois a gente vai direto para aula"...

Junte a estas atitudes o pouco ou nenhum diálogo com a família, o medo de assumir a vida sexual, e o fato de raramente conseguirem alguém para ouvir seus conflitos e medos além da angústia do conflito. Depois o argumento mais ouvido é: "não pensei que fosse engravidar".

De acordo com Carolina as meninas de classe baixa não se previnem pois desejam engravidar para alcançar o ´rotulo de "mãe" e ganhar status na sociedade. "Elas engravidam pois não têm perspectiva de futuro, então constituem família para se sentirem aceitas pela sociedade".

Assim, a informação mesmo pululando em todas as mídias, não é eficaz. Para a ginecologista o que falta são palestras educativas que abordem muito mais a relação sexual em si.

"É preciso falar de como é a relação, o que acontece, falar de masturbação, de prazer. E no meio disso falar sobre a importância dos métodos anticoncepcionais. Tem que prender a atenção e minar a curiosidade dos adolescentes", afirma

iTodas

Senado discute convenção sobre direitos das pessoas com deficiência

BRASÍLIA - A Convenção das Nações Unidas sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência será analisada nesta quarta-feira em reunião da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional do Senado. O relator da matéria é o senador Eduardo Azeredo (PSDB-MG).

A convenção já passou pelo Plenário da Câmara em maio. O tratado, que tem caráter vinculante, foi assinado pelo Brasil em 30 de março de 2007, mas aguarda ratificação do Congresso Nacional. A convenção começou a vigorar mundialmente em 3 de maio deste ano, passando a ter validade nos 27 países que a ratificaram.




Tem uma loja em São Paulo chamada Casapronta. Durante um ano inteiro, ambientes decorados ficam em exposição no espaço, que fica no bairro de Pinheiros. No dia 1o de julho estréia por lá uma mostra novinha em folha, só com idéias para quartos - como o que você confere na foto. São 12 ambientes para você se inspirar nas suas próximas metamorfoses domésticas. Vai lá: Rua Cristiano Viana, 144, tel. 11 3065 2436.

CASA DA CHRIS


Nova vacina poderá reverter diabetes

Na revista científica Diabetes o Dr. Nick e colegas escreveram que uma única injeção da vacina atrasou significativamente a diabetes recente em ratos e oito injeções consecutivas reverteram a doença.


Biônica adorável anda com rodas de aeromodelo

Essa pequena cachorrinha chamada Hope nasceu sem as patas dianteiras. Você sabe o que isto significa: é hora de criar um cão-robô. O ortopedista David Turnbill criou um suporte personalizado para Hope usando um par de rodas de aeromodelo e cada uma de suas “pernas” podem se mover para cima ou para baixo independentemente, permitindo que Hope faça curvas ou gire. Se você acha que esta é a coisa mais fofa do mundo, talvez esteja certo.


Chinelos são péssimos para os pés, afirma estudo

Pesquisadores da Universidade de Auburn, EUA, descobriram que usar chinelos, além de ser muito perigoso, muda a maneira da pessoa andar e essa mudança sutil pode levar a severos problemas nas solas dos pés, tornozelos e calcanhares.

O uso casual de chinelos não causa problemas, afirmam os cientistas. As sandálias podem parecer mais confortáveis porque mantêm os pés mais frescos. Porém, não fornecem bom apoio para os pés.

Para o estudo, foram filmados 39 voluntários usuários de chinelos para que fosse observado o movimento de juntar os dedos para manter os chinelos presos, enquanto o pé está fora do chão. Este movimento estica a planta do pé, o tecido conectivo que se estende do calcanhar até os dedos, causando inflamação, dor ao longo da sola, calos no calcanhar e pés fatigados em geral.

blog HypeScience


Alpinista é salva graças a sutiã

A montanhista norte-americana Jessica Bruinsma, que sofreu um acidente nos Alpes bávaros e ficou desaparecida por três dias, foi encontrada pela polícia após usar seu sutiã para pedir socorro.

O policial da localidade alemã de Berchtesgaden, Lorenz Rasp, conta que a garota, de 24 anos, foi resgatada por um helicóptero na última quinta-feira, 19, após chamar a atenção ao lançar seu sutiã em um cabo utilizado para remover madeira da montanha.

Um mecânico encontrou o sutiã de Jessica e, como ele sabia da alpinista perdida, acionou a polícia. Uma equipe seguiu o cabo de helicóptero e salvou a garota. "Ela se saiu bem, porque está em muito boa forma", disse o policial.

site Alta Montanha


Velório de Ruth Cardoso é fechado para o público

O velório da ex-primeira-dama Ruth Cardoso, que acontece na Sala São Paulo, no centro da capital paulista, foi fechado para o público às 21h. Apenas familiares e amigos devem permanecer no local. O cortejo do caixão até o cemitério da Consolação deverá sair por volta das 10h.


EUA - A imagem mostra o céu de São Francisco coberto por uma densa camada de fumaça. A poluição é causada por centenas de focos de incêndio que atingem o estado da Califórnia


China - Um elefante é transportado para dentro de um viveiro do zoológico de Chongqing. A fêmea veio do zoológico de Chengdu para se encontrar com um macho local

TERRA


Indianos sikhs bloqueiam ferrovia em protesto contra o assassinato de um membro da seita por guarda-costas de Gurmeet Ram Rahim Singh, líder da seita dera sacha sauda, durante confronto que ocorreu na última sexta-feira, em MumbaiAman


Pequeno barco pesqueiro passa em frente ao local do naufrágio de balsa na costa das Filipinas; aproximadamente 100 mergulhadores prosseguem, nesta quarta-feira, a busca pelos 744 ocupantes do ferry que virou no último sábado durante passagem de tufão pelo país


Com o relatório "Uma Outra Verdade Inconveniente", a ONG Oxfam critica a política de 'combustíveis verdes' de países desenvolvidos que teriam levado mais de 30 millhões de pessoas à pobreza, sem ganhos climáticos; o texto diz que, mesmo com "problemas sociais e de sustentabilidade", o programa brasileiro "é o mais favorável em termos de custo e equilíbrio"


Quanquan, um panda gigante de 17 anos descansa no zoológico em Jinan, na China


Funcionária de fábrica de chocolate em São Paulo; em teste supervisionado pela PM, bafômetro acusou 0,21 mg de álcool no sangue de repórter que havia ingerido dois bombons de licor, o suficiente para que ele perdesse o direito de dirigir por um ano e fosse multado em R$ 955 de acordo com nova lei que regulamenta os níveis de tolerância de álcool para motoristas.

UOL


(desligue o som do blog para ouvir)




Evangélicos invadem Congresso contra projeto que criminaliza homofobia

Um grupo de evangélicos tentou invadir o Congresso Nacional nesta quarta-feira em protesto contra a aprovação do projeto que criminaliza a homofobia (discriminação contra homossexuais) no país. Cerca de mil evangélicos fizeram uma manifestação em frente à sede do Legislativo para evitar a votação do projeto. Os manifestantes querem ter o direito de criticar a homossexualidade, sem punições estabelecidas na legislação.




Bento 16 usa chapéu durante audiência no Vaticano, onde previsão para os próximos dias é de temperaturas acima dos 30ºC

FOLHA ONLINE


Israel - Bombeiros tentam controlar incêndio em avião durante exercício de pouso de emergência no aeroporto Ben Gurion, em Tel Aviv


Israel - Fogos iluminam céu de Jerusalém durante inauguração de ponte suspensa em curva que dá acesso à cidade velha. A obra, criada pelo arquiteto espanhol Santiago Calatrava, foi batizada de "ponte dos cabos", por ser sustentada por 66 cabos de aço


Reino Unido - Nelson Mandela cumprimenta a rainha Elizabeth II no Palácio de Buckingham. O ex-presidente da África do Sul condenou nesta quarta-feira o regime de Robert Mugabe no Zimbábue durante discurso pronunciado em Londres, ao qualificar a crise no país como "um fracasso da liderança"

TERRA


Vista do Palácio Salvo em Montevidéu, Uruguai. O Palacio Salvo, construído em 1928 e desenhado pelo arquiteto italiano Mario Palanti, é agora considerado símbolo dos anos de prosperidade do país no século 20.


Giuseppe Chiavaro e Miyuki Kanei, junto com o Balé Biarritz Thierry Malandain, apresentam parte do espetáculo 'Le Portrait de L'Infante' durante ensaio antes da noite de abertura, no Teatro Joyce, em Nova York

YAHOO

maria tereza cichelli

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário...