quinta-feira, outubro 23, 2014

Hoje na História...


Nasce João Capistrano Honório de Abreu, um dos primeiros grandes historiadores do Brasil 

Em um dia como este nascia, em Maranguape (CE), em 1853, um dos grandes historiadores do Brasil, João Capistrano Honório de Abreu.

Seu trabalho tem como característica a rigorosa investigação das fontes e uma visão crítica dos fatos históricos.

Mais tarde, ele se mudou para o Rio de Janeiro, onde trabalhou na Biblioteca Nacional e também como professor de Corografia e História do Brasil no Colégio Pedro II.

Capistrano de Abreu também foi eleito para a Academia Brasileira de Letras, mas ele não quis tomar posse.

Dedicado ao estudo da história do Brasil colônia, ele desmistificou clichês dos europeu sobre os trópicos, como o caso do mito pré-romântico do "bom selvagem".

Morreu no Rio de Janeiro, aos 74 anos, em 13 de agosto de 1927.

Em dezembro de 2003, o Correio brasileiro editou um selo comemorativo aos 150 anos do nascimento de Capistrando de Abreu.






Desenho "Os Smurfs", dos simpáticos seres azuis, é publicado pela primeira vez 

Um famoso desenho com simpáticos seres azuis, que moram em uma vila, dentro de cogumelos, era publicado em um dia como este, no ano de 1958.

Estamos falando de "Os Smurfs" (em francês: Les Schtroumpfs), inicialmente uma história em quadrinhos criada pelo ilustrador belga Peyo (Pierre Culliford).

A palavra Smurf é a tradução original holandesa do francês "Schtroumpf", que, de acordo com Peyo, foi uma palavra inventada quando ele não lembrava como dizer "sal" durante um jantar com o colega cartunista André Franquin.

Existem mais de mil Smurfs que receberam nomes de acordo com suas características, como por exemplo Ranzinza, Soneca ou Gênio.

Há ainda a Smurfete, que é a menina na aldeia dos Smurfs.

As criaturas azuis usam gorros frígios na cabeça, o que representava liberdade na época dos romanos.

Ao longo do tempo, a fama dos Smurfs cresceu enormemente e o desenho se tornou uma franquia.

Seus personagens estão presentes em publicidade, filmes, desenhos na TV, jogos, parques temáticos, brinquedos e muito mais.



History

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário...