quarta-feira, outubro 01, 2014

“Carta a Josefa, minha avó.”


A mensagem do dia do idoso é passar mais carinho aos idosos, muitas vezes esquecidos pela sociedade e pela família.

  “Carta a Josefa, minha avó.”

“Foste bela, dizes, e bem vejo que és inteligente. 

Por que foi então que te roubaram o mundo? 

Quem to roubou? 

Mas disto talvez entenda eu, e dir-te-ia o como, o porquê e o quando se soubesse escolher das minhas palavras as que tu pudesses compreender. 

Já não vale a pena. 

O mundo continuará sem ti — e sem mim. 

Não teremos dito um ao outro o que mais importava. 

Não teremos, realmente? 

Eu não te terei dado, porque as minhas palavras não são as tuas, o mundo que te era devido. 

Fico com esta culpa de que me não acusas — e isso ainda é pior. 

Mas porquê, avó, por que te sentas tu na soleira da tua porta, aberta para a noite estrelada e imensa, para o céu de que nada sabes e por onde nunca viajarás, para o silêncio dos campos e das árvores assombradas, e dizes, com a tranquila serenidade dos teus noventa anos e o fogo da tua adolescência nunca perdida: 

«O mundo é tão bonito, e eu tenho tanta pena de morrer!» 

É isto que eu não entendo — mas a culpa não é tua.” 

José Saramago

Carla Leandro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário...