terça-feira, agosto 26, 2014

A boneca de sal: um conto sobre o conhecimento

Para quem está muito preocupada com sua própria individualidade, em não seguir os outros, em não ser só mais uma, em decifrar seus próprios dilemas existenciais, e em toda essa infindável masturbação mental, sempre recomendo a história da boneca de sal.


Era uma vez uma boneca de sal. Após peregrinar por terras áridas, descobriu o mar e não conseguiu compreendê-lo. Perguntou ao mar: “Quem é você?”

E o mar respondeu: “Sou o mar.”

“Mas o que é o mar?”

e o mar respondeu: “O mar sou eu.”

“Não entendo”, disse a boneca de sal, “Mas gostaria muito de entender. Como faço?”

O mar respondeu: “Encoste em mim.”

Então, a boneca de sal timidamente encostou no mar com as pontas dos dedos do pé. Sentiu que começava a entender mas também sentiu que acabara de perder o pé, dissolvido na água.

“Mar, o que você fez?!”

E o mar respondeu:

“Eu te dei um pouco de entendimento e você me deu um pouco de você. Para entender tudo, é necessário dar tudo.”

Ansiosa pelo conhecimento, mas também com medo, a boneca de sal começou a entrar no mar. Quanto mais entrava, e quanto mais se dissolvia, mais compreendia a enormidade do mar e da natureza, mas ainda faltava alguma coisa:

“Afinal, o que é o mar?”

Então, foi coberta por uma onda. Em seu último momento de consciência individual, antes de diluir-se completamente na água, a boneca ainda conseguiu dizer:

“O mar… o mar sou eu!”

* * *

A história pode ter várias mensagens. Uma delas é aprender a não fazer perguntas idiotas. Outra, que todo conhecimento tem um custo. Também outra, que a verdadeira compreensão só pode se dar de dentro. Ou, melhor, que só saindo de si mesma, só através do desapego, é possível uma verdadeira compreensão do outro, do universo, de qualquer coisa.

Alex Castro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário...