quarta-feira, outubro 09, 2013

Bichos que parecem ter sido 'pintados à mão' pela natureza


Seja por mimetismo, advertência, camuflagem ou acasalamento, há várias razões pelas quais alguns animais são particularmente coloridos. A vívida coloração facial do mandril masculino (o mamífero mais colorido no reino animal) é usada como manifestação de ameaça para os demais membros do grupo. As fêmeas e os jovens têm um focinho azul mais apagado.


Esta espécie de vespa tem chamativos corpos brilhantes. Ela coloca seus ovos nos ninhos tubulares de uma espécie de abelhas, onde as larvas se alimentam das sobras.


As lagartixas Tokay são comumente mantidas como animais de estimação, mas sua mordida feroz as torna potencialmente perigosas. Em estado selvagem elas temem os seres humanos, mas ficam agressivas quando acuadas. Elas sobem com grande destreza e são capazes de escalar até grandes paredes.


Os peixes dominam as águas do planeta com sua espantosa variedade de formas e comportamentos. O peixe-palhaço vive em uma relação simbiótica com a anêmona. O limo no corpo do peixe impede que as células urticantes da anêmona o machuquem.


Os camaleões são famosos por sua habilidade de mudar de cor, apesar de nem todas as espécies serem capaz disso. Em algumas delas, a mudança de cor é usada para camuflagem, mas na maioria é na verdade uma forma de comunicação. O camaleão-pantera, do norte de Madagascar, adota uma cor laranja escura quando ameaçado.


A "tromba" de formato estranho deste inseto da espécie Laternaria ruhli era conhecida por sua suposta capacidade de gerar luz, mas isso vem sendo questionado por novos estudos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário...