domingo, setembro 06, 2009

"Os animais são bons amigos, não fazem perguntas e tampouco criticam. "


Os animais enxergam em preto e branco?

A maneira como os animais enxergam ou percebem o seu ambiente é bastante variável. Muitos sequer possuem estruturas para ver o ambiente: o percebem por meio de receptores químicos ou táteis, explica o professor da Faculdade de Biociências da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul Júlio César Bicca-Marques.

Outros têm olhos, mas usam outras formas para perceber o que os cerca: algumas serpentes detectam comprimentos de onda no espectro infra-vermelho - isso quer dizer que "enxergam" pelo calor do corpo dos outros animais. Alguns animais chegam a perceber comprimentos de onda invisíveis para o ser humano, como o ultravioleta visto por alguns insetos.

Entre os mamíferos, a visão também é bastante variada. Bicca-Marques explica que depende dos receptores que estão em células dentro da retina do animal. Os macacos-da-noite, por exemplo, têm hábitos noturnos e possuem apenas um tipo de receptor, sendo chamados de monocromatas.

Esse tipo de animal parece enxergar em preto-e-branco, e não há problema, porque à noite o papel da cor é secundário - o cheiro é mais importante para os animais. Muitos outros mamíferos têm dois tipos de pigmentos e são chamados de dicromatas - teriam uma visão parecida com a de um homem daltônico, que confunde determinados tipos de cores.

A maioria dos humanos é tricromata e vê o mundo verdadeiramente em cores. Os grandes símios, como orangotangos, gorilas e chimpanzés, são assim também. Mas o professor chama a atenção para algo interessante. Com exceção dos macacos-da-noite monocromatas e dos bugios tricromatas, todas as outras espécies de macacos das Américas têm indivíduos dicromatas e indivíduos tricromatas. Ou seja, em um mesmo grupo alguns podem enxergar o mundo em cores diferentes de outros.

"As vantagens evolutivas deste polimorfismo são debatidas pelos cientistas, porém sabe-se que homens daltônicos detectam objetos camuflados muito antes e melhor que homens com visão normal (tricromata). Acredita-se que esta variabilidade seja vantajosa para detectar predadores procurar por alimentos", conta Bicca-Marques.

Redação Terra



6 de setembro de 1997 - O mundo chora a perda da Lady Diana

Há 12 anos o mundo dava adeus à princesa Diana, morta, aos 36 anos, num acidente de carro uma semana antes. Milhares de pessoas nas ruas de Londres e uma audiência de TV calculada em 2,5 milhões, em 60 países, acompanharam as cerimônias do funeral da princesa.

A partir das 8h10 da manhã (4h10 no Brasil), uma multidão observou a passagem da carruagem que levou o féretro com o corpo da princesa desde o Palácio de Kensington, residência de Diana, até a Abadia de Westminster, onde foi realizada a missa de corpo presente. De lá, o féretro - que depois da cerimônia na abadia foi depositado em um carro fechado - cumpriu um longo trajeto até o Norte de Londres, sempre em meio à multidão que, com aplausos e jogando flores, dava vazão à tristeza.

Depois de percorrer 123 quilômetros da estrada que liga Londres à pequena cidade de Althrop, com os dois lados da pista inteiramente ocupados por pessoas que atiravam flores, o carro fúnebre cruzou, às 11h45 (hora de Brasília), os portões da mansão da família de Diana, onde o corpo da princesa então repousou, isolado, no túmulo aberto em uma pequena ilha de um lago artificial do Parque Althrop. A partir de então a cerimônia foi exclusivamente privada e somente dez pessoas presenciaram o sepultamento: os irmãos de Diana - Charles Spencer, Jane Fellowers e Sarah McCorquodale (ambas com seus maridos) - , sua mãe Frances Shand Kydd, o príncipe Charles com os dois filhos do casal, William e Harry, e o mordomo da princesa, Paul Burrel.

A "Princesa do Povo"
Mais do que pela singeleza com que brilhava em eventos sofisticados da alta sociedade mundo afora, a princesa Diana ficou famosa pelo seu apoio incondicional a projetos de caridade e solidariedade, especialmente pelo auxílio que prestou a campanhas contra minas terrestres e no combate à AIDS, o que lhe rendeu o apelido de "Princesa do Povo". "Eu quero que as pessoas se lembrem de mim como alguém que se importava com elas", dizia. Para tanto, Diana foi a primeira grande celebridade a ser fotografada tocando uma pessoa infectada com o vírus HIV e trabalhou como voluntária VIP do Comitê Internacional da Cruz Vermelha, visitando sobreviventes das explosões de minas terrestres em hospitais e trabalhando para a proibição da produção dessas armas

JB HISTÓRIA



Coca-Cola - “Cielo” (Céu)

Belíssimomo o novo comercial da Coca-Cola intitulado “Cielo” (céu), criado pela Y&R Argentina. A ideia do filme é mostrar como alguns jovens estão dispostos a mudar seu ambiente monótono e sem vida, em algo mais alegre. Vale a pena assistir.

COMUNICADORES



Conversar com mulher bonita faz mal ao cérebro masculino

Os cientistas confirmaram algo que o Editor do UOL Tabloide sabe há tempos: estar na presença de uma mulher bonita realmente embaralha o cérebro masculino.

Um estudo revelou que homens que passam poucos minutos na companhia de uma mulher atraente têm desempenho inferior em testes que avaliam a função cerebral.

Os estudiosos sugerem que os homens utilizam tanto sua função cerebral tentando impressionar as mulheres que ficam com "pouco espaço" para outras tarefas.

Psicólogos da Universidade de Radboud, na Holanda, realizaram o estudo com 40 estudantes do sexo masculino. Eles fizeram um teste de memória padrão e depois conversaram por sete minutos com homens ou mulheres antes de repetir o teste.

Os resultados mostraram que os homens eram mais lentos e imprecisos depois de tentar impressionar a mulherada.

Já quando a tarefa foi realizada por mulheres, a pontuação permaneceu a mesma, não importando se elas tinham conversado com homens ou mulheres.

O psicólogo George Fieldman explica que os homens são programados para pensar em passar seus genes para frente, ou seja, reproduzir. "Quando um homem encontra uma mulher bonita, ele está o que chamamos de 'reprodutivamente focado'", afirma.

UOL



Religiosas da ordem das Missionárias da Caridade rezam em frente a retrato de Madre Teresa, durante cerimônia que marcou o 12º aniversário de sua morte, em Calcutá, na Índia. Após a morte de Madre Tereza, aos 87 anos, em 1997, a ordem expandiu-se para mais 14 novos países, priorizando ações com crianças abandonadas e doentes com lepra e Aids


Região da barreira entre a vizinhança judaica de Pisgat Zeev e o campo de refugiados de Shuafat, no norte de Jerusalém


Cerca de 300 barcos a remo participam de competição no rio Tâmisa, em Londres, próximo à ponte de Westminster

UOL



Prévia precária e precoce de uma eleição pré-salgada

BLOG JOSIAS



Freiras católicas da ordem Missionárias da Caridade rezam no aniversário de morte de sua fundadora, a Madre Teresa de Calcutá


Após derrota, Maradona diz que "perder para o Brasil é sempre feio"

Logo após o primeiro gol do Brasil na vitória por 3 a 1 em cima da Argentina, neste sábado, em Rosário, o técnico Maradona fechou a cara. Após a partida, o treinador deixou bem claro qual será o impacto dessa derrota no elenco argentino.

"Perder para o Brasil sempre é feio. Ainda mais neste jogo, pois tínhamos a esperança de vencer e nos aproximarmos da vaga para a Copa do Mundo", disse o técnico da seleção argentina.

Com a vitória, o Brasil chegou a 30 pontos na ponta da tabela de classificação do qualificatório sul-americano. Restando três rodadas, a seleção não pode ser mais alcançada pela Colômbia, atual quinta colocada, com 20 pontos.

Já a Argentina está em situação complicada e ocupa a quarta colocação, com 22 pontos, apenas dois a mais do que Colômbia e Equador, que estão logo a seguir. Na próxima rodada, o time argentino encara o Paraguai, na quarta-feira, em Assunção. No mesmo dia, o Brasil recebe o Chile, em Salvador.

"Vamos seguir trabalhando e tentar contra o Paraguai conquistar os três pontos. Será complicado, mais ainda depois de hoje, quando achamos que poderíamos ganhar. Mas futebol tem dessas coisas", finalizou.

FOLHA ONLINE




O DIA



Brasil - Um forte nevoeiro registrado na manhã deste sábado em Florianópolis (SC) atrasou voos no Aeroporto Internacional Hercílio Luz. Cerca de 20% das decolagens previstas entre 0h e 10h deste sábado na capital catarinense ocorreram com atraso, de acordo com a Infraero. Um voo foi cancelado


Índia - Dançarinos com os corpos pintados com os rostos de tigres e leões participam da festa de encerramento do festival anual de "Onam", na cidade de Thrissur, no sul do país. O evento religioso, celebrado anualmente por dez dias, simboliza o retorno do Rei Mahabali para encontrar os seus súditos


Estados Unidos - A tenista russa Maria Sharapova saca durante partida contra a americana Melanie Oudin, válida pela terceira rodada do Aberto dos EUA, em Nova York. A musa, ex-número 1 do mundo, foi eliminada do torneio pela adversária, por 2 sets a 1, parciais de 6/3, 4/6 e 5/7

TERRA



Exposição de orquídeas atrai admiradores ao Jardim Botânico

Mostra apresenta espécies raras e variadas.
Em sua 15ª edição, evento homenageia Charles Darwin.


A exposição "Orquídeas na Primavera", que este ano homenageia o naturalista britânico Charles Darwin, principal responsável pela publicação da famosa Teoria da Evolução (Origem das Espécies, 1859), atraiu muitos admiradores das preciosidades ao orquidário do Jardim Botânico, na Zona Sul, neste sábado (5). A mostra segue até o dia 7 (segunda-feira

G1



Feira bate recordes com repolho de 57,1 kg e nabo de 37,6 kg

Repolho de 57,1 kg quebrou recorde que já durava 20 anos.
Antiga marca referente ao nabo-sueco era de 35,83 quilos.

A Feira Estadual do Alasca, nos Estados Unidos, estabeleceu nesta quarta-feira (2) dois novos recordes de vegetais gigantes. Destaque para um repolho de 57,1 quilos, que quebrou o recorde que já durava 20 anos, segundo o site oficial da feira.

O repolho foi colhido na fazenda de Steve Hubacek, de Wasilla (Alasca). A marca anterior de 56,24 quilos tinha sido estabelecida em 1989 no Reino Unido. O outro recorde alcançado na feira foi com um nabo-sueco de 37,6 quilos, produzido pelo agricultor Scott Robb.

G1


Supermercado italiano oferece emprego em loteria

Uma cadeia de supermercados italiana lançou uma loteria cujo prêmio é um emprego, com garantia de um ano.

As loterias na Itália são conhecidas pelos prêmios milionários. Recentemente, a loteria estatal Superenalotto ofereceu um prêmio acumulado de 146,9 milhões de euros (cerca de R$ 389 milhões).

O supermercado, no entanto, está sorteando 10 empregos em uma das lojas da empresa.

A sede do supermercado fica em Varese, no norte da Itália, e o sorteio do vencedor deverá ocorrer no mês que vem.

Até lá, qualquer cliente que gastar pelo menos 28 euros em compras em uma das lojas ganha o direito de concorrer.

Todos os 10 contratos poderão ser renováveis.

Para participar, os clientes têm que ter pelo menos 18 anos de idade e serem residentes na Itália.

A cadeia de supermercados disse esperar distribuir cerca de 700 mil bilhetes de loteria.

BBCBRASIL



Porque será que a barriga ronca?

Eu sei a resposta... Fui lá no "
CRESCER COMENTANDO" pra saber...

Mas não conto pra você...

Passe lá que também vai saber...

maria tereza cichelli

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário...