“Bendito quem inventou o belo truque do calendário, pois o bom da segunda-feira, do dia 1º do mês e de cada ano novo é que nos dão a impressão de que a vida não continua, mas apenas recomeça…”
Quintana.
Mário de Miranda Quintana (Alegrete, 30 de julho de 1906 — Porto Alegre, 5 de maio de 1994) foi um poeta, tradutor e jornalista brasileiro.
FRASES ILUSTRADAS
Pesquisadores conseguem fazer ratos paraplégicos voltarem a andar
Ratos paraplégicos conseguiram voltar a andar - e correr - depois de terem sido submetidos a estímulos elétricos combinados a um treinamento intenso e medicamentos, segundo um estudo publicado na internet neste domingo pela revista Nature Neuroscience.
O experimento relata que ratos que ficaram paraplégicos depois de terem fibras nervosas cortadas conseguiram voltar a caminhar, sem que as fibras afetadas tenham sido restauradas ou que os circuitos nervosos que conectam a médula espinhal ao cérebro tenham sido restabelecidos.
A experiência pode trazer benefícios para pessoas que sofreram lesões na medula, apontam os pesquisadores.
"A medula espinhal contém circuitos nervosos que podem gerar uma atividade rítmica sem 'input' do cérebro, ou seja, sem a influência ou informações deste órgão, para ativar os músculos das patas traseiras de maneira tal que pareça o caminhar", explicou Reggie Edgerton, da Universidade da Califórnia em Los Angeles, co-autor do estudo.
Os pesquisadores cortaram a medula espinhal de ratos adultos e aplicaram impulsos elétricos epidurais (entre as vértebras e a membrana externa do sistema nervoso) por baixo do corte, na altura das vértebras lombares.
Além disso, ministraram aos roedores moléculas com efeitos semelhantes à serotonina, substância que atua a nível neurológico (neurotransmissor).
O movimento das esteiras sobre as quais foram colocados, os impulsos e as moléculas absorvidas ativaram diretamente uma rede de neurônios e fizeram com que os ratos voltassem a se mover como se estivessem caminhando.
Após várias semanas de treinamento sobre a esteira, os ratos recuperaram a capacidade de caminhar suportando seu próprio peso, andando para frente, para trás, para os lados e até em ritmo veloz. No entanto, foram incapazes de caminhar por iniciativa própria.
Isto significa que a medula espinhal é "quase capaz de processos cognitivos", indicou por sua vez Grégoire Courtine, da Universidade de Zurique (Suíça), co-autor do estudo.
A medula "pode compreender que o ambiente exterior muda, e então interpretar esta informação para modificar a maneira de ativar os músculos", disse Courtine à AFP.
Agora, os pesquisadores estão trabalhando para desenvolver um tratamento para o homem baseado nesta experiência, que poderá ficar pronto dentro de quatro anos, acrescentou Courtine.
O tratamento, com ou sem medicamentos, poderá ser utilizado em vítimas de lesões graves da medula, que em cerca da metade dos casos são consequência de acidentes de trânsito e afetam principalmente jovens entre 16 e 30 anos de idade.
VEJA
Uma garçonete carrega copos de cerveja durante o Oktoberfest, na cidade de Munique, na Alemanha. O evento, que acontece do dia 19 de setembro até 4 de outubro, recebe mais de 6 milhões de visitantes do mundo todo.
YAHOO
Centenas de pessoas participam na Bulgária da tentativa de quebrar o recorde de maior número de pessoas desenhando ao mesmo tempo
Pessoas vestem roupas tradicionais no desfile da Oktoberfest em Munique, maior festival de cerveja do mundo
UOL
Família chega a mesquita nos Emirados Árabes Unidos; muçulmanos celebram com festas final do mês de jejum do Ramadã
Nelson Piquet diz que rompeu com o filho ao saber de trapaça
Em entrevista ao jornalista Reginaldo Leme, da Globo, o ex-piloto Nelson Piquet, pai de Nelsinho, disse que rompeu relações com o filho "por dois meses" quando soube da armação no GP de Cingapura, em setembro de 2008. Nelsinho forçou um acidente e a entrada do safety car, o que beneficiou o então companheiro de equipe, Fernando Alonso, da Renault.
Piquet afirmou que só soube da trama dois dias depois, e que rompeu relações com o filho por cerca de dois meses. Foi por causa da briga com o filho que ele teria se ausentado do GP seguinte, no Japão.
Durante o tempo em que ficou sem falar com o filho, Piquet procurou o diretor de corridas da FIA (Federação Internacional de Automobilismo), Charlie Whiting, e relatou a trapaça. Seu medo era o de, com a denúncia, acabar com a carreira do filho. Teria sido esse o motivo de Piquet ter mantido segredo, segundo disse ao jornal inglês "Daily Mirror".
FOLHA ONLINE
Google para ouvir - SEG
Nova febre da internet é o clipe oficial da música "Google", de Ana Elisa e Mariana. A canção das jovens diz: "Me joga no google me chama de pesquisa e diz que eu sou tudo o que você procurava". Vale a pena conferir!
O DIA
Índia - Milhares de indianos se reúnem para o Eid Al Fitr na mesquita de Jama, em Nova Dheli. Mulçumanos de todo o mundo celebram a data que marca o fim do mês sagrado do Ramadã
Alemanha - Milhares de corredores largam na Maratona de Berlim na manhã deste domingo. A corrida é uma das mais importantes do atletismo mundial
Alemanha - Pessoas em vestes tradicionais da região da Baviera marcham durante a parada da Oktoberfest, em Munique. Os organizadores da 176ª edição do evento esperam que cerca de 6 milhões de pessoas visitem o festival nas próximas duas semanas
Alemanha - Centenas de abóboras são colocadas em forma de uma cobra na loja de um fazendeiro em Oldenburg, no norte do país.
TERRA
Artista reúne 600 pessoas para montar beijo entre casais
Evento aconteceu neste domingo (20) em Guarulhos, na Grande SP.
Imagens serão utilizadas em exposição da campanha contra Aids.
Do G1
Caso Nelsinho será julgado pela FIA nesta segunda-feira, em Paris
Flavio Briatore e o piloto Fernando Alonso devem ser ouvidos pela entidade
GLOBOESPORTE.COM
maria tereza cichelli
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigada pelo comentário...