quarta-feira, setembro 02, 2009

"O mistério gera curiosidade e a curiosidade é a base do desejo humano para compreender. "
( Neil Armstrong )


Por que olhamos para cima quando estamos pensando?

A explicação para este fenômeno é baseada na neurofisiologia. Segundo o Professor do Departamento de Neurologia da Unicamp, o Doutor Fernando Cendes, quando queremos nos concentrar em algo usamos esse movimento - que é um dos chamados 'atos reflexo'. "A pessoa vira o olhar para cima para tirar o foco do que estava olhando e focar com mais facilidade no que se está pensando."

Segundo o professor, esse ato reflexo é um movimento natural e automático. "Quando fechamos os olhos, por exemplo, os olhos viram para cima".

Sobre o tema, publicações afirmam, inclusive, que quando você está olhando para cima, você está criando imagens e, dependendo do lado que se olha, diferentes partes do cérebro estão sendo ativadas. Segundo essa explicação, se você estiver olhando para cima e para direita está construindo imagens novas, se for para cima e para a esquerda, o cérebro esta recordando imagens.

Mas, segundo o professor, esta explicação ainda é empírica, não tendo real comprovação científica. A base para essa conclusão - ou especulação - se deve ao fato de que o hemisfério direito do cérebro trabalha com imagens e o esquerdo com linguagem e memória.

Redação Terra



“É muito mais que ser presidenta, Mãe do PAC ou Tia do Pré-Sal!”, exclamou Dilma Rousseff ao receber, na tarde desta segunda-feira, a informação oficial: com 1.049 voltos na enquete (49,9% do total de 2.022), é a primeira mulher a tornar-se Homem sem Visão do mês. Na mais concorrida eleição da história do troféu, a campeã de agosto superou a marca dos mil votos. O recorde continua com José Sarney, HSV de Junho.

Ideli Salvatti (577 votos, 27%) levou a medalha de prata. Fernando Collor (291 votos, 14%) ficou com o bronze. O estreante Dácio Vieira (294, 10%) não conseguiu um lugar no pódio. A cerimônia de entrega dos prêmios ao segundo e ao terceiro colocados está marcada para a tarde de 1° de setembro, na sala do Conselho de Ética do Senado.

Para receber o troféu em mãos, Dilma deixou por alguns minutos o palanque em que festejou a chegada do petróleo que continua a 6 mil metros de profundidade. ”O pré-sal é demais, mas ser eleita Homem sem Visão é tudo”, declarou a vitoriosa. De volta ao palanque, Lula quis saber que troféu era aquele que carregava. Resposta da campeã: “Quem está vendo troféu é o senhor e a Lina Vieira. Eu não enxergo nada”.


Posso recitar o bilhete que minha melhor amiga mandou?”, perguntou Ideli Salvatti no momento de subir ao pódio para receber a medalha de prata conquistada na enquete que elegeu o Homem sem Visão de Agosto. Autorizada pela comissão organizadora, a segunda colocada berrou o recado manuscrito internado nesta terça-feira no Sanatório Geral : “Ideli: Este é um momento em que fica claro que vale a pena essa luta toda. Minha certeza de que o melhor de tudo é ter parceiras como vc. Este é meu orgulho. Um abração! Dilma”. Para o berreiro à procura de uma ideia, “perder para a futura presidenta é uma vitória”.


Terceiro colocado na votação, Fernando Collor não compareceu à cerimônia de premiação. “Ele olhou a gente de um jeito estranho e disse que medalha de bronze é pra pau mandado como o Paulo Duque, não pra quem foi presidente da República”, revelou um assessor. O lanterninha Dácio Vieira mandou um ofício à coluna comunicando que a censura baixada por ordem de José Sarney valia também para o Homem sem Visão. Foi informado de que a ordem não seria cumprida porque Sarney anda jurando que nunca censurou nenhum jornalista e isso vale também para a coluna.

VEJA - HOMEM SEM VISÃO



Médiuns podem ajudar a encontrar doenças?

O sistema da saúde britânico começou recentemente um experimento para compreender as aplicações da visão remota, ou seja, o poder mediúnico que permite que a pessoa “veja” eventos do passado, presente e futuro sem de fato ver o que acontece. Andrew Usher, do Instituto Britânico de Homeopatia, está trabalhando para determinar se a visão remota pode ajudar a salvar vidas. O projeto desenvolvido por Usher e um colega escocês utiliza vários médiuns que afirmam ter a visão remota para detectar doenças que não foram encontradas pelos métodos convencionais.

O projeto está sendo realizado há um ano, e Usher afirma que ainda é muito cedo para ter resultados concretos. “Trabalhamos em 30 casos, mas precisamos de pelo menos 100 antes de poder relações estatísticas”, diz o pesquisador. “A visão remota nunca é 100% exata, então só poderá ser vista como uma forma de obter dados adicionais”, completa.

Mais de seis médiuns trabalham em cada caso, e não recebem nenhuma informação sobre o paciente – que deve concordar com a participação no experimento. “Um dos casos mais impressionantes foi o de um paciente que sofria com enxaquecas fortíssimas”, afirma Usher.

Depois de fazer uma tomografia que não mostrou nada, os médiuns ainda viam uma área escurecida na cabeça do paciente, e “enxergavam” também uma forma circular. Os médicos então fizeram uma ressonância magnética, que mostrou um tumor cerebral benigno no paciente.

Usher afirma que os médiuns com a visão remota tiveram um sucesso surpreendente encontrando grandes doenças, como tumores, mas diz ser muito cético quanto às limitações do procedimento, ao se envolver pessoas que não são médicas. “É difícil para os médiuns acharem estruturas celulares e mudanças corporais”, afirma. Realizar o treinamento com médicos também é problemático, entretanto: “Eles tendem a duvidar do diagnóstico”, diz.

Outros testes mediúnicos

Há três meses, um experimento foi feito utilizando o Twitter como plataforma. Richard Wiseman, da Universidade de Hertfordshire, na Inglaterra, recrutou 7 mil voluntários para investigar o poder da visão remota. O professor de psicologia viajou para um local secreto no Reino Unido, de onde ele mandou uma mensagem pelo site.

Os participantes do experimento olharam para cinco fotografias e tinham que escolher uma delas como o local onde Wiseman estava. Apenas 15% das pessoas acertaram o lugar, apesar das chances de acertarem serem de 20%. Depois do experimento, Wiseman afirmou que a visão remota não existia.

Apesar disso, até mesmo governos não descartam a possibilidade da visão remota. Durante a Guerra Fria, o governo dos Estados Unidos gastou 20 milhões de dólares em um projeto de visão remota, conduzindo espiões médiuns na União Soviética durante duas décadas. Em 2001, o Ministério de Defesa estadunidense investigou o potencial da visão remota, mas não divulgou os resultados.

[Telegraph]



2 de setembro de 1961 - Instituído o regime parlamentarista no Brasil

Foi aprovada na Câmara dos Deputados, em primeira discussão, por 234 votos contra 59, e, em segunda discussão, por 233 votos contra 55, a ementa constitucional que instituiu um regime parlamentar no Brasil semelhante ao vigente na República Federal da Alemanha (Alemanha Ocidental), cujos dispositivos visavam impedir a queda sucessiva de gabinetes e limitar a casos muito específicos o poder do Presidente da República de dissolver a Câmara dos Deputados.

A ementa constitucional aprovada provocou algumas mudanças na Magna Carta brasileira. Dentre elas, destacam-se: o Poder Executivo passava a ser exercido pelo Presidente da República em conjunto com o Conselho de Ministros; o Presidente da República seria eleito pelo Congresso Nacional por maioria absoluta de votos e exerceria o cargo por cinco anos; todos os atos do Presidente da República deveriam obrigatoriamente ser referendados pelo Primeiro Ministro e pelo Ministro competente; criava-se a figura do Primeiro Ministro, a quem competeria, entre outras atribuições, a iniciativa de propor os projetos de lei do Governo, orientar a política externa, exercer o poder regulamentar, e decretar e executar a intervenção federal.

Tancredo Neves seria o primeiro a assumir o cargo de primeiro-ministro do Brasil, em 7 de setembro de 1961. A ele seguiriam no cargo Francisco Brochado e Hermes Lima, em 1962.

O Parlamentarismo no Brasil
O Parlamentarismo é o sistema de governo que atribui à Câmara dos Deputados e ao Senado o controle efetivo da política interna e externa do país, através do poder de aprovar ou desaprovar a indicação do Primeiro-Ministro e do Conselho de Ministros, ou de derrubá-los quando não mais concordar com suas diretrizes. Esta foi a segunda instituição do parlamentarismo no país - a primeira ocorreu durante o império - e foi resultado de um acordo político para garantir a posse de João Goulart na Presidência da República após a renúncia do presidente Jânio Quadros. O sistema duraria cerca de dois anos no Brasil e seria extinto em janeiro de 1963, através de um plesbicito.

JB HISTÓRIA



Eliane Cantanhêde: Lula faz uso eleitoral do pré-sal

O tom era de campanha durante a apresentação do marco regulatório do pré-sal realizada ontem (31) por Lula. A colunista e repórter especial da Folha Eliane Cantranhêde diz que, se existia alguma dúvida sobre o uso eleitoral do projeto, ela acabou durante a divulgação das novas regras.

Para a jornalista, a sensação que ficou para quem ouviu o discurso é a de que ninguém mais vai falar em PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) e em Fome Zero. "Você lembra, aliás, o que que era o Fome Zero? O problema é que o pré-sal é um projeto para muito longo prazo. Lá para 2020 é que ele vai começar a produzir efeitos práticos. Até lá, é discurso."

FOLHA ONLINE



Com direito a "pneu", a russa Maria Sharapova não teve problemas para vencer por 2 a 0 pela búlgara Tsvetana Pironkova e passar para a segunda fase do Aberto dos Estados Unidos


Tigre branco olha para tratador instantes antes de inspeção sanitária no zoológico de Cingapura


Monges escutam discurso do líder religioso Dalai Lama durante cerimônia para confortar os parentes das vítimas do furacão Morakot em Kaohsiung, Taiwan


Meninos desabrigados olham para fotógrafo atrás de mosquiteiro dentro de tenda nos arredores de Cabul, no Afeganistão

UOL



Uso de aspirina faz mais mal do que bem para pessoas saudáveis

Estudo revê a recomendação do medicamento para pessoas como forma de prevenir ataques cardíacos. Segundo pesquisadores, os riscos de uma hemorragia pelo uso diário do remédio ultrapassam os possíveis benefícios


“Seria muito feio para a Fórmula 1 e para o Nelsinho”

Rubens Barrichello comenta a suspeita de que o acidente de Nelsinho Piquet no GP de Cingapura foi pedido pelo chefe da equipe Renault para favorecer Fernando Alonso

Vestindo o macacão de sua escuderia, a Brawn GP, ele respondeu à pergunta mais delicada dos últimos tempos no automobilismo. Teria Nelsinho Piquet batido de propósito em Cingapura para favorecer o espanhol Fernando Alonso?

..."Não dá para saber se ele fez isso ou não”, disse Rubinho. “Hoje, na Fórmula 1, é possível bater até numa reta. Ali onde ele bateu é apertado, o carro tem muita potência, foi o primeiro GP à noite", afirmou, lembrando que a batida foi forte e não pareceu ter sido proposital. "Seria errado de minha parte julgar. Mas o acidente aconteceu numa volta complicada. Eu lembro que houve esse comentário na época". O acidente resultou na entrada do safety car na pista, na 16ª volta. Isso teria definido a ordem de chegada: Alonso, que havia feito um pit stop duas voltas antes, venceu a corrida. A Federação Internacional de Automobilismo (FIA) contratou uma auditoria independente para investigar o caso. Para Barrichello, se houve uma ordem de provocar o acidente, ficará "muito feio" para a F1. "Só espero que fique comprovado que o acidente não foi pedido pelo Briatore"...

ÉPOCA



Taiwan - O líder espiritual tibetano, Dalai Lama, reza na cidade de Kaohsiung. Cerimônias budistas são realizadas em homenagem às vítimas do tufão Morakot, que matou centenas de pessoas no mês passado


Estados Unidos - Lobo cinza é fotografado em Idaho. Está começando a temporada de caça ao animal nos estados de Idaho e Montana. Grupos de preservação entraram na Justiça para defender o fim da prática predatória


Indonésia - Mulheres participam de um desfile no festival cultural de Jembrana. O evento tem como objetivo reativar o turismo na ilha de Bali. De acordo com a secretaria local, houve um acréscimo de 2,17% no número de visitantes no país


Quênia - Fêmeas de rinocerontes brancos caminham após serem libertadas de uma gaiola no Parque Nacional de Nairobi, após a remoção de 10 animais desta rara espécie. Os rinocerontes brancos foram retirados do Parque Lago Nakuru, no vale Rift, por causa da seca na região


Estados Unidos - Paciente terminal alimenta uma lhama durante visita do animal ao Hospício de São João, em Lakewood, no Colorado. A lhama, chamada Pisco, vai até o local todos os meses como parte de um programa de terapia com animais. A ação pretende aumentar a felicidade e aplacar a solidão de pacientes que estão no fim da vida


Reino Unido - Participante vestido como a Pantera Cor-de-Rosa acena na praça Trafalgar, no centro de Londres. Mais de 2 mil pessoas esperavam a sua vez para ocupar a coluna vazia do local, como parte de uma escultura viva do artista Antony Gormley


Estados Unidos - Pôr-do-sol é registrado durante partida entre a russa Maria Sharapova e a búlgara Tsvetana, no Aberto de Tênis, em Nova York. Sharapova derrotou a adversária por 2 sets a 0, com parciais de 6/3 e 6/0

TERRA



PMDB e Geddel são acusados de propaganda fora de época na BA

A Procuradoria Regional Eleitoral na Bahia (PRE-BA) propôs representação nesta terça-feira contra o PMDB e o ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima, por propaganda eleitoral antecipada. O órgão pede que o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-BA) suspenda a distribuição do jornal do PMDB no Estado, denominado É O 15, que seria usado como mecanismo de propaganda política.

A representação partiu de uma denúncia encaminhada à PRE-BA por um eleitor, cuja mãe havia recebido um exemplar do informativo da legenda. De acordo com a procuradoria, o material desrespeita a legislação eleitoral por conter propaganda fora de época.

O informativo associa a fotografia do ministro a manchetes do tipo: "PMDB é assim: promete e cumpre"; "Os recursos foram garantidos pelo ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima, e as obras de macrodrenagem serão entregues em dezembro"; "Encontros Regionais: o partido está cada vez mais perto de uma candidatura própria".

A parte central do jornal, segundo a procuradoria, dedica-se a promover o nome e a imagem de Geddel apresentando-o como pré-candidato ao governo baiano. De acordo com a Justiça Eleitoral, a propaganda eleitoral somente é permitida após o dia 5 de julho do ano da eleição.

Redação Terra



Presidente do PSDB critica Dilma e Lula e reclama de pressa com pré-sal

Senador questiona urgência constitucional de projetos sobre o tema.
Novo marco regulatório foi anunciado nesta segunda-feira em Brasília.

O presidente do PSDB, senador Sérgio Guerra (PE), discursou nesta terça-feira (1º) no plenário do Senado fazendo duras críticas ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva e à ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, devido ao lançamento nesta segunda-feira (31) do marco regulatório do pré-sal. O senador questionou a urgência constitucional dos projetos sobre o tema e a necessidade de mudança no modelo de exploração do petróleo.

Guerra iniciou seu discurso enfatizando que o governo demorou 22 meses para fechar o marco regulatório e quer agora que o Congresso decida em regime de urgência, em 90 dias. Ele afirmou que o lançamento do marco se transformou em um evento eleitoral.

“O presidente Lula substitui a ação de governar pela campanha eleitoral. Ontem [segunda-feira] montaram até um palanque em Brasília, que nem deu muito certo: pouco público, palmas mornas e protocolares para a candidata do PT, que, para variar, disse coisas incompreensíveis e numa retórica de iniciante na política. Lula vendeu ilusões, passadas e futuras”, disse o presidente tucano.

O senador afirmou que a expansão da Petrobras é resultado da lei do Petróleo, de 1997, que definiu o modelo atual, de concessão de áreas. Ele rebateu ainda a afirmação de Lula de que a Petrobras não recebeu atenção no governo Fernando Henrique Cardoso.

“O presidente engana de novo quando diz que a vida da Petrobras foi ameaçada no governo passado. Isso nunca aconteceu”, disse.

Guerra destacou que os prazos para a viabilização da exploração do pré-sal, que ele estima em 16 anos, tiram ainda mais a necessidade da urgência para os projetos.

O presidente tucano concluiu pedindo aos colegas reflexão sobre o tema. “Não podemos transformar nosso futuro, o futuro dos nossos filhos, netos, bisnetos, em vítimas de um presente irresponsável, míope, leviano, oportunista, a pretexto de esticar a presença no poder de um partido cansado, de uma aliança forçada, sem ideias próprias sobre o Brasil e os brasileiros, a não ser a de curtir as benesses das nomeações, aparelhamento e das comissões.”

G1


Especial de TV incentiva patriotismo de crianças na China

O governo da China produziu um programa de TV para incentivar o patriotismo de crianças e adolescentes chineses neste início de ano letivo no país.

O especial de duas horas, intitulado A Primeira Lição no Início da Escola – Eu Te Amo, China, foi ao ar nesta terça-feira, poucas semanas antes do aniversário de 60 anos da República Popular da China, em primeiro de outubro.

Contendo partes interativas, discursos e curta-metragens, o especial teve a presença de celebridades chinesas como Yang Liwei, o primeiro chinês a ir ao espaço.

Os cerca de 160 milhões de estudantes que vivem em dormitórios escolares na China foram incentivados a assistir o programa juntos e depois escrever sobre ele.

"Convidamos todas as escolas primárias e de ensino médio para que peçam aos pais e alunos para assistirem", disse um comunicado do Ministério da Educação divulgado antes do programa ir ao ar.

O programa é parte de uma série de atividades que acontecem este mês para desenvolver o “espírito nacional” entre os jovens.

Para primeiro de outubro, está planejada uma grande parada militar na Praça da Paz Celestial, em Pequim, com o objetivo de realçar as conquistas chinesas dos últimos 60 anos.

BBCBRASIL



Grazi Massafera faz treinamento no Bope para nova novela

Vilã de “Bom dia, Frankenstein”, Grazi Massafera esteve, na última sexta-feira, no Bope, o batalhão de polícia retratado no filme “Tropa de elite”. A atriz fez alguns treinamentos com os policiais porque, na próxima novela das sete, ela vai viver Deodora, uma chefe de segurança que vai ter que mandar bem na hora de mostrar alguns golpes na telinha.

No Batalhão de Operações Especiais, Grazi fez rapel e, nos próximos dias, visitará uma central de monitoramento de uma grande empresa, já que o prédio em que ela vai trabalhar será todo vigiado por câmeras. E não só de treinamento viverá a atriz. A atriz, louca pelo seu cabelo louro e longo, vai precisar mexer no visual. Tudo para convencer no papel de malvada.

EXTRA



Cortina feita com retalhos

Sobras aleatórias de tecidos, de tamanhos variados, compõem a cortina. O segredo está em cortar e costurar com capricho um pano ao outro e não deixar o conjunto volumoso - para destacar a diversidade de estampas. Caso não tenha refugos suficientes para montar uma cortina, compre panos baratos para viabilizar a execução.

CASA E JARDIM



BomDia!!!

Hoje sou eu que vim convidar você pra visitar o CRESCER COMENTANDO...

Você quer saber se eu sinto sede?

Ah... Conto pra você lá no CRESCER COMENTANDO, é só clicar
AQUI

Tô esperando você...



Olá, a Fran também está lá no CRESCER COMENTANDO...
Ela e suas mascotes..

Muito engraçado...

maria tereza cichelli

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário...