
Jogar Tetris modifica fisicamente o cérebro
O estímulo do jogo faz o córtex se desenvolver e deixa mais eficiente outras partes do órgão
Cientistas podem ter descoberto que o jogo inventado por russos no século passado ajuda no desenvolvimento do cérebro e faz crescer a massa cinzenta dos seus aficionados.
O estudo foi realizado pela Blue Planet Software detentora dos direitos do jogo em conjunto com a Mind Research Network e mostrou que jogar Tetris pode modificar fisicamente o cérebro de uma pessoa. Dependendo do tempo que for jogado, o Tetris pode tornar certas áreas do cérebro humano mais eficientes.
Segundo o site "The Escapist", o estímulo causado pelo jogo também faz com que outras áreas do cérebro desenvolvam melhor seu córtex, camada mais externa do cérebro dos seres humanos, aumentando o volume da massa encefálica.
Um dos pesquisadores, o Dr. Richard Haier, acredita que o Tetris cria mudanças físicas duradouras na mente, ajudando a retardar o declínio do raciocínio que acontece com o avanço da idade nas pessoas, segundo noticiou o blog GameLife, da revista Wired Haier. Outros jogos de quebra-cabeça como palavras cruzadas e videogame também ajudam a alcançar esse benefício.
A pesquisa, publicada esta semana no periódico BMC Research Notes, foi conduzida com 26 adolescentes do sexo feminino que jogaram Tetris por três meses consecutivos e passaram por exames de ressonância magnética antes e depois desse período, noticiou o site New Mexico Business Weekly . Apesar de criticado pela baixa amostragem e pela influência da Blue Planet, que tem interesse na publicidade positiva advinda da pesquisa, o estudo pode ser considerado cientificamente válido, ainda que de pouco alcance.
Quer jogar? Clique AQUI
YAHOO

De onde vem a expressão olha o passarinho?
Na hora de tirar uma fotografia, as pessoas se posicionam, ensaiam um sorriso e lá vem a frase: olha o passarinho! Nenhuma ave na redondeza, mas, de tão acostumados a ouvi-la, ninguém estranha a exclamação. De onde será que vem essa expressão?
Segundo nos explica o professor Ari Riboldi, no seu livro O Bode Expiatório, quando foi inventada a máquina fotográfica, no fim do século XIX, o espaço de tempo para fixar a imagem era mais demorado do que hoje. Na época, as pessoas tinham que ficar minutos olhando fixamente, sem se mexer, para a lente do retratista - como era chamado o fotógrafo.
Para reter por mais tempo a atenção das pessoas, especialmente das crianças, os fotógrafos costumavam colocar uma gaiola com um passarinho em local acima da máquina e dizer a famosa frase.
Dessa época para as fotos de hoje, nas quais a imagem é capturada em milésimos de segundo, restou apenas a frase: olha o passarinho!
Redação Terra
A espécie a caminho da extinção começa a crescer nos ibopes
A pesquisa CNT-Sensus divulgada nesta terça-feira informa: ou o Brasil não soube da chegada iminente da Segunda Independência ou nem soube que seria proclamada. A popularidade de Lula caiu alguns pontos, Dilma Rousseff andou para trás, Marina Silva desobedeceu a Franklin Martins e não tirou votos de José Serra.
...Os organizadores do levantamento juram que a raça a caminho do sumiço cresceu repentinamente graças a três derrapagens do governo: o avanço da gripe suína, o apoio de Lula a José Sarney e a descoberta de que Dilma Rouseff mente demais. Nada disso é novidade. As trapalhadas já se haviam consumado quando mais pesquisas seguiram desenhando a trajetória que levaria o maior governante de todos os tempos aos 100% de popularidade. Ou 103%, se a margem de erro oscilar para cima...
AUGUSTO NUNES - VEJA

Não existem pessoas de raças diferentes, do ponto de vista genético
Pesquisadores de todo o mundo realizaram um estudo com o DNA e dados sobre o cromossomo Y de várias populações de dois grandes grupos étnicos da Ásia Central, os turcos e indo-iranianos, e concluíram que esses grupos étnicos são muito mais definidos com fatores de regras da sociedade do que ancestralidade.
Os pesquisadores escreveram na revista científica BMC Genetics que existem mais diferenças genéticas entre pessoas de um mesmo grupo étnico do que entre indivíduos de grupos diferentes. Evelyne Heyer, que conduziu os estudos, afirma que entre esses dois grupos turcos na Ásia Central, “A etnicidade é um sistema social construído, sem ser o resultado de um ancestral genético comum”.
Os limites usados pelos indivíduos para se distinguirem dos outros grupos étnicos vão desde culturais, linguísticos, religiosos e políticos. A pesquisa confirma a falta de ancestrais comuns em um grupo ético. Heyer aponta a importância deste tipo de análise genética para a compreensão das questões etnológicas.
[Science Daily]

CHARGE DO DIA - JB

Francine Piaia se irrita com os boatos de gravidez
“Essa fofoca já passou dos limites”, desabafou
Francine Piaia se irritou nesta quarta-feira (8) com os rumores de que estaria grávida. A ex-BBB desabafou em seu blog e aproveitou para contar que continua solteira.
“Essa fofoca já passou dos limites... Não sou eu que me importo, mas fico triste com aqueles que dão importância para tanta lenga-lenga!! Os boatos de gravidez, aliança, namoro... tudo baboseira!... E vou falar... Quanta criatividade!!!”, comentou.
"Tudo o que eu faço eu falo. Quando eu namorar vocês vão ser as primeiras a saber. Não escondo nada. Não tenho medo de nada. Viram como era tudo boato? Eu não estava grávida, eu não estou de aliança de compromisso... Eu não estou namorando...” completou.
A gaúcha também aproveitou para avisar que não possui perfil nos sites “Orkut” e “Twitter”.
QUEM
Animal de estimação, porco é fonte de sorte para chineses
Uma família na China cria um porco de 200 quilos como um animal de estimação. Laifu, que significa “fortuna próxima” em chinês, foi adquirido depois que a dona foi aconselhada por uma cartomante a criar um porco quando completasse 50 anos de idade.
A família supersticiosa considera as dobras na testa de Laifu uma grande fonte de sorte. O porco consome dezenas de quilos de comida por dia, requer o seu próprio quarto e tem duas babás para atender a todas as suas necessidades. Como está acima do peso, tem que fazer exercícios.

Mulheres sudanesas caminham usando diferentes tipos de calças em Khartoum, no Sudão, depois que uma jornalista passou um dia na prisão por se recusar a pagar uma multa por usar "calças indecentes". A sudanesa foi libertada nesta terça-feira (8) após o sindicato de jornalistas do Sudão pagar uma multa de US$ 200 em nome dela. A jornalista foi poupada da pena de 40 chicotadas

Monge beneditino é visto na nave central do Mosteiro de Sao Bento, no centro do Rio. O mosteiro, que passa por obras de restauração, reabriu nesta terça-feira (8) a visitação à capela principal da igreja, que já foi restaurada

Alunos de uma escola islâmica em Amritsar, na Índia, leem o Alcorão, o livro sagrado dos muçulmanos, antes de iniciar as orações da manhã, durante as celebrações do mês do Ramadã

Vespa em flor de jardim de Srinagar, na Índia
UOL
Popularidade de Lula cai para 76,8%
Pesquisa foi divulgada nesta terça-feira (8) pela CNT/Sensus. Gripe suína, a crise no Senado, e o impasse entre Dilma Rousseff e a Lina Vieira são os fatores apontados como causa. Mesma pesquisa mostra que José Serra ampliou vantagem em relação à Dilma
REDAÇÃO ÉPOCA
A farsa do goleiro Rojas
Quando falamos em Brasil x Chile, a primeira coisa que vem à cabeça é a farsa do goleiro Rojas nas Eliminatórias da Copa de 90 em um Maracanã lotado. Há 20 anos, o chileno teria entrado em campo com uma navalha escondida na luva. Aos 24 minutos do 2º tempo, Brasil ganhava por 2 a 0, a carioca Rosemary jogou um foguete no campo e Rojas se jogou no chão, sangrando, como se tivesse sido atingido. O jogo foi encerrado. A farsa foi descoberta e comprovada e o goleiro chileno foi banido do futebol. Brasil classificou-se à Copa de 90.

Pré-sal: Rio ameaça obstrução
Deputados e senadores do estado entregam documento a Lula em que pedem a retirada do regime de urgência dos projetos e finalizam hoje textos de emendas que garantem manutenção do atual modelo de arrecadação
O DIA

Reino Unido - Imagem de borboletas são projetadas na mão de um visitante do Novo Centro Darwin de Londres. A edificação poderá ser utilizada para pesquisas de estudantes e abrirá para visitação no dia 15 de setembro. No local existem 17 milhões de espécies de insetos e três milhões de plantas catalogadas

Espanha - O bailarino do Ballet Nacional de Cuba, Elier Bourzac, levanta a bailarina Viengsay Valdes durante uma sessão para a imprensa do espetáculo "Lago dos Cisnes", em Madri
TERRA
Herdeiros de Carmen Miranda proibem ensaio de FranA ex-BBB posou vestida como a cantora para um ensaio de fotos
"Achávamos que Carmen Miranda fosse de domínio público e não que o uso de sua imagem fosse controlado pelos herdeiros. Eles nos ligaram e pediram que fóssemos até eles para conseguir permissão de divulgar o ensaio", conta Bruna.
O encontro de Fran com os herdeiros de Carmen será na semana que vem.
Do EGO

Menor papagaio do mundo é filmado pela primeira vez na natureza
O papagaio pigmeu, flagrado por equipe da BBC, é do tamanho de um dedo polegar.
Uma equipe da BBC conseguiu filmar pela primeira vez os menores papagaios do mundo em seu hábitat natural na Papua Nova Guiné, uma ilha do sul do Pacífico, ao norte da Austrália. Os pequenos pássaros, mais ou menos do tamanho de um dedo polegar, são menores do que alguns insetos que vivem na mesma floresta tropical.
Da BBC

DJ sem braços causa sensação em verão europeu
Um DJ que usa os pés - em vez da mãos - para mixar discos se tornou uma estrela da noite na Espanha e um dos destaques deste verão europeu.
O francês Pascal Kleiman, radicado na Espanha há 26 anos, nasceu sem braços devido a uma malformação fetal causada pelo medicamento talidomida, ingerido por sua mãe na gravidez.
A deficiência física, no entanto, não o impediu de tentar a carreira de DJ. Como Kleiman conta no documentário espanhol Héroes, no hacen falta alas para volar (“Heróis, não é preciso asas para voar”, em tradução livre), prêmio Goya ao melhor curta-metragem deste ano, “aprender a usar os pés foi uma resposta natural”.
O filme ganhou mais de 30 prêmios internacionais, aumentando ainda mais a popularidade do DJ.
Crise causa estagnação no combate à pobreza no BrasilPassado um ano do início do período mais agudo da crise econômica mundial, as taxas de pobreza e desigualdade no Brasil permanecem praticamente no mesmo nível em que estavam antes de setembro de 2008.
“A sociedade brasileira, tanto em termos de pobreza como de desigualdade, está no mesmo ponto do pré-crise”, diz o economista-chefe do Centro de Políticas Sociais da Fundação Getúlio Vargas (FGV), Marcelo Neri.
Segundo Neri, “o grande resultado desta crise” foi a parada súbita na redução da pobreza e da desigualdade, que vinha ocorrendo a um ritmo forte nos últimos anos, com uma média de 5 milhões de pessoas deixando a pobreza a cada ano.
No entanto, o economista diz que, diante da gravidade da crise, este é um bom resultado.
“Acho que é um empate. E acho que o empate é um bom resultado num cenário de crise”, afirma.
BBCBRASIL

Crise de fome faz Guatemala declarar estado de calamidade pública
Ao menos 25 crianças morreram e mais de 54 mil famílias foram afetadas.
Programa da ONU distribui 'biscoitos nutritivos' para população.
Da EFE

Nadal avança às quartas e fica bem perto da vice-liderança do ranking mundial
Espanhol leva susto, perde o primeiro set, mas passa pelo francês Gael Monfils para enfrentar o chileno Fernando González na próxima fase
GLOBO ESPORTE

Bom Dia!!!
Novidades no CRESCER COMENTANDO?
Tem muitas...
Tem o "Sapo não va o pé"... Que chulé...
Tem dicas de segurança para o bebê...
Tem uma tartaruga que ficou feliz... Saiba porque...
O resto eu não conto, você tem que ir lá... Mande a preguiça embora...
maria tereza cichelli
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigada pelo comentário...