
Moral para Psicólogos
Não cultivar uma psicologia de bisbilhoteiro! Nunca observar só por observar! Isso provoca uma óptica falsa, uma perspectiva vesga, algo que resulta forçado e que exagera as coisas. O ter experiências, quando é um querer-ter-experiências, — não resulta bem. Na experiência não é lícito olhar para si mesmo, todo o olhar se converte então num «mau-olhado». Um psicólogo nato guarda-se, por instinto, de ver por ver; o mesmo se pode dizer do pintor nato. Este não trabalha jamais «segundo a natureza», encomenda ao seu instinto, à sua câmara escura o crivar e exprimir o «caso», a «natureza», o «vivido»... Até à sua consciência chega só o universal, a conclusão, o resultado: não conhece esse arbitrário abstrair do caso individual. — Que é que resulta quando se procede de outro modo? Quando se cultiva, por exemplo, uma psicologia de bisbilhoteiro, à maneira dos romanciers parisienses, grandes e pequenos? Essa gente anda, por assim dizê-lo, à espreita da realidade, essa gente leva para casa cada noite um punhado de curiosidades... Porém veja-se o que acaba por sair daí — um montão de borrões, um mosaico no melhor dos casos, e de qualquer forma algo que é o resultado da soma de várias coisas, algo turbulento, de cores berrantes. O pior aqui conseguem-no os Goncourt: não juntam três frases que não causem simplesmente dano à vista, à vista do psicólogo. — A natureza, avaliada artisticamente, não é um modelo. Ela exagera, deforma, deixa vazios. A natureza é o acaso. O estudo «segundo a natureza» parece-me um mau sinal: denuncia submissão, debilidade, fatalismo, — esse jazer-no-pó ante os petits faits é indigno de um artista inteiro. Ver o que é — isso é próprio de um género distinto de espíritos, dos antiartísticos, dos homens de factos. Há que saber quem se é...
Friedrich Nietzsche, in "Crepúsculo dos Ídolos"

25 de agosto de 1984 - Truman Capote é encontrado morto
O escritor norte-americano Truman Capote foi encontrado morto, aos 59 anos, no apartamento da amiga Joanne Carson, em Los Angeles. A causa da morte foi uma overdose de barbitúricos, substância na qual, assim como o álcool, era viciado. Para muitos, sua morte representou o adeus a um dos maiores escritores do século XX e um dos pais do jornalismo literário - vertente do jornalismo moderno que se aproxima da literatura e que privilegia a subjetividade e o estilo, em contraste com a objetividade do jornalismo tradicional.
Truman Streckfus Persons nasceu em 30 de setembro de 1924, em Nova Orleans, Lousiania. Filho de Lillie Mae e Archulus Persons, teve uma infância dificil, marcada principalmente pelo divórcio dos seus pais. Precoce e autodidata, Truman Capote aprendeu a ler e a escrever por conta própria. Em 1933 se muda com a mãe e o padrasto Joseph Capote, do qual adotou o sobrenome, para Nova Iorque, onde se forma na Dwight School, em 1942. Aos 17, começa a trabalhar na famosa revista The New Yorker. Entre 1943 e 1946, Capote escreve uma série de contos que lhe dão alguma notoriedade no meio literário. Em 1945, publica seu primeiro livro Other Voices, Other Rooms, cuja foto promocional de Truman Capote na contracapa causou escândalo e polêmica por aparentar que o escritor estivesse sob o efeito de drogas. A Sangue Frio, sua grande obra, é publicado em 1966 e é classificada por Truman como o primeiro romance de não-ficção já criado. Até sua morte, Truman Capote continuou a publicar diversas histórias, contos e livros.
Um escritor excêntrico
Com 1,60m de altura, vaidoso, extremamente irônico e repleto de estranhos maneirismos vocais, Truman Capote sempre foi uma figura excêntrica. Afirmava conhecer intimamente pessoas com quem nunca falara na vida, como Greta Garbo. Cercou-se de luxo e viveu uma vida de prazeres, em meio a festas, drogas, álcool, e pessoas da alta sociedade norte-americana. Apesar de sempre estar acompanhado de belas mulheres, Truman Capote era homossexual assumido, tendo participado de diversas manifestações a favor dos direitos dos gays. Seu grande companheiro sentimental foi Jack Dunphy, com quem viveu por 25 anos
JB HISTÓRIA

QUE DIA É HOJE
É o dia do Soldado. Essa data foi instituída pelo Decreto 42.018, de 9 de agosto de 1957. O dia 25 de agosto foi escolhido para ser o dia do soldado em homenagem a Luís Alves de Lima e Silva, o Duque de Caxias, nascido em 25 de agosto de 1803.
Duque de Caxias prestou ao Brasil mais de 60 anos de excepcionais e relevantes serviços como político, administrador público e como soldado de vocação e de tradição familiar, a serviço da unidade, da paz social, da integridade e da soberania do Brasil Império.
O Decreto do Governo Federal de 13 de março de 1962 imortalizou o nome do invicto Duque de Caxias como o Patrono do Exército Brasileiro.
A imagem do soldado já é, em si, um símbolo de orgulho nacional. Traz significados de amor à pátria, sacrifício em nome da soberania do país, coragem e bravura na defesa de nosso território. Tudo isto representa o soldado, na guerra e na manutenção da paz dentro e fora de seu território.
COMENTANDO É INFORMAÇÃO

Senadores vão contestar arquivamento de ações contra Sarney no Supremo
Integrantes de cinco partidos vão apresentar dois recursos ao STF.
Conselho de Ética já arquivou 11 ações contra o presidente do Senado.
Do G1

Decorando com fotos!
ALGUMA BOSSA

"O Pai dos Burros", de Humberto Werneck, reúne 4.500 frases feitas que a gente escuta (e fala) todos os dias, mas podia evitar
Não digo que "O Pai dos Burros" (Arquipélago Editorial) é daqueles "livros que não se consegue largar" porque isso pode soar como ofensa, ou no mínimo uma afronta ao autor, o jornalista Humberto Werneck. É que esse mineiro, que também assina "O santo sujo - A vida de Jayme Ovale" (CosacNaify), eleito pela Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA) como a melhor biografia de 2008, se ocupa há quase 40 anos em anotar, guardar e quebrar ao meio frases feitas como a acima citada. Dessa pesquisa saiu o dicionário, com mais de 4.500 expressões espalhadas pelos 2.000 verbetes da obra, apresentados em ordem alfabética a partir da palavra-chave. Pérolas que a gente escuta (e fala) todo dia como "façanha sem precedentes" ou "múltipla faceta" nos faz sentir meio burrinho mesmo. Mas, graças a Deus, protegido pelo pai.

Soldados da Força Aérea marcham com seus paraquedas entre fumaça colorida durante cerimônia em Ampara, no Sri Lanka

Dois cachorros empurram miniatura de carrinho de compras em Shenyang (China)

Garotos tiram uma soneca numa mesquita em Makassar, na Indonésia, enquanto aguardam pela refeição. Muçulmanos de todo o mundo jejuam durante o dia no mês do Ramadã, o nono do calendário islâmico, um período voltado para a oração e reflexão
UOL

Abaixa esses dedos em riste, Dilma
O que significa o dedo em riste? O que certos cacoetes de expressão facial ou gestual revelam sobre nossa personalidade?
Li que a ministra Dilma Rousseff sairá de cena por um tempo para evitar desgaste. Não sei se o governo esconde algo. Vamos combinar que é cada vez mais difícil confiar nas justificativas oficiais. Pode ser que Dilma se recolha por uma semana, pode ser mais. Mas, depois de polêmicas como o mestrado que não concluiu, o encontro com Lina Vieira que negou, o apoio a José Sarney e ao PMDB, a deserção e provável candidatura de Marina Silva, as manguinhas de fora de Ciro Gomes etc etc …, depois de tudo isso o governo deu a Dilma umas férias dos palanques e da superexposição política.
Lendo nas entrelinhas, já se fala até em plano B de Lula (Palocci) para a candidatura do PT à Presidência em 2010. Ninguém do governo está satisfeito ou tranquilo com o desempenho de Dilma nas pesquisas. Ela empacou, mesmo com o suado esforço do presidente em comícios país afora – e com sua enfermidade explorada politicamente. O nome Dilma foi imposto por Lula e não é uma escolha do partido. Aumentam as dúvidas sobre sua capacidade de enfrentar adversários pesos-pesados, experientes no jogo das urnas. Falta a Dilma peso próprio. Ou será que sua imagem é pesada demais?
Talvez o painel de fotos da ministra (acima) explique um pouco o sentimento que ela passa para o Brasil. Talvez ajude a entender por que o presidente não consegue transmitir para a ministra um naco respeitável de sua imensa popularidade.
Qualquer bobagem que Lula diga – e já disse muitas –, qualquer impropério que pronuncie – e foram muitos também –, ele dá um jeito de aparecer rindo nas fotos. Impregnou-se mesmo do Lulinha paz e amor, incorporou o personagem inventado para ele por Duda Mendonça, e livrou-se do “sapo barbudo”. O sorriso ajuda a criar empatia com o povão. Até as gafes são admiradas pelo homem comum – como se sabe, “homem comum” é aquele que é o contrário de Sarney, o conselheiro da corte, o senador intocável que revoga a rebeldia de bigodudos como o ex-Mercadante.
Conversei com o psicanalista Francisco Daudt sobre a importância de nossas expressões de rosto, mãos, o movimento dos olhos, da boca, dos dedos.
O que revela o rosto de Dilma?
Francisco Daudt – Antes dos 40, temos a cara que Deus nos deu. Depois dos 40, temos a cara que nós merecemos: nosso caráter marca nossa expressão facial. Dilma fez a mesma coisa que Zé Dirceu. Ela se disfarçou. Dirceu fez plástica quando caiu na clandestinidade, para se esconder. Dilma fez plástica porque a cara que ela tinha antes da plástica era assustadora, era a cara de uma pessoa agressiva, autoritária, impositiva, de dar medo. Hoje em dia você olha fotos dela e é capaz de achar até agradável, mas esta não é a Dilma Rousseff.
E o dedo para o alto? Isso a plástica não resolve. O que representa esse dedo erguido, a mão crispada?
- Há vários tipos de dedo em riste. Há o dedo na cara do outro, que é insultuoso. O dedo levemente inclinado para trás pede a atenção para um determinado ponto de vista ou um momento em silêncio. O dedo cujas costas da mão estão viradas para o interlocutor, enquanto os outros estão fechados, é um gesto stalinista, reflete o desejo de impor uma opinião. Somente um treinamento intensivo pode substituir a pele verdadeira por uma pele de cordeiro. O dedo erguido é quase um lembrete: olhe, a anágua está aparecendo. Mas alguém já deve ter dito isso para ela, porque a Dilma anda mais econômica nos gestos ultimamente.
MULHER 7X7

Anvisa proíbe venda de Atroveran Plus
Segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária, o adjetivo “plus” faz com que o consumidor acredite numa potencialização do produto, o que não ocorre
REDAÇÃO ÉPOCA

Índia - Muçulmanos rezam nas ruas de Srinagar. Durante o período de um mês, os fiéis fazem o Ramadã. É proibido se alimentar, beber, fumar e fazer sexo do nascer até o pôr-do-sol

Espanha - Filhote de foca é vista na borda da piscina no parque aquático de Marineland, em Maiorca. Foi o primeiro animal da espécie a nascer em cativeiro nesse parque. É feito o controle térmico das águas do viveiro, já que são espécies originárias das regiões mais frias do Hemisfério Norte

Quênia - Elefante busca folhas com a tromba, no Parque Nacional de Tsavo West, no sul do país. De acordo com biólogos locais, o número de animais abatidos por caçadores na região dobrou de 2007 para 2008. Neste ano, de acordo com estudos preliminares, esse número deverá dobrar novamente

Paquistão - Pessoas disputam bacia de arroz na cidade de Islamabad. São doações de famílias muçulmanas locais que entraram no mês sagrado do Ramadã
TERRA

Seis superintendentes regionais da Receita pedem exoneração
Henrique de Freitas, responsável pela Fiscalização, também deixa cargo.
Anúncio foi feito no mesmo dia da exoneração de ex-assessores de Lina.
Razões
Os superintendentes regionais e coordenadores gerais anunciaram, em carta a Otacílio Cartaxo, seu pedido de demissão por conta dos "últimos acontecimentos relacionados com a alta administração da Receita Federal do Brasil".
"A começar pela forma como ocorreu a exoneração da ex-Secretária Lina Maria Vieira, passando pelos depoimentos realizados no Congresso Nacional, e as recentes notícias veiculadas pela mídia nacional, denotando a clara e evidente intenção do Ministério da Fazenda de afastar outros administradores do comando da Receita Federal", informam na carta.
Os servidores dizem ainda, no documento, que pautam sua vida funcional "pelos princípios da ética, da impessoalidade, da legalidade e da moralidade". "O que nos trouxe para a administração da RFB foi a crença na possibilidade de construção de uma instituição mais republicana, com autonomia técnica e imune às ingerências e pressões de ordem política ou econômica", dizem.
Pedem ainda que o atual secretário mantenha e aprofunde a política de fiscalização que vem sendo implementada com foco nos grandes contribuinte, além de preservar, também, a autonomia técnica do órgão e que "não tolere qualquer tipo de ingerência política".
Do G1

Marina confirma filiação ao PV e se diz 'mantenedora de utopias'
Senadora diz que só confirmará candidatura à Presidência em 2010.
Ex-ministra anunciou saída do PT na última semana.
Da Reuters

Oposição deve abandonar Conselho de Ética, diz presidente do PSDB
Sérgio Guerra (PE) é membro do Conselho e não deseja continuar.
Saída coletiva seria protesto contra arquivamento do caso Sarney.
O senador Sérgio Guerra (PE), presidente do PSDB, defendeu nesta segunda-feira (24) que os partidos de oposição deixem o Conselho de Ética da Casa. Guerra é membro do Conselho e deseja que a saída seja anunciada por todos os integrantes de PSDB e DEM, que têm cinco cadeiras de titular no colegiado. O abandono seria um protesto ao arquivamento de 11 ações contra o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), na semana passada.
“Eu não fico lá. Vou defender que o partido saia porque o Conselho está descaracterizado e não cumpre o seu papel”, disse Guerra.
Ele discutirá o tema com os líderes Arthur Virgílio (PSDB-AM) e José Agripino (DEM-RN) antes de formalizar a decisão. Guerra admitiu que a ação é um “mero protesto”, visto que o trabalho do Conselho no caso Sarney já foi realizado. O presidente tucano, no entanto, pediu mais calma na discussão sobre a possível extinção do Conselho.
Guerra defendeu ainda que a oposição organize uma estratégia para a crise. Ele enfatizou que o arquivamento das ações contra Sarney não resolve a situação porque não houve mudança na estrutura da Casa.
Do G1

Sarney tenta ignorar crise e discursa sobre Getúlio Vargas e Euclides da Cunha
Na semana passada, 11 ações contra Sarney foram arquivadas.
Senador Eduardo Suplicy cobrou explicações, mas não foi atendido.
Tentando virar a página da crise no Senado, o presidente da Casa, José Sarney (PMDB-AP), discursou por cerca de uma hora em plenário, nesta segunda-feira (24), sem fazer qualquer menção à situação da Casa. Provocado pelo senador Eduardo Suplicy (PT-SP) ao final do discurso, Sarney se recusou a comentar as acusações contra ele.
Do G1

Cláudia Abreu e Louise Cardoso relançam obra de Maria Clara Machado
As atrizes fizeram uma leitura dramatizada do clássico da escritora, 'Pluft, o fantasminha'
Do EGO
Erro de tradução faz turista passar a noite trancada em prefeitura francesa
Uma turista britânica passou a noite trancada na prefeitura de um vilarejo francês pensando que poderia reservar um quarto no "hôtel de ville", termo francês para designar a sede do poder municipal.
A viajante chegou à cidadezinha de Dannemarie na sexta-feira e saiu à procura de um quarto onde pudesse passar a noite.
Ao avistar o prédio imponente com uma placa dizendo "hôtel de ville", a turista, que pensou que o local fosse realmente um hotel, entrou e, antes de fazer o check in na recepção, decidiu usar o banheiro.
Nesse ínterim, funcionários da prefeitura que terminavam uma reunião saíram do prédio e trancaram a porta.
A viajante, que teria por volta de 30 anos de idade, teve de passar a noite deitada em cadeiras no saguão do prédio.
Confusão
A mulher tentou chamar a atenção acendendo e apagando as luzes do prédio, afirmou à BBC o prefeito da cidade, Paul Mumbach.
As tentativas, no entanto, não foram percebidas por ninguém até o dia seguinte, quando um pedestre notou uma mensagem que a turista deixou afixada na parte de dentro de uma das portas de vidro do edifício.
De acordo com o prefeito da cidade, o bilhete trazia a seguinte mensagem: 'Je suis fermer ici. Est ce possible moi la porte ouvrir?' (‘Estou trancar aqui. Seria possível eu a porta abrir’?, em tradução livre).
“A mulher não sabia falar francês muito bem, mas ela garantiu que na noite seguinte ela encontraria um hotel apropriado para dormir”, brincou o prefeito da cidade.
Dannemarie é uma pequena cidade de cerca de 2,5 mil habitantes perto das fronteiras com a Alemanha e a Suíça.
O hotel mais próximo, no entanto, fica apenas em uma cidade vizinha, de acordo com o prefeito.
BBCBRASIL

Ricardo Mansur recusa proposta para fazer 'A fazenda 2'
Ricardo Mansur garante que recusou o convite da Record para estar na segunda edição do reality show "A fazenda". A desculpa é que, além de ter marcado uma partida de pólo para dezembro, na Argentina, ele não resistiria a pressão. “Eu me recuso a ficar preso em qualquer lugar. Não participaria nem mesmo se tivessem me oferecido uma fortuna”, afirma.
EXTRA

Energia que cabe na bolsa. E no bolso?
Para quem pensava que as bolsas femininas não tinham espaço para mais nada, se enganou. Agora, além de levar os acessórios “básicos” e cotidianos de toda mulher, elas podem também carregar a bateria de aparelhos eletrônicos. E o melhor: a energia é solar.
A empresa norte-americana Noon Solar trabalha com uma linha de bolsas ecológicas, feitas com material biodegradável, placas solares e baterias que podem ser reutilizadas ou recicladas mais tarde. A ideia é que, enquanto você caminha até um parque, relaxa em alguma praça ou mesmo anda de bicicleta pela cidade, pode colocar sua bolsa ao sol e carregar aparelhos como o celular ou o tocador de mp3.
GLOBO RURAL

Rita Lee vira boneca nas mãos de fã
Artista faz miniatura da cantora.
Rita Lee virou boneca. A cantora, que fará o novo show em São Paulo nos dias 9 e 10 de outubro, foi caracterizada com seu cabelo vermelho, óculos de lentes coloridas, chapéu e até a miniatura de uma das guitarras usadas por ela nas apresentações.
A homenagem é do artista Marcus Baby, que transforma bonecas em seus ídolos. Marcus já tem na coleção criações inspiradas em Cyndi Lauper, Madonna, Ivete Sangalo, George Michael, Ana Maria Braga, entre outros famosos. As bonecas estão à venda, mas as fotos podem ser vistas no blog do artista.
QUEM
Não cultivar uma psicologia de bisbilhoteiro! Nunca observar só por observar! Isso provoca uma óptica falsa, uma perspectiva vesga, algo que resulta forçado e que exagera as coisas. O ter experiências, quando é um querer-ter-experiências, — não resulta bem. Na experiência não é lícito olhar para si mesmo, todo o olhar se converte então num «mau-olhado». Um psicólogo nato guarda-se, por instinto, de ver por ver; o mesmo se pode dizer do pintor nato. Este não trabalha jamais «segundo a natureza», encomenda ao seu instinto, à sua câmara escura o crivar e exprimir o «caso», a «natureza», o «vivido»... Até à sua consciência chega só o universal, a conclusão, o resultado: não conhece esse arbitrário abstrair do caso individual. — Que é que resulta quando se procede de outro modo? Quando se cultiva, por exemplo, uma psicologia de bisbilhoteiro, à maneira dos romanciers parisienses, grandes e pequenos? Essa gente anda, por assim dizê-lo, à espreita da realidade, essa gente leva para casa cada noite um punhado de curiosidades... Porém veja-se o que acaba por sair daí — um montão de borrões, um mosaico no melhor dos casos, e de qualquer forma algo que é o resultado da soma de várias coisas, algo turbulento, de cores berrantes. O pior aqui conseguem-no os Goncourt: não juntam três frases que não causem simplesmente dano à vista, à vista do psicólogo. — A natureza, avaliada artisticamente, não é um modelo. Ela exagera, deforma, deixa vazios. A natureza é o acaso. O estudo «segundo a natureza» parece-me um mau sinal: denuncia submissão, debilidade, fatalismo, — esse jazer-no-pó ante os petits faits é indigno de um artista inteiro. Ver o que é — isso é próprio de um género distinto de espíritos, dos antiartísticos, dos homens de factos. Há que saber quem se é...
Friedrich Nietzsche, in "Crepúsculo dos Ídolos"

25 de agosto de 1984 - Truman Capote é encontrado morto
O escritor norte-americano Truman Capote foi encontrado morto, aos 59 anos, no apartamento da amiga Joanne Carson, em Los Angeles. A causa da morte foi uma overdose de barbitúricos, substância na qual, assim como o álcool, era viciado. Para muitos, sua morte representou o adeus a um dos maiores escritores do século XX e um dos pais do jornalismo literário - vertente do jornalismo moderno que se aproxima da literatura e que privilegia a subjetividade e o estilo, em contraste com a objetividade do jornalismo tradicional.
Truman Streckfus Persons nasceu em 30 de setembro de 1924, em Nova Orleans, Lousiania. Filho de Lillie Mae e Archulus Persons, teve uma infância dificil, marcada principalmente pelo divórcio dos seus pais. Precoce e autodidata, Truman Capote aprendeu a ler e a escrever por conta própria. Em 1933 se muda com a mãe e o padrasto Joseph Capote, do qual adotou o sobrenome, para Nova Iorque, onde se forma na Dwight School, em 1942. Aos 17, começa a trabalhar na famosa revista The New Yorker. Entre 1943 e 1946, Capote escreve uma série de contos que lhe dão alguma notoriedade no meio literário. Em 1945, publica seu primeiro livro Other Voices, Other Rooms, cuja foto promocional de Truman Capote na contracapa causou escândalo e polêmica por aparentar que o escritor estivesse sob o efeito de drogas. A Sangue Frio, sua grande obra, é publicado em 1966 e é classificada por Truman como o primeiro romance de não-ficção já criado. Até sua morte, Truman Capote continuou a publicar diversas histórias, contos e livros.
Um escritor excêntrico
Com 1,60m de altura, vaidoso, extremamente irônico e repleto de estranhos maneirismos vocais, Truman Capote sempre foi uma figura excêntrica. Afirmava conhecer intimamente pessoas com quem nunca falara na vida, como Greta Garbo. Cercou-se de luxo e viveu uma vida de prazeres, em meio a festas, drogas, álcool, e pessoas da alta sociedade norte-americana. Apesar de sempre estar acompanhado de belas mulheres, Truman Capote era homossexual assumido, tendo participado de diversas manifestações a favor dos direitos dos gays. Seu grande companheiro sentimental foi Jack Dunphy, com quem viveu por 25 anos
JB HISTÓRIA

QUE DIA É HOJE
É o dia do Soldado. Essa data foi instituída pelo Decreto 42.018, de 9 de agosto de 1957. O dia 25 de agosto foi escolhido para ser o dia do soldado em homenagem a Luís Alves de Lima e Silva, o Duque de Caxias, nascido em 25 de agosto de 1803.
Duque de Caxias prestou ao Brasil mais de 60 anos de excepcionais e relevantes serviços como político, administrador público e como soldado de vocação e de tradição familiar, a serviço da unidade, da paz social, da integridade e da soberania do Brasil Império.
O Decreto do Governo Federal de 13 de março de 1962 imortalizou o nome do invicto Duque de Caxias como o Patrono do Exército Brasileiro.
A imagem do soldado já é, em si, um símbolo de orgulho nacional. Traz significados de amor à pátria, sacrifício em nome da soberania do país, coragem e bravura na defesa de nosso território. Tudo isto representa o soldado, na guerra e na manutenção da paz dentro e fora de seu território.
COMENTANDO É INFORMAÇÃO

Senadores vão contestar arquivamento de ações contra Sarney no Supremo
Integrantes de cinco partidos vão apresentar dois recursos ao STF.
Conselho de Ética já arquivou 11 ações contra o presidente do Senado.
Do G1

Decorando com fotos!
ALGUMA BOSSA

"O Pai dos Burros", de Humberto Werneck, reúne 4.500 frases feitas que a gente escuta (e fala) todos os dias, mas podia evitar
Não digo que "O Pai dos Burros" (Arquipélago Editorial) é daqueles "livros que não se consegue largar" porque isso pode soar como ofensa, ou no mínimo uma afronta ao autor, o jornalista Humberto Werneck. É que esse mineiro, que também assina "O santo sujo - A vida de Jayme Ovale" (CosacNaify), eleito pela Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA) como a melhor biografia de 2008, se ocupa há quase 40 anos em anotar, guardar e quebrar ao meio frases feitas como a acima citada. Dessa pesquisa saiu o dicionário, com mais de 4.500 expressões espalhadas pelos 2.000 verbetes da obra, apresentados em ordem alfabética a partir da palavra-chave. Pérolas que a gente escuta (e fala) todo dia como "façanha sem precedentes" ou "múltipla faceta" nos faz sentir meio burrinho mesmo. Mas, graças a Deus, protegido pelo pai.

Soldados da Força Aérea marcham com seus paraquedas entre fumaça colorida durante cerimônia em Ampara, no Sri Lanka

Dois cachorros empurram miniatura de carrinho de compras em Shenyang (China)

Garotos tiram uma soneca numa mesquita em Makassar, na Indonésia, enquanto aguardam pela refeição. Muçulmanos de todo o mundo jejuam durante o dia no mês do Ramadã, o nono do calendário islâmico, um período voltado para a oração e reflexão
UOL

Abaixa esses dedos em riste, Dilma
O que significa o dedo em riste? O que certos cacoetes de expressão facial ou gestual revelam sobre nossa personalidade?
Li que a ministra Dilma Rousseff sairá de cena por um tempo para evitar desgaste. Não sei se o governo esconde algo. Vamos combinar que é cada vez mais difícil confiar nas justificativas oficiais. Pode ser que Dilma se recolha por uma semana, pode ser mais. Mas, depois de polêmicas como o mestrado que não concluiu, o encontro com Lina Vieira que negou, o apoio a José Sarney e ao PMDB, a deserção e provável candidatura de Marina Silva, as manguinhas de fora de Ciro Gomes etc etc …, depois de tudo isso o governo deu a Dilma umas férias dos palanques e da superexposição política.
Lendo nas entrelinhas, já se fala até em plano B de Lula (Palocci) para a candidatura do PT à Presidência em 2010. Ninguém do governo está satisfeito ou tranquilo com o desempenho de Dilma nas pesquisas. Ela empacou, mesmo com o suado esforço do presidente em comícios país afora – e com sua enfermidade explorada politicamente. O nome Dilma foi imposto por Lula e não é uma escolha do partido. Aumentam as dúvidas sobre sua capacidade de enfrentar adversários pesos-pesados, experientes no jogo das urnas. Falta a Dilma peso próprio. Ou será que sua imagem é pesada demais?
Talvez o painel de fotos da ministra (acima) explique um pouco o sentimento que ela passa para o Brasil. Talvez ajude a entender por que o presidente não consegue transmitir para a ministra um naco respeitável de sua imensa popularidade.
Qualquer bobagem que Lula diga – e já disse muitas –, qualquer impropério que pronuncie – e foram muitos também –, ele dá um jeito de aparecer rindo nas fotos. Impregnou-se mesmo do Lulinha paz e amor, incorporou o personagem inventado para ele por Duda Mendonça, e livrou-se do “sapo barbudo”. O sorriso ajuda a criar empatia com o povão. Até as gafes são admiradas pelo homem comum – como se sabe, “homem comum” é aquele que é o contrário de Sarney, o conselheiro da corte, o senador intocável que revoga a rebeldia de bigodudos como o ex-Mercadante.
Conversei com o psicanalista Francisco Daudt sobre a importância de nossas expressões de rosto, mãos, o movimento dos olhos, da boca, dos dedos.
O que revela o rosto de Dilma?
Francisco Daudt – Antes dos 40, temos a cara que Deus nos deu. Depois dos 40, temos a cara que nós merecemos: nosso caráter marca nossa expressão facial. Dilma fez a mesma coisa que Zé Dirceu. Ela se disfarçou. Dirceu fez plástica quando caiu na clandestinidade, para se esconder. Dilma fez plástica porque a cara que ela tinha antes da plástica era assustadora, era a cara de uma pessoa agressiva, autoritária, impositiva, de dar medo. Hoje em dia você olha fotos dela e é capaz de achar até agradável, mas esta não é a Dilma Rousseff.
E o dedo para o alto? Isso a plástica não resolve. O que representa esse dedo erguido, a mão crispada?
- Há vários tipos de dedo em riste. Há o dedo na cara do outro, que é insultuoso. O dedo levemente inclinado para trás pede a atenção para um determinado ponto de vista ou um momento em silêncio. O dedo cujas costas da mão estão viradas para o interlocutor, enquanto os outros estão fechados, é um gesto stalinista, reflete o desejo de impor uma opinião. Somente um treinamento intensivo pode substituir a pele verdadeira por uma pele de cordeiro. O dedo erguido é quase um lembrete: olhe, a anágua está aparecendo. Mas alguém já deve ter dito isso para ela, porque a Dilma anda mais econômica nos gestos ultimamente.
MULHER 7X7

Anvisa proíbe venda de Atroveran Plus
Segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária, o adjetivo “plus” faz com que o consumidor acredite numa potencialização do produto, o que não ocorre
REDAÇÃO ÉPOCA

Índia - Muçulmanos rezam nas ruas de Srinagar. Durante o período de um mês, os fiéis fazem o Ramadã. É proibido se alimentar, beber, fumar e fazer sexo do nascer até o pôr-do-sol

Espanha - Filhote de foca é vista na borda da piscina no parque aquático de Marineland, em Maiorca. Foi o primeiro animal da espécie a nascer em cativeiro nesse parque. É feito o controle térmico das águas do viveiro, já que são espécies originárias das regiões mais frias do Hemisfério Norte

Quênia - Elefante busca folhas com a tromba, no Parque Nacional de Tsavo West, no sul do país. De acordo com biólogos locais, o número de animais abatidos por caçadores na região dobrou de 2007 para 2008. Neste ano, de acordo com estudos preliminares, esse número deverá dobrar novamente

Paquistão - Pessoas disputam bacia de arroz na cidade de Islamabad. São doações de famílias muçulmanas locais que entraram no mês sagrado do Ramadã
TERRA

Seis superintendentes regionais da Receita pedem exoneração
Henrique de Freitas, responsável pela Fiscalização, também deixa cargo.
Anúncio foi feito no mesmo dia da exoneração de ex-assessores de Lina.
Razões
Os superintendentes regionais e coordenadores gerais anunciaram, em carta a Otacílio Cartaxo, seu pedido de demissão por conta dos "últimos acontecimentos relacionados com a alta administração da Receita Federal do Brasil".
"A começar pela forma como ocorreu a exoneração da ex-Secretária Lina Maria Vieira, passando pelos depoimentos realizados no Congresso Nacional, e as recentes notícias veiculadas pela mídia nacional, denotando a clara e evidente intenção do Ministério da Fazenda de afastar outros administradores do comando da Receita Federal", informam na carta.
Os servidores dizem ainda, no documento, que pautam sua vida funcional "pelos princípios da ética, da impessoalidade, da legalidade e da moralidade". "O que nos trouxe para a administração da RFB foi a crença na possibilidade de construção de uma instituição mais republicana, com autonomia técnica e imune às ingerências e pressões de ordem política ou econômica", dizem.
Pedem ainda que o atual secretário mantenha e aprofunde a política de fiscalização que vem sendo implementada com foco nos grandes contribuinte, além de preservar, também, a autonomia técnica do órgão e que "não tolere qualquer tipo de ingerência política".
Do G1

Marina confirma filiação ao PV e se diz 'mantenedora de utopias'
Senadora diz que só confirmará candidatura à Presidência em 2010.
Ex-ministra anunciou saída do PT na última semana.
Da Reuters

Oposição deve abandonar Conselho de Ética, diz presidente do PSDB
Sérgio Guerra (PE) é membro do Conselho e não deseja continuar.
Saída coletiva seria protesto contra arquivamento do caso Sarney.
O senador Sérgio Guerra (PE), presidente do PSDB, defendeu nesta segunda-feira (24) que os partidos de oposição deixem o Conselho de Ética da Casa. Guerra é membro do Conselho e deseja que a saída seja anunciada por todos os integrantes de PSDB e DEM, que têm cinco cadeiras de titular no colegiado. O abandono seria um protesto ao arquivamento de 11 ações contra o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), na semana passada.
“Eu não fico lá. Vou defender que o partido saia porque o Conselho está descaracterizado e não cumpre o seu papel”, disse Guerra.
Ele discutirá o tema com os líderes Arthur Virgílio (PSDB-AM) e José Agripino (DEM-RN) antes de formalizar a decisão. Guerra admitiu que a ação é um “mero protesto”, visto que o trabalho do Conselho no caso Sarney já foi realizado. O presidente tucano, no entanto, pediu mais calma na discussão sobre a possível extinção do Conselho.
Guerra defendeu ainda que a oposição organize uma estratégia para a crise. Ele enfatizou que o arquivamento das ações contra Sarney não resolve a situação porque não houve mudança na estrutura da Casa.
Do G1

Sarney tenta ignorar crise e discursa sobre Getúlio Vargas e Euclides da Cunha
Na semana passada, 11 ações contra Sarney foram arquivadas.
Senador Eduardo Suplicy cobrou explicações, mas não foi atendido.
Tentando virar a página da crise no Senado, o presidente da Casa, José Sarney (PMDB-AP), discursou por cerca de uma hora em plenário, nesta segunda-feira (24), sem fazer qualquer menção à situação da Casa. Provocado pelo senador Eduardo Suplicy (PT-SP) ao final do discurso, Sarney se recusou a comentar as acusações contra ele.
Do G1

Cláudia Abreu e Louise Cardoso relançam obra de Maria Clara Machado
As atrizes fizeram uma leitura dramatizada do clássico da escritora, 'Pluft, o fantasminha'
Do EGO
Erro de tradução faz turista passar a noite trancada em prefeitura francesaUma turista britânica passou a noite trancada na prefeitura de um vilarejo francês pensando que poderia reservar um quarto no "hôtel de ville", termo francês para designar a sede do poder municipal.
A viajante chegou à cidadezinha de Dannemarie na sexta-feira e saiu à procura de um quarto onde pudesse passar a noite.
Ao avistar o prédio imponente com uma placa dizendo "hôtel de ville", a turista, que pensou que o local fosse realmente um hotel, entrou e, antes de fazer o check in na recepção, decidiu usar o banheiro.
Nesse ínterim, funcionários da prefeitura que terminavam uma reunião saíram do prédio e trancaram a porta.
A viajante, que teria por volta de 30 anos de idade, teve de passar a noite deitada em cadeiras no saguão do prédio.
Confusão
A mulher tentou chamar a atenção acendendo e apagando as luzes do prédio, afirmou à BBC o prefeito da cidade, Paul Mumbach.
As tentativas, no entanto, não foram percebidas por ninguém até o dia seguinte, quando um pedestre notou uma mensagem que a turista deixou afixada na parte de dentro de uma das portas de vidro do edifício.
De acordo com o prefeito da cidade, o bilhete trazia a seguinte mensagem: 'Je suis fermer ici. Est ce possible moi la porte ouvrir?' (‘Estou trancar aqui. Seria possível eu a porta abrir’?, em tradução livre).
“A mulher não sabia falar francês muito bem, mas ela garantiu que na noite seguinte ela encontraria um hotel apropriado para dormir”, brincou o prefeito da cidade.
Dannemarie é uma pequena cidade de cerca de 2,5 mil habitantes perto das fronteiras com a Alemanha e a Suíça.
O hotel mais próximo, no entanto, fica apenas em uma cidade vizinha, de acordo com o prefeito.
BBCBRASIL

Ricardo Mansur recusa proposta para fazer 'A fazenda 2'
Ricardo Mansur garante que recusou o convite da Record para estar na segunda edição do reality show "A fazenda". A desculpa é que, além de ter marcado uma partida de pólo para dezembro, na Argentina, ele não resistiria a pressão. “Eu me recuso a ficar preso em qualquer lugar. Não participaria nem mesmo se tivessem me oferecido uma fortuna”, afirma.
EXTRA

Energia que cabe na bolsa. E no bolso?
Para quem pensava que as bolsas femininas não tinham espaço para mais nada, se enganou. Agora, além de levar os acessórios “básicos” e cotidianos de toda mulher, elas podem também carregar a bateria de aparelhos eletrônicos. E o melhor: a energia é solar.
A empresa norte-americana Noon Solar trabalha com uma linha de bolsas ecológicas, feitas com material biodegradável, placas solares e baterias que podem ser reutilizadas ou recicladas mais tarde. A ideia é que, enquanto você caminha até um parque, relaxa em alguma praça ou mesmo anda de bicicleta pela cidade, pode colocar sua bolsa ao sol e carregar aparelhos como o celular ou o tocador de mp3.
GLOBO RURAL

Rita Lee vira boneca nas mãos de fã
Artista faz miniatura da cantora.
Rita Lee virou boneca. A cantora, que fará o novo show em São Paulo nos dias 9 e 10 de outubro, foi caracterizada com seu cabelo vermelho, óculos de lentes coloridas, chapéu e até a miniatura de uma das guitarras usadas por ela nas apresentações.
A homenagem é do artista Marcus Baby, que transforma bonecas em seus ídolos. Marcus já tem na coleção criações inspiradas em Cyndi Lauper, Madonna, Ivete Sangalo, George Michael, Ana Maria Braga, entre outros famosos. As bonecas estão à venda, mas as fotos podem ser vistas no blog do artista.
QUEM
maria tereza cichelli
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigada pelo comentário...