
Soneca sem culpa
Saiba como tirar melhor proveito de um cochilo depois do almoço
Todos sabem que dormir bem ajuda a manter a saúde. Mas o sono ainda é cercado de desconhecimento e mitos, como o de que precisamos dormir 8 horas por dia. "Isso é mentira", diz Marco Túlio de Mello, chefe da disciplina de medicina e biologia do sono do Departamento de Psicobiologia da Unifesp. "Acontece que a média da população precisa de sete horas e 40 minutos de sono para sentir-se bem, mas há os curtos dormidores, que necessitam de menos de seis horas e meia, e os longos, que requerem mais de 8 horas."
A "siesta" é outro tema que desperta opiniões controversas. Enquanto uns acham que cochilar depois do almoço é um merecido descanso, outros vêem a prática com pouca tolerância. Mas cada vez mais estudos vêm demonstrando que a soneca traz benefícios físicos, como a recuperação do corpo, e mentais, como o aumento da concentração. "Ela é ótima para quem vai trabalhar à tarde", diz Mello.
Há quem não se adapte, porém, e acorde do cochilo vespertino meio mal humorado ou "grogue". "Mas a maioria se beneficiaria", afirma o psicobiólogo. O ideal, portanto, é que cada um experimente a siesta para saber se ela vai funcionar.
E se alguém falar pra você que cochilo é coisa de preguiçoso, diga que um estudo da Universidade de Harvard mostrou que sonecas diárias de 45 minutos são suficientes para turbinar a memória e o aprendizado. Não é um ótimo argumento?
A SIESTA PERFEITA
Relaxe, tire os sapatos e pode começar a roncar
>>> Você pode até usar o carro, baixando os bancos o máximo possível - mas estacione num lugar seguro
>>> Caso haja barulho, use tapa-ouvidos ou ouça música calma. Vale também sons de ondas, de pássaros, o que você considerar relaxante
>>> Feche as janelas, cortinas ou use uma máscara. A escuridão estimula a produção de melatonina, hormônio indutor do sono
>>> Segundo os fisioterapeutas, essa é a melhor posição para dormir: corpo de lado, com o travesseiro entre o ombro e o pescoço, e pernas levemente dobradas (pode haver um travesseiro ou almofada
entre elas)
>>> Faça sua siesta entre 12h e 14h. Nesse período, nossa temperatura tende a cair, estimulando o sono
>>> Programe um despertador para dormir entre 20 e 40 minutos, coincidindo o despertar com uma fase de sono leve. Sono atrasado? Vá de 90 minutos, um ciclo de sono completo
>>> Faça um almoço leve, rico em salada, legumes e frutas. Uma refeição pesada pode derrubar você
>>> Tome um café antes. A cafeína leva uns 25 minutos para fazer efeito e vai "bater" na hora de acordar. Isso só funciona para não-viciados
>>> Aprenda técnicas de meditação para relaxar a mente
GALILEU
Foi o tempo em que eles serviam só para revestir paredes de banheiros, cozinhas e áreas externas. Saiba como dar novos ares à decoração com o uso destas peças – antigas ou não

Na madeira
O painel de azulejos foi montado sobre uma tábua de madeira freijó, o mesmo material utilizado nos móveis e na porta da cozinha.

Quase um antiquário
A mistura entre os ladrilhos hidráulicos azuis e brancos dão à cozinha um ar retrô.

Provinciana
Além das paredes, a bancada desta cozinha, também foi revestida com azulejos Euroville

Casa portuguesa
Os azulejos pintados de azul do Museu dos Azulejos remetem à Europa.

Refeições alegres
A mesa de madeira ganhou cor com o mosaico de azulejos, colados e rejuntados em um rebaixo central de aproximadamente 4mm.

Inspiração do Oriente
A mureta do lavabo foi revestida de azulejos com decalques que remetem à Índia e ao Japão.
CASA & JARDIM

Veja alimentos que protegem o organismo
Veja alguns alimentos que irão ajudar o seu sistema imunológico a funcionar melhor.
Vitamina C: nutriente antioxidante, combate os radicais livres que atuam no envelhecimento das células. Também aumenta a produção das células de defesa do organismo.
Exemplos são frutas ácidas como acerola, limão, laranja, goiaba, morango e kiwi.
Dica: consuma os vegetais crus e os sucos, imediatamente. A ação da luz e do calor compromete a eficácia da vitamina.

Lula erra seis vezes nome de candidato do PT em SP
TERRA

Pelos ares
A família real britânica já tem novos planos para colocar a mão no bolso, e engana-se quem pensa que é para ajudar alguma instituição ou algo do gênero. Segundo o tablóide britânico "The Sun", a rainha Elizabeth II anunciou que vai gastar sete milhões de libras na compra de um jatinho particular, o primeiro depois de 50 anos de reinado. O motivo? Ela não agüenta mais ter que dividir o uso de vôos VIPs com chefes militares e ministros.
* E a novidade não pára por aí. Ela ainda faz questão de dar seus palpites no design do avião, que deve ter decoração regada a muitos itens de luxo e um lugarzinho especial para seu cachorro, Corgis. O jatinho deve ter 13 lugares e vai ser de uso exclusivo da família real.
GLAMURAMA

Thati Bione doa uma tonelada de leite para a AMICCA
A ex-BBB foi à sede da Amigos da Infância com Câncer acompanhada de seu novo amigo, o cãozinho Pupi
Do EGo

Em Nova York, David Beckham não segura mão-boba
Meia lança perfume e é flagrado fazendo ‘carinho’ na esposa
GLOBOESPORTE.COM

Exposição reúne em SP colecionadores de miniaturas de carros
Organizadores calculam que 50 mil carrinhos foram levados para o evento.
'É uma diversão. Tira o estresse', afirma colecionador.
Do G1

Com volta perfeita, Felipe Massa é o primeiro pole noturno da Fórmula 1
Brasileiro é 0s664 mais rápido que Hamilton, segundo colocado

Kaká indica o português Cristiano Ronaldo como seu sucessor
Brasileiro diz que Ibrahimovic vai ganhar a bola de ouro um dia, mas a desse ano já é do craque português
GLOBOESPORTE.COM



Morre o ator Paul Newman
Estados Unidos - Morreu na madrugada deste sábado, o ator Paul Newman, 83 anos, informou a CNN. O ator sofria de câncer de pulmão e morreu em sua casa, em Westport, Connecticut. No início de agosto, o jornal britânico The Daily Mail, citando uma fonte anônima próxima à família do ator, assegurava que ele "não queria morrer no hospital", já que havia sido informado de que tinha apenas "semanas de vida"
Do G1/TERRA
maria tereza cichelli
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigada pelo comentário...