Amizade é coisa simples: Alguém pensa em você mesmo quando você não pede tampouco precisa. E quando precisa não pede porque faz parte do outro, a ponto dele sentir, pressentir.
segunda-feira, junho 30, 2008
"O que se faz agora com as crianças é o que elas farão depois com a sociedade."
No país, 80 mil vivem em abrigos
IPEA mostra que crianças ficam sem família por até 10 anos, o que é muito prejudicial
Luciana Abade
Brasília
Artigo 19:
"Toda criança ou adolescente tem direito a ser criado e educado no seio de sua família natural e, excepcionalmente, em família substituta, assegurada a convivência familiar e comunitária".
Estimam-se que 80 mil crianças e adolescentes vivem em abrigos no Brasil, às vésperas de o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) completar 18 anos de vigência. Quase 70% deles são instituições não-governamentais que dependem de trabalho voluntário e doações de pessoas físicas e jurídicas.
O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) realizou, em 2003, estudo nacional sobre a situação dos abrigos. Foram avaliadas 589 instituições que receberam recursos do governo federal. O resultado mostra que o principal motivo do abrigamento de crianças e adolescentes é a pobreza, o que contraria o ECA, que é claro ao determinar que a falta ou carência de recursos materiais não constitui motivo suficiente para a perda ou a suspensão do pátrio poder.
Maus-tratos, abandono, violência física e sexual são outros motivos que levam à institucionalização das crianças e adolescentes.
Apesar de o ECA determinar que a medida de abrigo deve ser excepcional e provisória, a pesquisa do IPEA mostra que mais da metade das crianças e adolescentes pesquisados (52,6%) vivia nas instituições há mais de dois anos. Entre elas, 32,9% estavam nos abrigos por um período entre dois e cinco anos. 13,3% estava entre seis e 10 anos e 6,4% estavam abrigados há mais de 10 anos.
Segundo a autora da pesquisa, Enid Rocha, insegurança, agressividade, angústia e autodesvalorização são algumas características constatadas nas crianças abrigadas. Quando prolongado, o abrigamento ainda acarreta perdas para o desenvolvimento psicossocial da criança, principalmente na sua capacidade de construir vínculos positivos com outras pessoas.
– O indivíduo começa a se apegar com facilidade às pessoas que lhe dão atenção, ou pode evitar as relações pessoais por temer ser abandonado novamente – explica a pesquisadora. – As seqüelas serão tanto maiores quanto mais longo for o período de institucionalização.
Todas as conseqüências apresentadas mostram o equívoco da sociedade em acreditar que a criança abrigada está bem porque, ao contrário de muitas outras, não está nas ruas.
Vítimas do preconceito
Além do abandono, elas têm que conviver com o preconceito. O juiz da Vara da Infância e da Juventude de Florianópolis, Francisco Oliveira Neto, ressalta que a sociedade tem dificuldade de diferenciar a criança abrigada do adolescente infrator internado em unidades de ressocialização.
Para Enid, se os dados mostram que no centro dos motivos do abrigamento está a pobreza, o governo federal deveria proceder a imediata inscrição das famílias com crianças abrigadas nos programas assistenciais, entre eles, o Bolsa Família. A sociedade, segundo ela, pode e deve contribuir, mas com ações complementares, uma vez que é dever do Estado "zelar pela integridade física, emocional e cognitiva das crianças e adolescentes afastadas do convívio da família".
O governo federal lançou, em outubro de 2007, o programa Caminho para casa, como parte do Programa Social de Enfrentamento da Violência contra Crianças e Adolescentes, conhecido como PAC da Criança. Um dos objetivos do programa é garantir a reintegração familiar de crianças e adolescentes acolhidos em abrigo por motivo de pobreza. Mas, segundo a diretora das Ações de Proteção Social Especial do Ministério do Desenvolvimento (MDS), Valéria Gonelli, dos R$ 6,6 milhões previstos no Orçamento para essa ação, nada foi executado ainda.
O problema, segundo a diretora, é a inexistência de um levantamento de todos os abrigos brasileiros, que o ministério pretende começar ainda este ano.
– A execução orçamentária está prevista para julho – diz. – A preocupação não é apenas com a distribuição dos recursos e sim com a complexidade das relações das famílias que receberão as crianças de volta.
JB ONLINE
Pára-quedas com barras de chocolate caem no campo de aviação militar durante comemoração dos 60 anos do primeiro transporte aéreo alemão
FOLHA ONLINE
Estudo descobre segredo da beleza contra o envelhecimento
Forçando os limites da ciência, pesquisadores injetaram corante e látex em 14 corpos humanos para descobrir os limites dos compartimentos de gordura de que existem na face. Tudo com o objetivo de aumentar a sua beleza, é claro.
A pesquisa revelou que o volume perdido nestes compartimentos de gordura resulta na aparência côncava que a velhice apresenta.
Será que encher estes compartimentos faria você parecer-se com, digamos, a Angelina Jolie? Na mosca!
"As bochechas são vitais para o que nós consideramos belo - tanto nos bebês bochechudos quanto em estrelas de Hollywood", disse Joel Pessa, co-autor do estudo. "Esta pesquisa abre nosso terreno ao identificar os limites de compartimentos específicos de gordura que são chave no rejuvenescimento facial que envolve as bochechas, e em conseqüência, a aparência geral da face".
Restaurar estes compartimentos também melhora a perda de volume sob os olhos, ajuda a eliminar as linhas ao redor do nariz e da boca e dá mais curva ao lábio superior, todas estas características devolvem uma aparência mais jovial ao rosto.
O estudo é parte de um boom nos negócios de “preenchedores injetáveis”: substâncias artificiais, e algumas vezes naturais, que “podem aumentar lábios finos, melhorar contornos superficiais, abrandar dobras e rugas ou melhorar a aparência em cicatrizes”, de acordo com a American Society of Plastic Surgeons (ASPS).
blog Hypescience
Rainha teme pelo estado do telhado de seu palácio
Assim como muitos aposentados, a rainha Elizabeth II, de 82 anos, está preocupada com a conservação de sua casa, diz o jornal britânico The Guardian, em sua edição deste sábado.
A "casa" em questão é o palácio de Buckingham, cujos quartos foram renovados pela última vez antes do reinado de Elizabeth II começar, em 1952.
BBC BRASIL
Remédio criado a partir de fungo consegue matar câncer de fome
Molécula batizada de lodamina destruiu tumores de mama, próstata, útero e cérebro.
Substância age destruindo vasos sangüíneos que alimentam massa tumoral.
Lituânia sedia 'corrida maluca' com carrinhos feitos em casa
Cerca de 50 pilotos comparecem com seus veículos 'turbinados'.
É a segunda edição do Soapbox Derby, evento que acontece em Vilnius, capital do país
Consumidores estranham nova embalagem de leite nos EUA
Segundo especialistas, nova embalagem é econômica e ecologicamente correta.
Dona-de-casa reclama que leite derrama por todo lugar na hora de servir um copo.
G1
Garoto cochila em cima de carriola, enquanto espera por clientes na saída do mercado de Cabul, no Afeganistão
A China anunciou no domingo que em breve retomará as conversações com os representantes do dalai-lama, semanas antes do início dos Jogos Olímpicos; o objetivo é evitar manifestações contra o regime durante o evento esportivo
Baiana participa de procissão de São Pedro, padroeiro dos pescadores, no bairro de Itapuã, em Salvador
Viúvas fazem fila para receber ração mensal doada por entidade de auxílio humanitário em Cabul, no Afeganistão; para fugir da fome que castiga o país, algumas famílias chegam a depender de refeições à base de restos de pão
UOL
China - Visitantes observam a água que jorra das comportas do reservatório de Xiaolangdi, na província de Henan. Uma vez por ano, os engenheiros liberam o fluxo d'água para limpar a lama que acumulada no fundo do rio
Espanha - Pessoas brincam durante a festa da Batalha de Vinho, tradicional na região de La Rioja. Cerca de 40 mil litros da bebida foram usados durante as "lutas"
Hungria - O urso polar Otek se refresca em uma piscina do zoológico de Nyiregyhaza, na capital Budapeste
Lituânia Piloto em carro no formato de um caldeirão no fogo participa de uma espécie de "corrida maluca", realizada em Vilnius. Na corrida anual de saboneteiras, mais de 50 competidores participam com carros construídos em casa. O percurso tem cerca de 700
TERRA
Um total de 179 imigrantes ilegais africanos chegaram neste domingo em um barco no arquipélago espanhol de Canárias, flagrou um fotógrafo da AFP.
A indígena quechua Savina Cuéllar (foto), forte adversária do presidente Evo Morales, venceu a disputa pela prefeitura de Chuquisaca nas eleições regionais deste domingo, resultado que traz mais um forte apoio para os departamentos rebeldes e complica ainda mais a situação do governo central boliviano.
YAHOO
maria tereza cichelli
Postado por
mariatereza cichelli
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigada pelo comentário...