quinta-feira, junho 20, 2013

Uma referência da música brasileira, Chico Buarque


Chico Buarque completou 69 anos, e em meio aos recentes protestos que estão despertando a juventude pelo país, suas músicas soam cada vez mais atuais.

Numa época em que não havia internet livre, muito menos redes sociais das quais hoje facilitam todo esse processo de "revolução" inspirada pela população, a música então era uma das armas contra a repressão do regime militar, como cita José Ramos Tinhorão em um de seus livros:

"Politicamente, a gratuidade da insistência em cutucar o poder militar com a vara curta das canções de protesto determinou a reação das autoridades sob a forma de maior repressão e endurecimento de censura, levando alguns compositores a sair do país, como Chico Buarque de Holanda (...)"


Durante a ditadura marcada pela antidemocracia, Chico encontrara uma forma de se expressar. Em suas letras estava presente de forma subentendida tudo aquilo que era sufocado pela censura, por isso nota-se nas obras daquela época a união entre história do Brasil e sua abundante fonte de inspiração, essa última que, anos depois de "Roda-Viva", "Apesar de Você" (entre tantas outras) não se enxerga e não há crenças de que um dia haverá escassez.

Reconhecido também pela literatura, Chico é de uma importância incontestável. Com sua obra vasta e seu interminável potencial para qualquer área da qual já contribui, tornou-se de fato uma verdadeira lenda viva.


CLUBE DA MPB4 - NELI SOUZA 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário...