segunda-feira, fevereiro 21, 2011

"Se a pessoa que você ama lhe traz mais lágrimas do que alegria, então ela não é digna do seu amor! "



Hilary Duff



Sinestesia: seu nome pode ter gosto de “roxo” e cheiro de lavanda

O que dizer das pessoas que acham que a letra “N” é verde, que o número 5 é escuro cinza, e que o mês de fevereiro cheira lavanda e é coberto de gelo? Que eles têm sinestesia.

Os especialistas dizem que as pessoas nascem com isso e que é uma desordem cerebral. Os fios do cérebro se cruzam, e a pessoa sente os cinco sentidos simultaneamente. Eles se sobrepõem quando deveriam estar separados.

As pessoas podem ter formas diferentes de sinestesia. No interior da cabeça de quem tem sinestesia, isso é muito normal. Alguns vêem números, letras, palavras, com cores. Elas podem ter cores diferentes, personalidades, texturas, idades e sexos. As próprias cores podem ter gêneros.

As pessoas também têm sinestesia no que diz respeito à música. Há quem descreva que certas canções trazem cores vivas, como “Happiness is a Warm Gun”, dos Beatles, que traz uma alternância de flashes mostarda amarelo brilhante e branco prateado. Também tem uma textura diferente.

A voz de David Bowie lembra um céu azul brilhante que às vezes se torna mais escuro, ou tem tons de cinza, dependendo do humor da canção. A música rap invoca um caleidoscópio de cores e formas em espirais numa velocidade incrível. A música clássica leva por uma paisagem de forma, cor e sentimento. E assim por diante.

A sinestesia pode ter a ver com a sensação de gosto e cheiro também. Como um sabor invocando uma cor distinta. Por exemplo, o cheiro e o gosto do alho fresco lembram um verde brilhante e vibrante. As bebidas dietéticas, com uma doçura de sacarina, parecem um prata ofuscante.

São experiências diferentes para cada pessoa. E, a elas, isso não parece maluco ou psicodélico. Das palavras de quem tem, é espiritual. A sinestesia soa tão rotineira, que se perdessem essa sensação, se sentiriam cegos ou surdos.

A condição certamente enriquece a vida das pessoas com cores. Aos artistas, é ainda mais vantajoso. Como leitor e escritor, a imaginação e a criatividade podem ser aguçadas. Muitos artistas e celebridades são sinestésicos, como Tori Amos, Eddie Van Halen, Friedrich Nietzsche, Stevie Wonder, Vladimir Nabokov e outros.

Mas nem tudo são rosas. A desvantagem é que a sinestesia pode levar a comportamentos obsessivo-compulsivos. Imagine alguém que sai para jantar com um amigo, e o garfo raspa em seus dentes, fazendo a cabeça da pessoa se encher de cores metálicas e rugidos que ela não pode aguentar. Ou ela mesma ter de sentir o metal, e tal som ou gosto ser tão alto que a pessoa prefere usar talheres de plástico.

Ainda assim, não seria divertido fazer de tudo uma “brincadeira”? Os meses do ano, os telefones, os endereços, tudo ter uma cor, um gênero, uma personalidade? Desvantagens de lado, o mundo poderia ser mais incrível se todo mundo experimentasse a vida com diversas sensações ao mesmo tempo.

[MSN]





Pássaros tentam roubar noz de cão-da-pradaria em zoológico de St. Louis, nos EUA. A imagem foi feita em setembro de 2010.

G1



Pessoas vestem trajes tradicionais para navegar sobre o Grande Canal do bairro Cannaregio, em Veneza, durante histórico desfile sobre as águas


Soldado norte-americano que combate o grupo radical Taleban conversa com criança durante patrulha no Afeganistão


Modelo usa maquiagem dourada eme desfile da estilista Vivienne Westwood durante a Semana de Moda de Londres, na Inglaterra

FOLHA.COM



Homem mostra peixe que capturou para um fotógrafo em Karachi, no Paquistão


Pesquisadores vestidos como pandas colocam filhote em cesto para ser transferido para no Centro de Pesquisas e Conservação para os Pandas Gigantes Hetaoping na Reserva Natural Wolong. O filhote irá para partes mais altas e de natureza mais difícil em uma segunda fase de um processo de adaptação ao ambiente selvagem. As fantasias são para que o animal não se assuste com a interferência humana

R7





Mauricio sobre Maria: 'Estou decepcionado'

Mauricio desabafa com Wesley sobre o Paredão. "Sempre chego para gostar da pessoa. Fiquei chateado porque eu gosto muito dos três. Em relação a Maria, ela me decepcionou. Respeito, mas não consegui ver ela sacar você. Estou muito chateado", define o carioca, sobre a escolha de Maria por Wesley, que desempatou a votação e mandou o capixaba para a berlinda contra Adriana e Rodrigão.


Maria sobre escolha por Wesley: 'Não sou fantoche'

Nas espreguiçadeiras, Maria, Daniel e Jaqueline conversam sobre a formação do Paredão. “Eu adoro o Wesley, mas não queria votar nelas. Eles querem que a gente siga o jogo deles. Eles amam ela porque é o fantoche. Eu não sou assim, Tatá não é”, dispara a Líder, sobre Rodrigão, Wesley, Mauricio e Diogo e a relação deles com Adriana.





SITE BBB



Brothers ficam revoltados com Maria

Mauricio, Diogo e Wesley comentam decisão da líder

Parece que a decisão da líder Maria não agradou a maioria dos homens da casa. Depois de escolher emparedar Wesley, que estava empatado com Diana e Janaina pelos votos da casa, na noite deste domingo (20).

O médico, assim como Diogo e Mauricio, não conseguiu entender o motivo da atriz. Ele questinou por que ela o indicou ao invés das sisters, levando em consideração que o brother tem muito mais intimidade com ela, tanto que quase tiveram um relacionamento amoroso.

Mauricio, que estava imune pois ganhou o colar do anjo de Paula, estava visivelmente triste também.

- Fiquei chateado com isso, fiquei mesmo, brother. Poxa, com três opções de voto, vai escolher você?

Diogo, com sangue quente, não gostou da atitude de Maria nem de Paula.

- Olha, essa escolha aí, prova, olha, Bial disse tudo. De cabeça feita, é isso mesmo. Não faz sentido [você] não estava ameaçado. Deixou lá a menina ir para o paredão.

R7

maria tereza cichelli

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário...