terça-feira, julho 14, 2009

"Os verdadeiros analfabetos são aqueles que aprenderam a ler e não lêem. "


Chá de hibisco ajuda a controlar a pressão

Um estudo mostrou que o chá, feito da flor do hibisco, ajuda a diminuir a pressão sanguínea. Apenas três xícaras por dia podem ajudar a evitar doenças e ataques cardíacos, além de problemas nos rins.

A bebida contém uma grande quantidade de antioxidantes que, por sua vez, ajudam o corpo a eliminar radicais livres nocivos. Essas substâncias danificam células e o DNA contido nelas.

Estudos mostraram que há um elo entre antioxidantes e a prevenção de doenças que envolvam os rins e o coração.

A última pesquisa envolvendo o chá de hibisco contou com a ajuda de 67 voluntários, entre 30 e 70 anos, que apresentavam pressão alta. As pessoas foram divididas em dois grupos. Um tomou um remédio “placebo” (remédio falso, feito de farinha de trigo. Teoricamente, faz com os pacientes se curem “psicologicamente”, com a força de seus pensamentos), o outro grupo foi tratado com chá de flor de hibisco.

Depois de seis semanas, o grupo que estava usando o chá apresentou uma queda de pressão de 7,2%, em média (alguns apresentaram queda de até 13%). As pessoas que estavam usando o placebo apresentaram 1,2% de redução, apenas.

No entanto, os pesquisadores advertem que o estudo foi muito pequeno. Mais pesquisas precisam ser feitas para descobrir se o chá de hibisco pode ser usado como forma de tratamento.

FONTE: Hypescience


Sarney omite da Justiça Eleitoral casa de praia em São Luís

SÃO LUÍS - Na campanha à reeleição, em 2006, o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), deixou de informar à Justiça Eleitoral a existência de uma casa de praia em São Luís. A casa fica na praia do Calhau. As informações são do jornal Folha de S.Paulo.

Apesar de omitido da Justiça Eleitoral, o imóvel constava na declaração de Imposto de Renda do senador. Segundo a sua assessoria, Sarney foi orientado a declarar o imóvel à Receita Federal, mas havia entendimento de que não era necessário fazer o mesmo à Justiça porque ele já havia assinado, antes das eleições, uma procuração pela qual doava a casa a sua filha, a atual governadora do Maranhão, Roseana Sarney (PMDB-MA).

A declaração de bens da governadora à Justiça Eleitoral em 2006, quando Roseana disputou e perdeu o governo, também omite o imóvel. A governadora afirmou que recebeu a doação em 2006, mas só em 2008 transferiu o imóvel para seu nome e passou a declará-lo à Receita. A assessoria do senador disse que Sarney não se recorda se a procuração de doação ocorreu em 2005 ou 2006.

FONTE: JB



A nova celebridade felina do YouTube

Enquanto o gatinho japonês Maru ganhou milhares de fãs com suas travessuras – como correr para se enfiar dentro de caixas, enfiar a cabeça em um pote plástico e entrar no lixo da casa –, americano Winston consegue admiradores com sua cara de enfado e sua vontade praticamente nula para brincar. No vídeo abaixo, que já foi visto mais de 160 mil vezes, o dono de Winston compara as características dele com as de outros gatos de sua raça e chega a uma conclusão: Winston não é normal!




Pombo adota filhotes de coelho

Nós já vimos cadela adotar gato, e vice-versa, mas nunca uma ave adotar um mamífero. Foi o que aconteceu com estes três coelhinhos que, com apenas 6 dias e órfãos, conquistaram o coração de um pombo. Sim, do macho.

Segundo o site Cute Overload, eles foram atacados por um cão que matou dois dos cinco irmãos. Agora, os três sobreviventes têm um pai (que faz as vezes de mãe), Noah, que mora no centro de reabilitação animal para onde os coelhos foram mandados depois do acidente. O pombo-papai foi para lá porque não tem uma perna.

FONTE: ÉPOCA



Mau hálito: Existe a cura definitiva?

Uma baforada com mau hálito pode significar coisas piores do que uma refeição rica em cebola, alho ou uma esquivada da escovação dos dentes. Exaladas asquerosas são alertas de gengivite, pouca saliva ou outras condições nada saudáveis.

Infelizmente até a pessoa mais saudável do mundo acorda com gosto de cabo de guarda-chuva na boca, pela manhã. “Ninguém vai acordar de manhã com aroma de flores na boca”, disse Walter Bretz, professor da Universidade de Nova York.

As cáries e as línguas com seus fundos entalhes funcionam como reservatórios de bactérias que chamamos de placa. A bactéria produz compostos sulforosos voláteis que levam ao mau hálito, ou halitose. Uma boca fedorenta pode ser um aviso de gengivite – inflamação nas gengivas que comumente causa inchaço, sangramento e sensibilidade na gengiva – que é causada pela placa bacteriana.

Escovar os dentes e até língua ajudam a varrer as bactérias para fora.

Fio dental
Os dentistas sempre encorajam seus pacientes a se infiltrarem nos locais mais difíceis entre os dentes com o fio dental. No entanto Walter disse que nenhuma pesquisa havia sido conduzida para medir no que essa prática poderia favorecer.

Em um estudo publicado na revista científica Journal of Periodontology feito com gêmeos entre 12 e 21 anos, Walter fez com que um grupo escovasse os dentes e línguas regularmente. O outro grupo adicionou o uso do fio dental. Depois de apenas duas semanas aqueles que usavam o fio dental tinham melhor hálito e menos sangramento nas gengivas do que seus irmãos que não usaram o fio dental naquele período.

Bafo de alho
Algumas vezes nem sequer o fio dental pode ajudar o mau hálito. Apenas uma mordida de certas comidas podem deixar o seu hálito repulsivo.

A halitose de um banquete temperado com cebola e alho pode durar mais tempo logo depois que a refeição é ingerida. Os alimentos são absorvidos pela corrente sanguínea e carregados para os pulmões local de origem de outros odores sinistros.

Enxaguante bucal e chicletes apenas mascara o cheiro por um breve período de tempo, pois o bodum continua até que o alimento passe através do seu corpo.

Um malcheiroso alerta
Uma boca pouco saudável é comumente sinal de um corpo pouco saudável. Por exemplo, cientistas correlacionaram halitose com doenças cardíacas. Pesquisas também indicaram que outras doenças e problemas de saúde produzem halitose como sintoma.

Segundo dentistas o mau hálito pode ser indicação de preocupações maiores como infecções. Boca seca, uma condição em que o corpo não produz saliva, evita que o corpo varra as bactérias fedorentas da boca. Durante toda a noite nós ficamos com a boca seca, pois ninguém produz saliva enquanto dorme, o que causa o típico bafo mata-leão matutino.

Pacientes com câncer que fazem radioterapia freqüentemente apresentam o problema da boca seca.

Um paciente na idade avançada com halitose pode ter ainda mais problemas. Com a boca seca vem a dificuldade para engolir e o paciente pode facilmente empurrar comida pela traquéia, diretamente para os pulmões, o que pode levar a pneumonia.

Insuficiência renal, diabetes, mudanças hormonais e problemas pulmonares também podem causar halitose. O cigarro contribui para uma exalação mais catinguenta para os fumantes.

Contribuições da dieta
Problemas digestivos como a dificuldade em metabolizar ácidos graxos e visitas poucos freqüentes ao vaso sanitário podem produzir mau hálito. Também é sinal de dietas e de alimentação com pouco freqüente.

Uma pesquisa mostrou que as pessoas que seguem a dieta das proteínas – também conhecida como dieta de carboidrato – como a dieta de Atkins, sofrem de halitose, apesar dela ser comprovadamente a melhor dieta.

Para descobrir se você deve se preocupar sobre o seu mau hálito visite um dentista ou um periodontista. Mas não antes de seguir estas dicas:

■Escove os dentes adequadamente, de preferência com uma escova elétrica, que limpa os dentes de maneira muito mais eficiente do que as antigas que funcionam apenas com a força dos seus próprios músculos.
■Use o fio dental freqüentemente.
■Use um enxaguante bucal com flúor diariamente para prevenir as cáries que acumulam bactérias malcheirosas.
■Estudos mostraram que usar um limpador de línguas freqüentemente também ajuda a diminuir a halitose.

Se você finalmente esgotar estas técnicas e inhaca baforenta persistir, procure um médico para investigar se não é uma das condições que indicamos anteriormente.

Fonte: Hypescience

maria tereza cichelli

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário...