Amizade é coisa simples: Alguém pensa em você mesmo quando você não pede tampouco precisa. E quando precisa não pede porque faz parte do outro, a ponto dele sentir, pressentir.
quinta-feira, novembro 13, 2008
"Não se é escritor por ter escolhido dizer certas coisas, mas sim pela forma como as dizemos."
Se o homem escutasse...
Se o homem escutasse gemidos dentro da noite fria e antes de se acomodar sob os edredons fosse à janela do seu apartamento e enxergasse lá embaixo um vulto, uma coisa, levantar com esforço da calçada, ensaiar uns passos bêbados pela rua e remexer cestos de lixo como um bom e experiente vira-lata; e se o tal molambento avançasse com gula nas sobras da cidade (tanto as transformadas pelo suco dos intestinos quanto as outras, ainda tenras e apetecíveis), deleitando-se com uma ânsia infantil na comidinha a escorrer-lhe pelos lados da boca e fazendo emanar um calor gostoso da barriga; e se o sarnoso, não satisfeito, começasse a urrar na madrugada silenciosa, gritando coisas ininteligíveis e impedindo o sono de toda a gente com uivos de animal no sacrifício e com um bater ameaçador nas portas das casas; se o perebento, como um desatinado, louco total, chutasse as paredes (por sorte muito sólidas) até esfarinhar os ossos dos pés, mas ainda assim o desgraçado continuasse, equilibrado sobre o toco das canelas e fazendo dos gemidos e dos berros uma ladainha repugnante e tão alta que fosse impossível deixar de ouvi-la - se tudo isso acontecesse na noite da cidade, com certeza o homem ficaria desesperado e não saberia o que fazer.
Porém, mesmo sem olhar para fora, o homem sabe que a rua está deserta porque a noite está de fato gelada e ninguém deixará o conforto do seu lar com um tempo desses, com um vento desses que emite gemidos e derruba latas de lixo e espalha toda a imundície na calçada. Sorte que antes do dia clarear virão os Trabalhadores da Limpeza Urbana com seu uniformes engomados e fragrantes e suas vassouras apagarão os sinais da passagem do vento, esse vento noturno que ainda se enfia pelas frestas das fachadas das casas, que faz cantar as portas e janelas, balança as placas de trânsito na rua, assovia nos fios de eletricidade e varre a cidade num silvo agudo. Esse vento que varrerá também as nuvens que ainda encobrem a lua da madrugada, dando lugar então ao brilho prateado que logo verterá uma língua de leite sobre os telhados. E espadas de lume perpassarão as venezianas dos quartos de dormir e encherão as casas de uma luz diagonal, calma e azulada, a luz que todo o mundo quer ver.
Pensando nessa imagem, o homem fecha os olhos e dorme calmamente.
Amilcar Bettega é escritor, autor de O vôo da trapezista, Deixe o quarto como está e Os lados do círculo(livro vencedor do Prêmio Portugal Telecom de Literatura Brasileira em 2005).
Pássaro come fruta em um parque na margem do Rio Minsk, na Bielorússia
Lince ibérico é fotografado em um centro de criação de La Olivilla, na Espanha; programa de reprodução do animal, em risco de extinção, tem obtido sucesso ao chegar à marca recorde de treze sobreviventes
Indiano lê livro de orações em frente ao Templo Dourado em Amritsar, iluminado por ocasião do 539º aniversário do Guru Nanak Dev
UOL
Reino Unido - Imagem divulgada nesta quarta-feira mostra cobra da espécie Rhynchophis boulengeri rompendo a casca do ovo no Zoológico de Londres. Esse é o primeiro registro de reprodução em um zôo europeu de animais da espécie, originária do Vietnã e identificada pelo estranho focinho em forma de chifre
Suíça - Filhote de hipopótamo é visto ao lado de sua mãe, Helvetia, no zoológico da Basiléia. O pequeno animal, batizado de Farasi, nasceu no dia 6 de novembro
Chimpanzé 'adota' filhotes de tigre na Flórida
Macaca brinca, dorme e até oferece dedos para felinos usarem como chupeta.
Vírus da Aids desaparece em paciente que sofreu transplante de medula óssea
Caso é 'interessante', mas 'isolado', disse hospital que tratou o paciente.
Homem se submeteu a transplante para tratar de uma leucemia.
LEIA MAIS
G1
Mostra traz obras de vencedores do 'Nobel' da fotografia; veja
Uma exposição no museu Reiss-Engelhorn, de Mannheim, na Alemanha, traz pela primeira vez as obras de todos os vencedores do renomado prêmio Hasselblad de fotografia.
A mostra inclui cerca de 250 obras de fotógrafos famosos que ganharam o Hasselblad, considerado por muitos como o “Prêmio Nobel” da fotografia.
Entre os artistas estão expoentes da fotografia mundial como o brasileiro Sebastião Salgado, o francês Henri Cartier-Bresson, o americano Richard Avedon e o sueco Lennart Nilsson.
Veja imagens da exposição
Mulher dá à luz depois de receber ovário inteiro
Uma mulher de 39 anos deu à luz uma menina em Londres depois ter sido a primeira paciente a receber um ovário inteiro em um transplante.
O bebê, pesando 3,6 kg, é filha de uma alemã casada com um britânico e que havia ficado estéril aos 15 anos.
Anteriormente, outras mulheres haviam tido filhos depois de receber partes menores do tecido ovariano.
A mulher conseguiu engravidar naturalmente depois de receber o ovário de sua irmã gêmea.
BBCBRASIL
Hipnose ajuda a acalmar medo da crise financeira
Hipnoterapeutas perceberam aumento no número de consultas com o anúncio de problemas nos grandes bancos
Na sessão de hipnose, o terapeuta usa tons calmantes e algumas vezes música para levar seus clientes a um estado profundo de relaxamento. Ele então sugere ou recomenda que ele mude seu comportamento, ajustando sua maneira de pensar para atingir seus objetivos. Tudo em uma linguagem bem direta e com uma voz calma.
A questão do gosto é mais complexa
Existem pelo menos cinco gostos básicos.
Receptores para diferentes sabores não estão limitados a partes da língua.
Russa das pernas longas revela que os homens ficam intimidados
Svetlana Pankratova calça 43 e tem 1,96 m de altura; só de pernas, 1,32m.
Russa já tentou ser jogadora de basquete e modelo.
STF decide que greve de policiais civis de São Paulo é ilegal
Liminar obrigava que 80% dos policiais continuassem trabalhando.
Reajuste aprovado por Assembléia Legislativa pode pôr fim à greve.
Do G1
maria tereza cichelli
Postado por
mariatereza cichelli
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigada pelo comentário...