domingo, janeiro 29, 2017

O que a idade nos traz?


"O que a idade nos traz?

Lembro quando era mais nova e adorava chamar atenção.

A idade me trouxe a vontade de sair dos holofotes, de trabalhar nos bastidores e antes, que não me calava por nada, ando escolhendo o silêncio em muitas ocasiões.

A voz alta querendo ter razão foi sendo substituída por olhos observadores.

Na minha vida assumo meu palco, mas foi com a idade que aprendi que deve se ter muito cuidado para não invadir o palco do outro.

Querendo espaço, muitas vezes pisamos com desrespeito o terreno que não é nosso.

As plateias também não me agradam tanto.

Menos tumultos, perdi o medo das solidões.

Tive a curiosidade e coragem de me conhecer.

E, ao saber de mim, do que me machuca e me cativa, comecei a me colocar no lugar do outro e a tratar com zelo os relacionamentos.

Ainda sou eu.

Prezo a verdade, a lealdade, ainda tenho minha acidez e vez ou outra, minhas mãos devolvem o tapa depois de ter minha outra face vermelha de tanto apanhar.

Ainda sou imatura e cometo falhas levianas.

Mas sei que evoluí.

Tenho muitos anos ainda para crescer (que Deus me permita) e, outra coisa que aprendi com a idade, foi a me fazer, somente a mim, de referência de comparação.

Estou melhor do que era antes, mas tenho um mar imenso de coisas a aprimorar.

O importante é que tem sido gratificante ver os dias passarem e no fim da noite deitar com a consciência que dei o meu melhor, e o que não fiz, que durmo com uma vontade imensa de fazer tudo o que posso no dia seguinte para que os objetivos sejam alcançados.

Menos autocobrança sem deixar de cumprir o que devo, também.

Coisas boas que a idade nos traz.

Hoje, minha felicidade carrego em meu semblante e não mais em gargalhadas altas.

Em um sorriso discreto consigo dizer ao mundo que sou feliz e estou bem.

Muito bem."


(Rachel Carvalho)