sexta-feira, janeiro 29, 2016

Leap Second: Um segundo faz diferença?


Quando a gente pensa no tempo, um segundo não parece muita coisa e então a gente deixa passar, afinal tem sempre outro dia, outra chance, outra oportunidade… Daí o destino aparece de rompante e sopetão e faz você mudar de ideia, muda seu Status Quo e te tira da inércia da vida, te leva ou te traz algo que parecia imutável.

Como nos ensinou o exagerado Cazuza, o tempo não para e ele é veloz, é voraz! Te movimenta e te mostra que um segundo pode sim fazer toda a diferença, em um segundo tudo pode mudar. Em um segundo você comete um erro e perde alguém ou então acerta e ganha, talvez, quem sabe… Em um segundo dois olhares se cruzam e em apenas um quinto dele você pode se apaixonar, segundo um estudo publicado no Journal of Sexual Medicine. Se pra se apaixonar levamos apenas 0,2 segundo de quanto precisamos para esquecer alguém? Se é que é possível, pois Obsolem confidenciou à Alice que aquilo que é inesquecível as vezes também precisa de apenas um segundo para existir.

Às vezes a vida leva da gente coisas que nem imaginamos sentir falta em apenas alguns segundos ou nos traz de volta à vida no mesmo tempo. Quantas vezes ouvimos por aí que pessoas que se descuidaram e em um segundo perderam a vida ou que perderam um vôo e escaparam de um acidente por questão de segundos? A vida também não espera! Uma criança não espera nem um segundo para vir ao mundo. Então porque você espera para fazer aquilo que tem vontade? Não espere a pessoa certa para se apaixonar ou o emprego perfeito para mudar de vida, ou o tempo certo para ir atrás de quem você ama, ou a hora certa para pedir perdão, pois pode ser tarde demais.

No dia 30 de junho às 20h59m59s o tempo parou e ganhou mais um segundo, devido ao fenômeno chamado “leap second”, ou segundo extra, que foi adicionado à contagem oficial do tempo e que acontece pela 26ª vez para atualizar a hora do planeta alinhando-o através do relógio atômico que é mais confiável, uma vez que a rotação da terra não é tão precisa assim… Um segundo extra pode mudar muito mais coisas do que podemos imaginar, afinal, segundo a teoria do Caos toda ação possui uma reação e dita que mesmo algo tão pequeno como o bater das asas de uma borboleta de um lado do globo terrestre pode causar um tufão do outro lado do mundo.

De nada adianta se prender ao passado com medo do futuro, ele vem de uma forma ou de outra. Se prenda aqueles que você ama, aproveite cada segundo do seu tempo com eles, pois quando você parar pra pensar que, muitas vezes, um segundo é mais que suficiente, pode ser tarde demais. E você, o que pretende fazer com esse segundo extra

Carla Rocha