sábado, setembro 12, 2015

A cada lado o que lhe cabe

Era o que faltava.

Os defensores de Dilma, contingente em processo de extinção, começam a culpar os “pescadores de águas turvas”, aqueles “que apostam no quanto pior, melhor”, pelo acúmulo de crises que abalam o país e que começam a revogar avanços econômicos e sociais há muito contabilizados.

Não é o PT que comanda o leme do país há 12 anos? Não foi nesse período, e somente nele como diz Lula e repetem seus acólitos, que o Brasil de fato se afirmou como uma potência mundial capaz de provocar inveja em outros países? O resgate dos pobres da miséria não foi uma obra exclusiva do PT?

Demos de barato, portanto, que tudo isso seja verdade, somente a verdade, nada mais do que a verdade. Então por que tudo de ruim que está acontecendo conosco desde o fim do primeiro governo de Dilma deve ser atribuído ou compartilhado com os que não rezam pela cartilha do PT? Logo esses sem nenhum poder de mando?

Quem de fato pode responder pelos erros de condução econômica do Dilma 1? A oposição? Os que se limitaram a assistir o jogo? Quem gastou além do que o país podia para garantir a permanência do PT no poder? Que candidato a presidente na mais recente eleição mentiu à farta para vencer seus adversários?

Quem, agora, sem ao menos pedir desculpas, alega que não se deu conta do tamanho da crise que se avizinhava? Como se não tivesse tido todas as indicações necessárias para que adotasse providências há tempo. É por isso que os programas sociais, antes considerados intocáveis, estão sendo cortados ou simplesmente congelados.

Quem pôs a faca na garganta do governo obrigando-o a fazer todas as opões que o levaram ao desastre, carregando o país? Foram as “forças ocultas”? Foi o chamado Consenso de Washington? Foi a impiedosa ação do neoliberalismo? Ou foi a incompetência de um partido que dispunha unicamente de um projeto de poder?

De há muito que o país foi dividido pela retórica oficial entre “nós e “eles”. A essa altura, para que não reste dúvida sobre quem é responsável pelo quê, é melhor que fique assim por mais algum tempo.

NOBLAT

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário...