sexta-feira, abril 10, 2015

No depoimento de Vaccari na CPI da Petrobras, só se saíram bem os hamsters e os esquilos da Mongólia


Até para inocente é difícil sobreviver a uma CPI. Quanto mais para quem é suspeito de cometer crimes.

A pressão é grande. Boa parte dos parlamentares só está ali para ofender o depoente. E eventuais contradições ao longo de muitas horas são mais do que inevitáveis.

João Vaccari Neto, tesoureiro do PT, acusado de corrupção, lavagem de dinheiro e formação de quadrilha, disputou com dois hamsters e três esquilos da Mongólia a condição de estrela da sessão da CPI.

Os bichinhos derrotaram Vaccari no quesito simpatia.

Mesmo protegido por um habeas-corpus concedido pelo Supremo Tribunal Federal, que lhe permitiria ficar calado ou mesmo mentir, Vaccari enrolou-se em passagens cruciais do seu depoimento de sete horas.

A que mais chamou atenção: Vaccari admitiu que esteve no escritório do doleiro Alberto Yousseff, em São Paulo, o principal operador do pagamento de propinas pelas empreiteiras.

Esteve por lá chamado por Yousseff, disse. Para o quê? Vaccari respondeu que não sabia. Por último, afirmou que Yousseff não estava no escritório. Então ele foi embora. Que tal?

Por que Vaccari, que negou ser amigo do doleiro, aceitou um convite dele para um encontro sem sequer saber sobre o que conversariam? Falta do que fazer? Curiosidade? Amor pelo trânsito de São Paulo?

- Eu conheci Alberto Youssef casualmente, há muitos anos. Não tenho relacionamento com ele. Nunca tratei de finanças do PT ou de finanças em geral com ele – jurou Vaccari.

À Justiça, Yousseff jurou que já deu dinheiro a Vaccari na sede paulista do PT.

Em outro momento, Vaccari confirmou que se encontrou muitas vezes cm Pedro Barusco, na época, um dos gerentes da Petrobras.

Barusco revelou à Justiça que o PT recebeu até 200 milhões de dólares de propina por intermédio de Vaccari.

O tesoureiro negou. E disse que seus encontros com Barusco serviram apenas para que discutissem política e assuntos inocentes.

Vaccari nada ganhou indo depor na CPI. Só perdeu. O PT também perdeu. Só ganharam os dois hamsters e os três esquilos da Mongólia que tiveram seus cinco minutos de fama.

NOBLAT

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário...