terça-feira, outubro 28, 2014

Hoje na História...


Estátua da Liberdade é inaugurada em Nova York 

No dia 28 de outubro de 1886, o presidente norte-americano Grover Cleveland inaugurava a Estátua da Liberdade, em Nova York.

Desenhada pelo francês Frederic Bartholdi, a obra foi um presente pela boa relação entre os povos da França e dos Estados Unidos.

A altura total do símbolo é de 92,9m, sendo 46,9m correspondendo à altura da base e 46m à altura apenas da estátua.

A obra foi construída na França, desmontada e enviada de navio para Nova York.

Reconstruída na Ilha Bedloe, ela também foi um presente em comemoração ao centenário da independência dos Estados Unidos.

Durante as três décadas seguintes, a Estátua da Liberdade viu chegar 12 milhões de imigrantes para sua nova casa.

O monumento esteve fechado em algumas ocasiões, como na década de 80, quando passou por uma grande reforma.

Depois dos atentados terroristas ao World Trade Center, em 2001, o local foi fechado para visitação e só foi reaberto completamente oito anos depois.

A partir de outubro desde ano, um dia após seu aniversário de 125 anos, novas reformas por motivo de segurança serão executadas e a visitação ficará restrita ao parque que circunda a estátua.

As obras deverão durar um ano.






É fundada a prestigiada Universidade de Harvard 

Em um dia como este, em 1636, era fundada a Universidade de Harvard, uma das mais prestigiadas do mundo e a mais antiga instituição de ensino superior dos Estados Unidos.

A sua data de fundação é alvo de controvérsias, sendo que algumas fontes também creditam que isso aconteceu no dia 8 de setembro de 1636.

Fundada em Cambridge, em Massachusetts, no começo era chamada apenas de New College.

A partir de 13 de março de 1639 passou a ser denominada Harvard College, em homenagem a John Harvard, um dos seus principais benfeitores.

Embora nunca tenha sido formalmente afiliado a uma igreja, o colégio servia de treinamento de líderes congregacionalistas e unitaristas.

A primeira vez que a instituição foi mencionada como universidade foi em 1780.

Atualmente, Harvard conta com o maior orçamento financeiro de uma instituição de ensino do mundo, com US$ 30 bilhões arrecadados em setembro de 2012.

Em 2009, o custo de um aluno durante um ano de ensino de graduação era de 800 mil euros, incluindo alimentação e moradia.

Sete presidentes dos EUA se formaram em Harvard: John Adams, John Quincy Adams, Rutherford B. Hayes, John F. Kennedy, Franklin Delano Roosevelt, Theodore Roosevelt e Barack Obama.

Além deles, Bill Gates, ex-presidente da Microsoft, e Mark Zuckerberg, fundador do Facebook, também foram alunos desta universidade.



History

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário...