sábado, outubro 25, 2014

Hoje na História...


General Médici foi eleito presidente do Brasil 

No dia 25 de outubro de 1969, o general Emílio Garrastazu Médici era eleito presidente da república do Brasil por uma sessão conjunta do Congresso Nacional.

Ele ficou no poder até 1974.

Apesar de ter prometido que durante o seu governo seria restabelecida a democracia, sua gestão foi considerada uma das mais repressoras do Brasil. Tanto que houve denúncias de tortura, morte e desaparecimentos de presos políticos ao longo da década de 70.

No governo Médici foram reprimidas as guerrilhas de esquerda rurais e urbanas, assim como as manifestações populares.

Se no campo da liberdade o governo Médici deixou a desejar, o mesmo não se aplica à economia.

Nesta época, o Brasil viveu o período conhecido como “”Milagre Econômico”” - crescimento econômico recorde, inflação baixa e projetos desenvolvimentistas.

Defensor do patriotismo, também é do governo de Médici a campanha publicitária com o slogan "Brasil, ame-o ou deixe-o".

Outras ações de destaque de Médici foram o acordo com o Paraguai para construção da Usina de Itaipu, o Plano de Integração Social (PIS) e o Programa de Assistência Rural (Prorural).

Ainda foi promovida uma grande campanha de alfabetização de adultos por meio do Mobral. Contudo, apesar dos bons indicativos econômicos, o Brasil seguia com a miséria da população e a grande desigualdade social.

Após o fim do seu mandato como presidente, em 1974, Medici abandonou a vida pública.

Ele faleceu aos 79 anos, no dia 9 de outubro de 1985, no Rio de Janeiro, vítima de complicações de um Acidente Vascular Cerebral (AVC). Médico era natural de Bagé (RS).






Nasce o pintor espanhol Pablo Picasso 

No dia 25 de outubro de 1881, nascia Pablo Ruiz y Picasso, um dos mais famosos pintores do mundo.

Espanhol de Málaga, ele foi o precursor do movimento cubista e influenciou a arte no século 20, tanto na pintura quando na escultura.

Com talento reconhecido pelos pais deste criança, estudou arte em Barcelona e se mudou para Paris em 1904.

Três anos depois, pintou “Les Demoiselles d Avignon”, que mostrou sua influência e fascinação pela arte primitiva e esculturas, principalmente as de origem africana.

Esse quadro representa um ponto de virada na arte porque abriu as portas para os movimentos cubista e abstrato.

Trabalhando com o seu amigo e colega Georges Braque, Picasso começou a pintar de maneira analítica e com formas geométricas.

Seu quadro The Three Musicians (1921) é uma das maiores realizações usando esta técnica.

Um dos seus quadros bastante conhecido é Guernica, de 1937,considerada por muitos sua obra prima.

A enorme pintura foi uma resposta de Picasso ao bombardeio, no mesmo ano, pelas forças fascistas contra a cidade espanhola, homenageada com o nome do quadro.

Picasso permaneceu na França durante a Segunda Guerra Mundial, mas foi proibido de exibir o seu trabalho após a ocupação alemã.

Ele se juntou ao Partido Comunista Francês, em 1944. Em 1955, se mudou para a Riviera francesa.

Picasso continuou a trabalhar com uma inacreditável rapidez e velocidade – como pintor, escultor, ceramista, designer e artista gráfico – até os 90 anos.

O valor de seu patrimônio era estimado em mais de US$ 500 milhões quando ele morreu no dia 8 de abril de 1973, em Mougins, França.






Brasil e Argentina entram em guerra pela posse da Província Oriental ou Cisplatina 

No dia 25 de outubro de 1825, o Brasil declarou guerra às Províncias Unidas quando Buenos Aires reincorporou a Província Oriental, ou Cisplatina, ao seu território. Em 1821, o império brasileiro havia invadido e anexado o atual território do Uruguai, incorporando-o à Província Cisplatina.

A Argentina sofreu a invasão de Missões e ataques às províncias de Corrientes e Entre Rios, além de ataques navais da frota brasileira.

Contudo, as tropas de Buenos Aires, com a ajuda das forças uruguaias, fizeram seus adversários retrocederem após mais de três anos de combates terrestres e navais.

Na batalha de Ituzaingo, em 20 de fevereiro de 1827, os argentinos derrotaram definitivamente as forças brasileiras.



History

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário...