quarta-feira, outubro 22, 2014

Hoje na História...


Papa João Paulo II assume o poder da Igreja Católica 

O Papa João Paulo II assumia, oficialmente, o posto de líder da Igreja Católica em um dia como este, no ano de 1978.

Ele ficaria no cargo até o dia da sua morte, em 2 de abril de 2005.

Natural da Polônia, João Paulo II teve o terceiro maior pontificado documentado da história - atrás de São Pedro (37 anos) e Pio IX (31).

Foi um dos líderes da Igreja com mais viagens pelo mundo: visitou 129 países durante o seu papado.

Também conseguia se comunicar em vários idiomas, além do polonês.

Outro número de seu pontificado é em relação à vocação universal pela santidade: beatificou 1340 pessoas e canonizou 483 santos.

Após sua morte, João Paulo II foi proclamado beato em 1 de maio de 2011 pelo Papa Bento XVI, na Praça de São Pedro, no Vaticano.






Morre o escritor Oswald de Andrade 

Um dos grandes nomes do modernismo literário brasileiro morria no dia 22 de outubro de 1954.

Neste dia, falecia em São Paulo o escritor Oswald de Andrade, um dos promotores da semana de Arte Moderna de 1922, na capital paulista.

Ele foi autor do Manisfesto da Poesia Pau-Brasil e do Manifesto Antropófago, um dos marcos do modernismo.

Também publicou o primeiro livro de poemas do modernismo brasileiro, chamado Pau-Brasil.

Na sua busca por uma identidade da arte brasileira, Oswald de Andrade se interessava pelas formas de expressão ingênuas e primitivas.

Para ele, toda a multiplicidade cultural do Brasil representava uma vantagem para a renovação artística do país, até então influenciada por modelos tradicionais de arte europeia.

Oswald de Andrade também propôs uma língua nacional diferente do português.

A ideia era um idioma brasileiro, formado por um vocabulário popular, explorando alguns desvios da fala, imitando o "erro criativo".

Contudo, uma das suas ideias mais conhecidas é a da antropofagia, que explora o papel simbólico do canibalismo nas sociedades tribais/tradicionais, já que o canibal não come o ser humano pela alimentação, mas para adquirir as qualidades do inimigo ou de alguém.

Com isso, Oswald pretendia expressar que a cultura brasileira é mais forte; foi colonizada pelo europeu, mas digere o europeu e assim torna-se superior a ele.

Com suas ideias, Oswald foi um vanguardista, e teria sido o primeiro brasileiro, cronologicamente, a influenciar o movimento literário brasileiro de maior repercussão internacional, o concretismo.

Mais tarde, influenciou outros movimentos como o tropicalismo (música) e grupos como Teatro Oficina e Cia. Antropofágica.


"Tupi or not tupi - That is the question." 

 "Só a Antropofagia nos une. Socialmente. Economicamente. Filosoficamente" 

[Oswald de Andrade]

History

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário...