terça-feira, outubro 21, 2014

Hoje na História...


Nasce Alfred Nobel, criador do prêmio Nobel 

Criador do prêmio Nobel, o sueco Alfred Nobel nasceu no dia 21 de outubro de 1833 na cidade de Estocolmo.

Químico, engenheiro e industrial, ele tentou encontrar uma maneira segura de manusear a nitroglicerina, o que o levou à invenção da dinamite e da tampa de detonação.

Ele foi dono de fábricas para produção de dinamite e de empresas para comercialização do produto.

Nobel desenvolveu poderosos explosivos e construiu detonadores.

Ele ainda registrou mais de 350 patentes, muitas delas não relacionadas com explosivos.

Com uma personalidade complexa, ao mesmo tempo dinâmico e recluso, foi um pacifista, mas acabou rotulado como “mercador da morte” por sua atividade com os explosivos.

Talvez para contrariar este rótulo, ele deixou a maior parte da sua fortuna para a criação do Prêmio Nobel, que se tornaria o mais conceituado dos prêmios internacionais.






Dom Pedro II funda o Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro 

Inspirado no Institut Historique de Paris, D. Pedro I fundava em um dia como hoje, no ano de 1838, o Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro (IHGB), no Rio de Janeiro.

Trata-se da mais antiga e tradicional entidade de incentivo à pesquisa e preservação histórico-geográfica, cultural e de ciências sociais do Brasil.

A sua criação tinha como objetivo, acima de tudo, a construção de um Estado imperial centralizado e forte.

Suas principais atividades estavam orientadas à publicação de documentos relevantes para a história do Brasil e o incentivo aos estudos de história.

Na época de sua fundação, o Instituto reuniu em seus quadros integrantes da alta sociedade e intelectuais, com membros locais e de outras partes do mundo.

Durante muitos anos, o IHGB foi a única fonte produtora de saber histórico, seu monopólio só foi quebrado em 1862, com a criação do Instituto Arqueológico e Geográfico Pernambucano e, posteriormente, com outros institutos como o de São Paulo ou o Mineiro.

Atualmente, além de publicar a Revista do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro (RIHGB), reunindo artigos de seus membros, a instituição tem importante papel na preservação da memória cultural do país.






Thomas Edison inventa a lâmpada incandescente comercializável 

Em um dia como este, no ano de 1879, o norte-americano Thomas Edison transformava o invento da lâmpada incandescente em algo comercializável, usando uma haste de carvão (carbono).

Desde o início do século XIX, vários inventores tentaram construir fontes de luz à base de energia elétrica, e a maior dificuldade era encontrar um filamento que não queimasse a lâmpada - atualmente é usado o filamento de tungstênio, cuja temperatura chega a 3000°C.

Para evitar a combustão dos filamentos, todo o ar da lâmpada é removido e, em seu lugar, são inseridos gases inertes.

O grande problema é que o rendimento da lâmpada incandescente é muito baixo: apenas o equivalente a 5% da energia elétrica consumida é transformada em luz, os outros 95% acabam como calor.

Thomas Edison registrou 2.332 patentes em sua vida e era conhecido como "O Feiticeiro de Menlo Park".

Ele foi um dos primeiros inventores a aplicar os princípios da produção maciça ao processo da invenção.

Ele morreu no dia 18 de outubro, aos 84 anos, em West Orange, Nova Jersey, nos EUA.



History

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário...