sexta-feira, outubro 17, 2014

Fomentar o ódio entre os brasileiros: a nova tática da campanha de Dilma

Fomentar o ódio entre os brasileiros: a nova tática da campanha de Dilma

A estratégia é repugnante, mas refinada. João Santana sabe que eleitores escolhem o candidato não com base em decisões racionais, mas por identidade de grupo.

Muita gente ficou chocada com a baixaria das acusações da campanha de Dilma contra Marina Silva. O segundo turno não vai ficar pior: já ficou.

A nova tática dos marqueteiros do partido é repercutir, exagerar e até mesmo inventar ataques de tucanos contra pobres, negros e nordestinos.

Lula e Dilma dedicaram o dia de ontem para criticar ataques na internet contra os nordestinos que votaram no PT. Dilma condenou as mensagens num ato em Teresina; Lula disse em nota que “é um absurdo que o Nordeste e os nordestinos sejam caracterizados como ignorantes”.

Como é praxe nas ações coordenadas pelo marqueteiro João Santana, Lula e Dilma falaram a mesma coisa ao mesmo tempo.

É a mesma tática usada na reação às vaias da Copa. No último dia 13 de junho, Lula, desta vez em Teresina, disse que as vaias eram coisa de ricos mal educados; Dilma, em Brasília, comparou as vaias à tortura que sofreu na ditadura militar.

No lodaçal dos blogs alinhados ao governo, o roteiro “tucanos contra nordestinos” se repetiu. O blog Conversa Afiada, de Paulo Henrique Amorim, exibe um texto informando, pasme o leitor, que a “classe médica prega castração química de nordestino”. O site oficial do PT dizia que “FHC alimenta preconceito contra nordestinos”.

AlexandraFica pior.

A Militância em Ambiente Virtual (MAV) do PT criou perfis falsos de apoiadores de Aécio que propagam ódio aos pobres. O perfil de Alexandra Santos, por exemplo, postou logo após o Primeiro Turno: “É isso aí, pobres e negros que votem no PT, agora com Marina fora do jogo não necessitamos de votos dos miseráveis, queremos votos de pessoas de qualidade. Negros e favelados que se…” O coordenador do perfil mal teve cuidado de apagar postagens anteriores, em que a mesma Alexandra defende o atual governo.

A estratégia é repugnante, mas refinada. João Santana sabe que eleitores escolhem o candidato não com base em decisões racionais, mas por identidade de grupo. Diante de um caso de preconceito, é fácil tomar a parte pelo todo e generalizar. Chega-se assim à ideia de que os eleitores de Aécio desprezam pobres e negros em geral. E, se os tucanos desprezam nordestinos, a melhor vingança é votar contra eles. A aversão a pessoas repugnantes é o melhor argumento eleitoral.

É claro que há pessoas preconceituosas e detestáveis em qualquer lado da política ou região do Brasil. Essa não é a primeira eleição em que eleitores alucinados exalaram preconceito contra nordestinos. Ocorre que o PT está exagerando – e talvez até mesmo inventando casos – para sensibilizar nordestinos e demais brasileiros que não toleram racismo.

No desespero para ganhar a eleição, vale até fomentar o ódio entre os cidadãos.

spotniks.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário...