domingo, setembro 28, 2014

Hoje na História...


Lei dos Sexagenários determina libertação dos escravos a partir de 60 anos 

Em um dia como este, em 1885, era promulgada a Lei dos Sexagenários, que concedia "liberdade" aos escravos com mais de 60 anos.

Esta liberdade é discutível pois, assim que o escravo atingisse essa idade, ele ainda teria um vínculo de três anos de trabalho gratuito com seu patrão.

Na prática, apenas escravos com mais de 65 anos teriam o direito conquistado, o que fez com que a lei não tivesse grande impacto, já que poucos escravos atingiam esta idade e, além disso, nesta altura da vida, eles estavam desvalorizados.

Com a lei, os proprietários tinham mais autonomia para dispensar a mão de obra menos produtiva.

Apesar de não ter causado grandes mudanças práticas, a Lei dos Sexagenários fez parte de uma série de avanços na campanha dos abolicionistas que, três anos mais tarde, conseguiriam aprovar a Lei Áurea, que aboliu a escravatura no Brasil.

Antes de ser aprovado, o projeto dos Sexagenários, do liberal Sousa Dantas, recebeu forte oposição dos fazendeiros, que acabaram aceitando com a condição de que os escravos com 60 anos tivessem esse vínculo de três anos.

Antes, em 1872, a Lei do Ventre Livre foi aprovada para impedir que crianças negras fossem forçadas a trabalhar.

Apesar desta lei representar um certo avanço, o jovem escravo encontrava-se repleto de dívidas aos 21 anos, já que até ali tinha sido bancado por seu patrão com estadia, comida e necessidades básicas.

Ou seja, a alternativa para muitos era seguir como escravo.





Lei do Ventre Livre é promulgada no Brasil 

No dia 28 de setembro de 1871 era promulgada no Brasil a Lei do Ventre Livre, ou seja, crianças filhas de escravos a partir desta data não seriam mais obrigadas ao regime da escravidão.

A lei pretendia estabelecer um estágio evolutivo entre o trabalho escravo e o regime de trabalho livre, sem, contudo, causar mudanças abruptas na economia ou na sociedade.

Segundo a lei, os filhos dos escravos, chamados de ingênuos, tinham duas opções: ou ficavam com os senhores de suas mães até a maioridade (21 anos) ou poderiam ser entregues ao governo.

Na prática, os ingênuos seguiram nas propriedades e foram tratados como escravos.

Também houve um aumento da mortalidade infantil entre os escravos, já que além das péssimas condições de vida, aconteceu um descaso pelos recém-nascidos.

Além disso, jamais foi fornecida a ajuda financeira aos fazendeiros para que estes arcassem com as despesas da criação dos ingênuos como estava prevista na Lei do Ventre Livre.





Nasce Tim Maia, músico brasileiro 

No dia 28 de setembro de 1942 nascia, no Rio de Janeiro, Sebastião Rodrigues Maia, mais conhecido como Tim Maia.

Cantor de grande talento e popularidade, ele cresceu nos anos 50 sob a influência das músicas de Billl Halley, Elvis Presley, Little Richard e Jerry Lee Lewis. Em 1957, fazia parte do grupo

Os Sputniks, que contava com Roberto e Erasmo Carlos.

Dois anos depois, foi para os Estados Unidos, onde estudou inglês e teve contato com a soul music.

Seu primeiro compacto foi gravado em 1970, na Philips, com a música “Primavera”, seu primeiro sucesso.

A partir daí, sua fama só cresceu e várias de suas músicas tornaram-se clássicos como “Azul da cor do mar”, “Chocolate”, “Não quero dinheiro”, “Gostava tanto de você”, “Descobridor dos Sete Mares” e “Me dê motivo”.

Em seus shows, Tim Maia era conhecido pela grande expectativa que criava no público, pois ninguém sabia se ele apareceria ou não para cantar.

Contudo, quando estava inspirado cantava por mais de três horas.

Sobre o uso de drogas, ele nunca admitiu diretamente o consumo, contudo uma de suas frases conhecidas é:

"Eu não bebo, não fumo e não cheiro; só minto um pouquinho". 

Ele morreu no dia 15 de março de 1998, em Niterói (RJ), vítima de parada cardíaca causada por infecção generalizada, aos 55 anos.



History

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário...