quarta-feira, setembro 24, 2014

Hoje na História...


Morre D. Pedro I, primeiro monarca do Império do Brasil 

No dia 24 de setembro de 1834 morria, em Lisboa, D. Pedro I, primeiro fundador e primeiro monarca do Império do Brasil.

Nascido no dia 12 de outubro de 1798, em Lisboa, ele foi o quarto filho do rei Dom João VI com a rainha Carlota Joaquina.

Quando Portugal foi invadido por tropas francesas, ele e toda a aristocracia portuguesa fugiram para o Brasil, em 1808.

O início da Revolução liberal do Porto, em 1820, em Lisboa, obrigou D. João VI a voltar para Portugal em abril de 1821.

Com isso, D. Pedro I ficou como príncipe-regente do império e precisou lutar contra ameaças de revolucionários e insubordinação de tropas portuguesas.

Diante da tentativa do governo português de retirar a autonomia política do Brasil, Pedro I optou por declarar a independência do Brasil de Portugal em 7 de setembro de 1822.

Em 12 de outubro, foi aclamado imperador brasileiro e, em março de 1824, havia derrotado todos os exército leais a Portugal.

Ele ficou no poder até 7 de abril de 1831, quando, incapaz de lidar com os problemas do Brasil e de Portugal ao mesmo tempo, abdicou do trono em favor do seu filho Dom Pedro II, retornando à Europa.

De volta a Portugal, ele se viu em meio a uma guerra, que envolveu toda a península ibérica, numa luta entre defensores do liberalismo e os que defendiam o absolutismo.

Pedro I morreu de tuberculose, no dia 24 de setembro de 1834, poucos meses após ele e os liberais obterem a vitória.

Ele morreu no palácio de Queluz, no mesmo quarto e na mesma cama onde nascera 35 anos antes.
 



Nasce James Henson, o criador de "Os Muppets" 

James Maury Henson nasceu no dia 24 de setembro de 1936 e faleceu no dia 16 de maio de 1990.

Foi um dos mais importantes artistas de marionetes na história da televisão.

Realizou vários longa-metragens de animação de marionetes e foi um proeminente produtor televisivo durante os anos 70.

Para desenvolver seus projetos fundou diferentes companhias The Jim Henson Company, the Jim Henson Foundation, e a Jim Henson s Creature Shop.

Henson é especialmente lembrado por ser o criador, em 1964, dos muppets ou "teleñecos", como são conhecidos na Espanha, um tipo de marionetes de tela dotadas de grande mobilidade, e líder criativo da equipe por trás de seu êxito prolongado ao longo de várias décadas.

Henson conseguiu criar um conjunto interessante de personagens desenvolvendo ideias inovadoras com um sentido do ritmo e o humor que conquistou uma audiência tanto infantil como de adultos.

Suas obras são lembradas em parte por promover valores positivos na infância como a amizade, magia ou o amor, temas que apareciam na maior parte de suas obras.

O show dos muppets ou teleñecos (The muppet show, 1976-1981) protagonizado por Kermit (Gustavo ou René) e a porquinha Piggy (Miss Peggy) junto a pessoas reais, foi visto em mais de cem países.





Nirvana lança o clássico álbum Nevermind

Um dos álbuns de maior influência do rock dos últimos tempos era lançado em um dia como este, no ano de 1991.

Nevermind, o segundo álbum de estúdio do Nirvana foi, instantaneamente, um sucesso de crítica e público, que levou a banda de Seatlle, nos EUA, à fama mundial.

Inicialmente, a gravadora Geffen Records, acreditava que o álbum venderia em torno de 250 mil cópias, mas o disco chegou aos 30 milhões.

Além da música este álbum ainda é destaque pela capa, em que o Spencer Elden aparece nadando atrás de uma nota de um dólar presa em um azol.

Até hoje, Nevermind tem sua influência no cenário musical.

Em 2011, foi lançada uma edição remasterizada de Nevermind, em comemoração aos 20 anos do álbum.


History

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário...