domingo, julho 27, 2014

A ciência confirma: seu cachorro sente ciúme


Você provavelmente já teve essa suspeita e agora a ciência confirma: seu cãozinho é uma criatura ciumenta. Um grupo de cientistas da Universidade da Califórnia constatou isso ao colocar os donos dos animais para brincar com cachorros de pelúcia. Os caninos de verdade não gostaram. A ciência duvidava dessa capacidade porque, até hoje, acreditou-se que sentimentos como o ciúme exigissem capacidades cognitivas complexas. A pesquisa defende que o ciúme ocorre também em formato mais básico. E afeta seu bicho de estimação.

Ciúme é coisa séria e complicada – especialistas apontam que o sentimento é a terceira maior causa de homicídios nas culturas modernas. Cientistas sabem que mesmo bebês de 6 meses de idade podem sentir ciúmes. O novo estudo, publicado na quarta-feira (23) na revista Plos One, aplicou nos cães um teste já utilizado para verificar o ciúme em crianças pequenas. Por 36 horas, gravaram as reações dos cães enquanto seus donos os ignoravam e brincavam com modelos de pelúcia. Durante esse tempo, enquanto os donos estavam com os cachorros falsos, mais de três quartos dos cachorros empurrou ou tocou o humano. Os cães também tentaram se enfiar entre o dono e o brinquedo. Outros rosnaram para o bicho de pelúcia.

Em um segundo momento, os donos brincaram e falaram carinhosamente com um brinquedo que imitava uma abóbora iluminada, dessas que os americanos usam na decoração de Halloween. Os cachorros não se importaram muito (provavelmente, acharam a escolha do brinquedo meio absurda. Eu acharia).

“A motivação que você tem, quando sente ciúmes, é a vontade de quebrar a ligação existente entre a pessoa que você ama e um possível rival”, disse a psicóloga Christine Harris, que liderou o estudo, a NPR. Segundo ela, ao tentar afastar seus donos dos brinquedos de pelúcia, os cães do estudo manifestavam um sentimento semelhante ao ciúme.

Outros pesquisadores já haviam verificado comportamento semelhante em cães e outras espécies, como coiotes. O experimento de Harris é a primeira experiência controlada do gênero. Por isso a importância de sua descoberta. Ela abre campo para novas especulações: quando sentem ciúmes, os humanos ficam paranoicos, passam a imaginar cenas de traição. Se os cachorros sentem ciúme, ou esse sentimento ocorre em formas menos complexas, ou os cachorros são mais complicados do que se imagina.

RC

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário...