sexta-feira, outubro 11, 2013

Organização contra as armas químicas ganha Nobel da Paz


O Prêmio Nobel da Paz de 2013 foi concedido à Organização para a Proibição de Armas Químicas (Opaq).

O anúncio foi feito na manhã desta sexta-feira em Oslo, na Noruega. O Comitê do Prêmio justificou a escolha mencionando os "extensos esforços" da organização na luta pelo fim das armas químicas.

Crise síria - Criada em 1997 com o objetivo de eliminar todo o arsenal químico espalhado pelo mundo, a Opaq ganhou importância neste ano, depois que o uso de gases tóxicos em massacres contra a população civil na Guerra da Síria quase provocou a intervenção dos Estados Unidos no conflito.

A ação militar só foi evitada depois que o ditador sírio Bashar Assad aceitou um acordo proposto pela Rússia e que prevê a destruição de seu arsenal químico. Inspetores da Opaq serão os responsáveis por supervisionar a eliminação das armas. Recentemente, membros do grupo afirmaram que Damasco está cooperando e estimaram que, até o meio de 2014, a operação pode ser concluída.

​Sediada na Holanda, a organização conta com uma equipe de 500 pessoas e um orçamento anual inferior a 100 milhões de dólares, segundo a agência Reuters. A Opaq possui 189 países-membros, comprometidos com a convenção que proíbe o uso de armas químicas e prega a sua erradicação.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário...