sábado, outubro 26, 2013

As cores e a atmosfera onírica de Klaus Mitteldorf

Um livro e uma exposição celebram o estilo único de um dos maiores fotógrafos brasileiros 


Klaus Mitteldorf é arquiteto de formação, surfista por prazer e fotógrafo por vocação. Nos últimos 35 anos, esse paulistano de retumbante sobrenome alemão produziu uma infinidade de imagens para revistas, publicidade e arquitetura. Agora, quando completa 60 anos, suas fotos estão reunidas no livro Work. É um trabalho raríssimo no Brasil de organização e apresentação da obra de um artista.

A fotografia de Klaus tem uma característica marcante: é profundamente autoral. Não importa se a imagem abstrata foi feita para uma campanha publicitária ou se o nu artístico saiu numa revista masculina. Elas terão a cara e o espírito de seu autor. O colorido, o jeito de tratar o corpo feminino e a atmosfera onírica são claramente identificáveis. Klaus conquistou espaço no Brasil e em outros países com imagens que trabalhavam formas e cores de uma maneira única.

A professora e crítica de fotografia Simonetta Persichetti diz que Klaus consegue traduzir de forma sintética, e ao mesmo tempo sutil e misteriosa, o que lhe vai pela alma. “É como se a fotografia fosse seu caderno de anotações, um intérprete entre ele e o mundo”, afirma.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário...