São tantos os monumentos mundialmente famosos da capital da França que é difícil acreditar que uma linha de trem abandonada corte a Cidade Luz, despercebida pelos turistas. Chamada de La Petite Ceinture, ela deixou de funcionar em 1934 e, desde então, foi tomada pela vegetação e se transformou em um espaço cheio de cores, seja pelas obras de grafite que decoram seus muros ou por cerca de 200 espécies de plantas que vivem lá.
Construída em 1862, era uma linha circular – por isso o nome cinto – que passava em volta da cidade e conectava várias grandes estações de trem. Nos anos 1930, com o sucesso do metrô, ela deixou de ser necessária. Muitas das estações também foram abandonadas. A Gare de Charonne, por exemplo, virou uma casa de shows de rock’n’roll, o La Flèche d’Or.
Passear pela La Petite Ceinture é um jeito totalmente diferente de ver Paris – apesar do acesso ser oficialmente proibido. Tranquila e vazia, ela não lembra em nada as 14 linhas de metrô que cortam a cidade atualmente. Como é aberta, é possível observar o fundo de casas que nunca seria possível ver da rua. Alguns dos túneis também são conhecidos por ter acesso às Catacumbas de Paris, ossuário subterrâneo que é atração turística. As fotos são do blog Messy Nessy Chic.
Repare como a vegetação tomou a linha de trem pela cidade de Paris
Os trilhos ganharam grafites
MARIE CLAIRE
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigada pelo comentário...