quarta-feira, novembro 11, 2009

O BRASIL ESCURECEU...


Apagão deixa milhões sem luz em vários estados

Queda de linha de transmissão no Centro-Oeste ou pane em Itaipu são as causas da falta de energia. Abastecimento de água deve ser afetado

Rio - Um blecaute em escala nacional deixou sem energia, por volta das 22h20 de ontem, vários estados. Ficaram às escuras Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio Grande do Sul, Mato Grosso e Pernambuco, pelo menos. Até as 23h de ontem, a causa do apagão não era conhecida. De acordo com o Operador Nacional do Sistema (ONS), cerca de 17 mil megawatts de potência — o equivalente a toda a energia necessária para o estado de São Paulo foram perdidos com a pane, o que impossibilitou o fornecimento para as demais regiões. Oitocentas cidades ficaram no breu. Parte do Paraguai também teve cortes de energia.

>>Veja mais imagens do blecaute no Rio

A causa mais provável, de acordo com o que era investigado pelo Ministério das Minas e Energia, é a queda de uma torre de transmissão na linha que abastece São Paulo. A falha teria ocorrido na Região Centro-Oeste, onde à tarde houve chuvas fortes e ventania, região onde esses fenômenos climáticos são frequentes. Com o corte de energia em São Paulo, dispositivos no estado emitem informação de ‘ausência de energia’ para todo o País. Itaipu, diante da informação de que a energia não será entregue, interrompe o fornecimento, apesar de ainda estar em condições de gerar força para o resto do Brasil.


Começa temporada do Papai Noel

Homem vestido de Papai Noel é cercado por crianças em vilarejo de Himmelpfort, na Alemanha. Crianças de todo o mundo mandam cartas com pedidos de Natal para o local nesta época do ano.

VEJA



Gaivota sobrevoa o golfo do Alabama no amanhecer do dia com a chegada de tempestade tropical, nos Estados Unidos

OLHO MÁGICO



Santos, litoral sul de São Paulo, durante apagão que afetou grande parte do país

FOLHA ONLINE



Um elefante recém-nascido caminha junto a sua mãe no zoológico de Amersfoort. De acordo com os tratadores, o animal nasceu saudável e passa bem


Máscaras de líderes mundiais são exibidas em uma fábrica de brinquedos, em Saitama, próximo a Tóquio. O presidente americano Barack Obama chega ao país na próxima sexta-feira, dia 13, para um encontro com o primeiro-ministro japonês Yukio Hatoyama


Casal observa escultura de dragão iluminada no zoológico de Emmen. No total, 30 instalações de luz produzidas por 44 artistas chineses são exibidas no local durante o Festival de Luzes, que segue até 10 de janeiro de 2010


Imagem mostra avenida 23 de maio, no sentido aeroporto de Congonhas, uma das afetadas pelo apagão que atingiu diversas regiões do Páis na noite desta terça-feira. As primeiras informações são de que um problema da usina hidrelétrica de Itaipu teria ocasionado a queda de energia


Apagão atinge diversas regiões do País

O Rio de Janeiro ganhou uma coloração avermelhada


Em um bar de São Paulo, clientes continuaram bebendo durante o apagão

TERRA


Estudantes chineses denunciam 'patrulhas do beijo' em universidade

Estudantes chineses denunciaram que uma universidade do leste da China criou patrulhas para policiar casais que estejam se beijando nas dependências do instituto.

Segundo mensagens dos estudantes da Universidade Florestal de Naninjg colocadas na internet, as patrulhas são formadas por estudantes voluntários da própria faculdade, que verificam se os casais estão se abraçando, beijando ou sentados próximos demais.

De acordo com o correspondente da BBC em Xangai, Chris Hogg, a universidade afirmou que as patrulhas estão ajudando a "limpar a atmosfera" em seu campus.

As patrulhas são supervisionadas por professores. Os voluntários trabalham em turnos de duas horas entre as 10h30 e as 21h.

BBCBRASIL



Ecoturismo para salvar a “flor-cadáver”

Ela só nasce em algumas parreiras de Indonésia, Malásia, Filipinas e Tailândia. Por ser uma parasita, não possui hastes ou folhas, mas sua enorme flor de cinco pétalas pode ter mais de um metro de diâmetro. A planta também é chamada de “flor-cadáver”, devido a seu forte cheiro de carne podre. Esse odor e sua forma de esfera maciça e carnuda é atrativa para os insetos.

A raflésia está sob ameaça de extinção devido ao desmatamento das florestas asiáticas e a sua exploração para a medicina tradicional. Agora, as tribos indígenas da Malásia, que colhiam as flores para vendê-las, estão sendo treinadas para protegê-las e para serem guias de ecoturismo na região.

GLOBO RURAL



Pet, sobre homenagem na Calçada da Fama: 'Fiquei emocionado. É uma honra'

Meia rubro-negro terá forma dos pés imortalizados no Maracanã. Ele foi entrevistado no Programa do Jô, que vai ao ar ainda nesta semana

GLOBO ESPORTE





Apagão no Brasil repercute em sites internacionais de notícias

CNN diz que energia já começa a ser restabelecida no País.
New York Times afirma que aeroportos tiveram operações suspensas.

Do G1

maria tereza cichelli

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário...