sexta-feira, outubro 23, 2009

LULA E JUDAS UNIDOS...


Lula, Cristo e Judas na campanha

Em sua entrevista a Kennedy Alencar, publicada pela Folha de São Paulo, Lula fez uma declaração que pegou fogo:

“–Se Jesus Cristo viesse para cá e Judas tivesse a votação num partido qualquer, Jesus teria de chamar Judas para fazer coalizão.”

A declaração não é grave pelo seu conteúdo político. Lula disse que num ambiente partidário disperso e desorganizado como a política brasileira, todo candidato a governante é obrigado a fazer alianças impuras e eticamente complicadas. Está errado? Está mentindo? Disse alguma novidade ? Não.

Mas Lula não poderia colocar Cristo numa vulgar conversa política. É uma questão religiosa, de formação cultural. Para muitos brasileiros, Cristo é o sinônimo do sagrado, do intocável, daquilo que não conhece o pecado.

Ao dizer que Cristo seria capaz de fazer uma coalização com Judas, Lula deu a entender que, em sua visão, Ele não é tão puro assim. Sem querer, terminou por rebaixá-Lo. Ocorre que Lula não perde a oportunidade para reafirmar sua fé católica.

Numa rara manifestação contra um presidente com popularidade altíssima, o governador José Serra reagiu na mesma hora e disse que a entrevista é um retrato de Lula “na forma e no conteúdo.”

Está claro que o PSDB fará o possível para ampliar essa declaração, gravá-la na memória do eleitorado. Não só.

Em nome da cúpula da Igreja, a CNBB também veio a público para condenar Lula.

Ao lembrar que Jesus não se aproximou dos fariseus, o secretário-geral Dimas Lara Barbosa criticou o presidente pelo que ele não disse — Lula, claramente, estava se referindo ao mundo político brasileiro e ao Congresso, e não aos templos da Galiléia. Não cabia a chance de corrigí-lo neste ponto. A manifestação do secretário-geral deixou claro, porém, que a entidade não queria perder uma chance de criticar o presidente.

O porta-voz da CNBB aproveitou para dizer que Cristo sabia reconhecer as pessoas por fora e por dentro e conseguia identificar os hipócritas — nesse momento, uma câmara de TV mostrou a risada de um repórter que tomava anotações nas proximidades. A cena não foi boa para Lula.

O futuro dirá o tamanho do prejuízo que Lula causou a si próprio.

Paulo Moreira Leite - ÉPOCA



Um jardineiro rega plantas e o gramado de um jardim no centro de Xangai, próximo a escultura de uma árvore gigante ornamentada por botões de diversas flores diferentes. A obra de arte atrai a atenção dos curiosos da localidade


Traficante empunha fuzil enquanto faz vigilância da movimentação no morro dos Macacos, Rio de Janeiro. Nesta quinta-feira, policiais civis da Delegacia de Roubos e Furtos de Automóveis (DRFA) foram recebidos a tiros no início de uma operação realizada para reprimir o tráfico de drogas, armas e veículos roubados na favela de Parada de Lucas.


O leão asiático de nome Gabriel brinca com duas abóboras no seu viveiro, no zoológico de Londres, na Inglaterra. O animal completou três meses e recebeu farta alimentação nesta quinta-feira


Menina aguarda pela inspeção de segurança em um veículo em Bannu, na região do Waziristão do Sul. Cerca de 50 mil moradores já saíram do local desde o último sábado para fugir das ofensivas militares contra os Talibãs. Pelo menos 24 supostos insurgentes e dois soldados foram mortos no último confronto


Um panda gigante se espreguiça após acordar, no zoológico de Pequim. A espécie é uma das mais ameaçadas de extinção do mundo. Cerca de 1,6 mil pandas vivem em liberdade na China


Uma galinha adota os gatinhos rejeitados pela mãe, em um sítio em Bauru (SP). A gata não consegue chegar perto dos filhotes. Segundo a proprietária da casa, quando alguém se aproxima, a galinha avança, protegendo os gatinhos


Montagem com quatro fotos mostra torre Eiffel iluminada durante show de luzes, em Paris. A apresentação integra os eventos de comemoração do aniversário da estrutura, que completa 120 anos em 2009


Membros da banda ZZ Top, baixista Dusty Hill (esq.) e guitarrista Billy Gibbons (dir.) se apresentam em concerto na cidade de Skopje. O grupo americano, formado também pelo baterista Frank Beard, teve seu auge nos anos 70 e 80


Menina puxa seu irmão e algumas abóboras em um carrinho de mão, em Easton, no Estado de Maryland. Americanos de todo o país se preparam para o Halloween, comemorado no dia 31 de outubro. Uma das tradições do feriado é esculpir um rosto em uma abóbora e colocá-la na porta de casa ao escurecer

TERRA



Francine e Natália Cassassola têm aulas de samba com ator de ‘Dalva e Herivelton’

Ex-BBBs estiveram juntas no ensaio da Mocidade Independente de Padre Miguel

Do EGO



Bebê de Gisele Bündchen será uma menina, diz revista

‘Life and Style’ afirma que top queria pintar quarto da criança de rosa.
Filha da modelo com Tom Brady deve nascer em dezembro.

Do G1


Britânicos preveem 1º transplante de útero humano em 2 anos

Cientistas britânicos que conseguiram realizar com sucesso transplantes de úteros em coelhos acreditam que o desenvolvimento das pesquisas poderá levar ao primeiro transplante de útero humano em até dois anos.

Os pesquisadores do Royal Veterinary College e do Hammersmith Hospital, em Londres, dizem ter descoberto como transplantar um útero e garantir um suprimento de sangue que dure o suficiente para uma gravidez.

A pesquisa com os coelhos foi apresentada nesta semana em uma conferência da Sociedade Americana para Medicina Reprodutiva, em Atlanta, nos Estados Unidos.

Os responsáveis pelo estudo formaram uma organização sem fins lucrativos para receber doações para financiar as pesquisas.

Eles avaliam precisar de 250 mil libras (cerca de R$ 720 mil) para completar as pesquisas.

BBCBRASIL



Chanel e outras grifes vestem o Snoopy

O Snoopy vai fazer 60 anos em 2010 e as comemorações já começaram. A Semana de Moda do Japão deu o pontapé inicial na festa com uma exposição em que mostram Snoopy e sua companheira cheios de estilo vestidos por grifes como Chanel e Balenciaga. A marca japonesa G.V.G.V. também vestiu a dupla, num look cheio de referência roqueira, com direito a guitarra e microfone


Balões luminosos de empreendedor inglês são sucesso de vendas

Em um ano, o empresário vendeu mais de cinco milhões de balões

Em menos de um ano, James Halliburton, 29 anos, dono da empresa inglesa Illoom Balloons, vendeu mais de cinco milhões de balões luminosos. O produto é um balão comum reforçado com luz de LED dentro, que o faz brilhar intensamente quando inflado. A ideia surgiu no Halloween do ano passado. O empresário criou uma bexiga laranja luminosa que se parecia a uma abóbora fosforescente. Neste ano, a empresa criou uma edição limitada de Halloween: bexigas laranjas luminosas com desenhos de fantasmas (foto).


Bandeja toca parabéns a você e ajuda a cortar o bolo

Desenvolvida pela empresa de design Deni, a bandeja indica onde cortar até 12 pedaços iguais

A briga pelo maior pedaço de bolo está com os dias contados. A bandeja musical desenvolvida pela empresa americana Deni tem pequenas luzes de LED em volta do bolo que indicam onde cortar até 12 pedaços de tamanhos iguais. Além disso, a bandeja também toca “Parabéns a você”. O fabricante indica a bandeja para bolos, pizzas e tortas.

EMPRESAS E NEGÓCIOS



Empresário diz que Argentina recusou proposta de amistoso com Brasil

Segundo Guillermo Tofoni, AFA não quer pegar time de Dunga quatro dias depois de encarar a Espanha

GLOBOESPORTE.COM



Turismo na Espanha sofre com crise, mas "Madri está na moda"

Com número de turistas 6,7% menor, espanhóis apelam para as touradas e tentam conquistar brasileiros

Atualmente, os principais visitantes com destino à Espanha são os franceses, seguidos dos britânicos, portugueses, italianos, alemães e americanos. Com boa situação econômica em meio à recessão mundial, o Brasil também começa a chamar a atenção do setor de turismo espanhol. “Nos últimos cinco anos, o número de brasileiros que visita o país tem aumentado bastante. Para 2010, teremos os brasileiros como foco prioritário”.

O principal destino dos turistas brasileiros na Espanha é a capital do país, Madri. Na sequência aparecem as regiões da Catalunha (Barcelona), Andaluzia (Sevilha) e Galícia (Santiago de Compostela).

A capital, aliás, resiste até agora à queda no número de visitantes. São 9 milhões de turistas por ano. “Madri é a única região da Espanha que não está perdendo visitantes em 2009. Não estamos crescendo, mas tampouco estamos com desempenho negativo”, afirma a responsável pelo turismo na cidade.

Com 90 mil leitos a oferecer, cerca de 6% do PIB de Madri já vem do turismo. A região tem ganhado peso nos últimos anos. “Houve um trabalho muito forte de promoção do turismo na cidade. Madri está na moda”. Pois, para o bem da economia espanhola, que ela continue assim.

ÉPOCA



Cientistas decifram o segredo do sorriso de Mona Lisa

Caiu um dos maiores mistérios da história da arte. Desde o século XVI, quando Leonardo Da Vinci realizou a pintura, o rosto de Mona Lisa intriga os pesquisadores. Enquanto alguns juram enxergar um ar de seriedade, outros veem um tímido sorriso. Dois neurologistas espanhóis chegaram à solução do conflito: os dois lados estão certos. Nossos olhos captam os dois sinais – o sorriso e a seriedade – e os embaralha na hora de mandá-los para nosso cérebro.

Antes da descoberta dos neurologistas, a ciência já havia se debruçado sobre o mistério. Em 2005, cientistas da Universidade de Amsterdã haviam desenvolvido um algoritmo de computador que cravou: Mona Lisa é uma mulher 83% feliz, 9% enjoada, 6% atemorizada e 2% incomodada.

Mas desta vez os pesquisadores foram atrás da percepção humana sobre o sorriso, e não a de um computador. Segundo Luiz Martinez Otero e Diego Alonso Pablos, do Instituto de Neurociência de Alicante, na Espanha, as muitas células de nossa retina capturam diferentes categorias de informações, como tamanho, claridade, brilho e localização em nosso campo de visão. Algumas vezes, um dos sinais captados ganha mais força que o outro e vemos o sorriso ou não.

Eles chegaram à conclusão ao comparar como a luz afeta nosso julgamento sobre o humor de Mona Lisa. Para alguns voluntários, eles mostraram um cartão negro durante 30 segundo e pediram para analisar o sorriso em seguida. Para outro grupo eles mostraram uma tela branca antes da análise. Os voluntários que tiveram as células da retina sensibilizadas pelo branco do cartão viram mais o sorriso do que o grupo que tinha os olhos acostumados com o negro.

Os cientistas também mostraram como o tempo do olhar altera a percepção do sorriso. Com mais de um minuto para olhar a pintura, os olhos dos voluntários acabavam se focando no lado esquerdo da boca e vendo o sorriso.

A conclusão é de que o segredo do sorriso de Mona Lisa está mais na nossa cabeça do que na pintura de da Vinci. Mas um mistério ainda resta: será que essa dubiedade toda foi intencional?

Texto: Guilherme Rosa - GALILEU

maria tereza cichelli

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário...