
Como o sinal "@" começou a ser usado na informática?
A arroba é uma unidade de medida de peso usada, no Brasil, para produtos agropecuários - equivale a 15 quilos. Então como ela veio parar no meio de todos os emails que mandamos?
A história vem de longe. A palavra arroba é espanhola, derivada do árabe árabe ar-rubaHa - literalmente, "quarta parte", conta o professor de Língua Latina da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) Bruno Jorge Bergamin.
Mas seu símbolo, @, foi a abreviatura usada pelos monges copistas medievais para a preposição latina AD, que pode indicar o começo de uma ação, ou direcionalidade. Algo como "para, para a parte de, ao lado de, ao pé de, junto a, em, em casa de". Em inglês, passa a ser a abreviatura de "at", diz o professor, e era usado inicialmente em linguagem comercial. Assim: 50@2£ seria "50 a 2 libras cada um".
Citando o dicionarista Antônio Houaiss, Bergamin conta que o pulo para a informática se deu em 1971, quando o engenheiro norte-americano Ray Tomlinson usou o símbolo para identificar um usuário de determinada máquina. Ou seja: paul@saturn significaria paul at saturn, ou, em português, paul na saturn.
Mas se parece engraçado, em português, usar nos e-mails uma palavra que descreve o peso de um boi, você não viu nada. Segundo o professor Bergamin, na Itália se lê "chiocciola", que significa "caramujinho" - referência ao visual do @. Parece, né?
Redação Terra

Caiado: “Lula está estuprando o Congresso”
O líder do DEM na Câmara, Ronaldo Caiado, afirmou há pouco que a manutenção do regime de urgência nos projetos que compõem o marco regulatório do pré-sal irá interromper qualquer trabalho no Congresso. A oposição se prepara entrar em obstrução simultânea na Câmara e no Senado, não só no plenário quanto nas comissões.
- Foi uma atitude truculenta. É uma falta de bom senso completa. O Congresso não vai mais funcionar. Havia um entendimento de pauta, de debates, mas com votação. Agora ele quebrou totalmente o clima de respeito com a instituição. Ele está estuprando o Congresso Nacional.
Com o regime de urgência, o projeto tem 45 dias para ser votado na Câmara e outros 45 para passar pelo Senado. Após este prazo, ele começa a trancar a pauta e nada mais é votado antes dele. Só que com a obstrução permanente a um tema sensível como este pode atrasar até a votação do Orçamento do ano que vem.
- Isso não vai acabar bem. Só vamos votar a lei eleitoral. De resto, não vota mais nada. Nossa disposição é levar esse processo até o infinito.
Caiado considera alarmante a exiguidade dos prazos.
- Quem é o iluminado que sabe tudo sobre esses temas para apresentar as emendas, com 103 apoios, até a próxima quinta-feira, quando acaba o prazo? Eles (o governo) têm a ideia de que o Congresso é uma mera autarquia do ministério e serve para carimbar o que eles mandam.
Por Lauro Jardim - VEJA

Ladrão arromba escola e esquece cachorro no local
Após receberam denúncia, policiais encontraram um Jack Russell Terrier em um jardim de infância arrombado em Gateshead (Inglaterra). Não, o arrombamento não havia sido cometido pelo cachorro. O animal simplesmente foi esquecido no local pelo assaltante. Os policiais deram ao cão o nome de Bobby, que foi levado a uma instituição para animais abandonados.
"Esperamos que alguém possa reconhecer o cão e identificar o dono", disse o inspetor Peter Storey.
Será que o assaltante vai arrombar a instituição para recuperar o seu melhor amigo abandonado na cena do crime
O GLOBO

JB

Trabalhador chinês inspeciona frasco com a vacina da gripe suína (H1N1), produzida pelo laboratório Sinovac Biotech, em Pequim; o governo da China aprovou a fabricação de uma vacina que impede a nova gripe em uma única dose

Devotos hindus da Índia tomam as ruas de Mumbai enquanto uma estátua gigante do deus hindu Lord Ganesha é levada por seguidores para imersão no mar da Arábia. Devotos hindus rezam em templos temporários construídos para Lord Ganesha para invocar suas bênçãos por prosperidade, durante um festival que dura dez dias

Afegãos alimentam pombos no Santuário de Hazrat Ali, em Mazar-i-Sharif, norte do Afeganistão

Bailarina da companhia de dança flamenca do guitarrista Paco Pena durante a apresentação da peça "Flamenco sin fronteras", em Londres (Inglaterra)
UOL
Mágico sincroniza cartas com música do Sting
Qualquer mágico minimamente decente sabe como fazer truques usando cartas de baralho. Normalmente são aquelas mágicas em que ele pede para uma pessoa da plateia escolher uma carta e no final faz com que ela (a carta) apareça num lugar totalmente inesperado.
Shawn Farquhar, vencedor de inúmeros campeonatos mundiais de mágica, resolveu ir um pouco além em suas habilidades com o baralho. Em seu número, ele faz seus truques com as cartas sincronizados ao som da música Shape of my heart, do cantor Sting. O resultado ficou bacana.
BOMBOU NA WEB

Elas trocam a comida pelo álcool para emagrecer
A próxima novela das oito da Globo, Viver a Vida, de Manoel Carlos, vai trazer uma personagem vivida por Bárbara Paz que sofre de drunkorexia. Para quem não conhece o termo, foi criado para designar um transtorno alimentar em que as doentes (porque a maioria é mulher) bebem em vez de comer para emagrecer. Elas transformam a obsessão pela magreza em uma compulsão pela bebida.
Outro dia conversando com os administradores de uma clínica de recuperação de usuárias de drogas, fiquei sabendo que o número de familiares de jovens que os procuram para tratar de drunkoréxicas está crescendo. Além da óbvia supervalorização da magreza e dos inatingíveis padrões de beleza, muitas meninas acabam se tornando drunkorexicas por questões mais complexas, e internas.
Segundo os estudiosos dos distúrbios alimentares, eles costumam surgir em pessoas que já possuem algum trauma ou transtorno psicológico. Muitas são depressivas e uma parte considerável foi abusada ou negligenciada na infância.
Há cerca de um ano, o New York Times fez uma matéria sobre o assunto. Nela, uma jovem dizia que bebia para ficar mais calma. “O álcool tira minha ansiedade. As duas coisas caminham juntas. Quanto mais eu bebo, mais eu entro no meu distúrbio alimentar, e vice-versa”. Em uma comunidade extinta do Orkut, uma jovem dizia que se sentia mais magra quando estava bêbada.
MULHER 7X7 - ÉPOCA
A censura dos ignorantes
Um aspecto torna muito difícil discutir internet no Congresso. Nossos políticos não sabem como ela funciona, não tem idéia do que é um site, não aprenderam o que é um blogue e apenas um poucos sabem o que é um twitter. Essa ignorância explica a postura, de dar a internet o mesmo tratamento que dispensam ao rádio e a TV.
É a censura dos ignorantes, daqueles que legislam sem conhecer o assunto. Queria deixar claro que considero que o tratamento dado à radio e a TV já é um erro autoritário.
Com o argumento de que é preciso dar um espaço igual a todo candidato, a lei assegura a presença de candidatos de aluguel em todos os debates, impede que as emissoras dediquem um espaço maior aos candidadatos que tem melhores índices de intenção de voto — e proibe o direito de opinião. Essa medida é um erro porque a liberdade de informar e opinar é um direito constitucional — ainda mais em se tratando de assunto de interesse público, como a cobertura de uma eleição.
Apesar disso, as emissoras de rádio e TV podem trabalhar. É possível dar férias aos comentaristas e inventar reportagens com todos os concorrentes para fingir que a disputa é equilibrada. Os tele-jornais não deixam de ser o que são por causa desse controle.
O caso é diferente na internet. O tempo dos sites e dos blogues é outro — o último minuto, o último segundo, quem sabe o tempo real. Não é possível controlar o que vai ao ar — nem programar. A guerra pela audiência é uma guerra pelo instante, pelo conteúdo de cada momento. As formas de entrar na rede são múltiplas, de natureza variada — e de efeito variado, também.
Além da produção de cada site, você tem a atuação dos internautas, terreno onde o público em geral recebe a companhia de ativistas, militantes e cabos eleitorais. Tentar transferir as regras do rádio e da TV para a internet é tão absurdo como aplicar regras de volei numa partida de futebol. É outro esporte.
Alguém poderia explicar a situação real para nossos senadores. Assim, seu trabalho pela censura seria menos vergonhoso — e quem sabe menos truculento.
Paulo Moreira Leite - ÉPOCA

Lula mantém pedido de urgência do pré-sal
Apesar de apelo dos líderes do governo, presidente decide manter mecanismo que obriga Congresso a analisar os projetos de exploração do petróleo em águas profundas em até 90 dias
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva decidiu manter o pedido de urgência constitucional dos quatro projetos que regulamentam a exploração de petróleo na camada do pré-sal. A informação foi dada pela líder do governo no Congresso, senadora Ideli Salvatti (PT-SC), após uma reunião de Lula, na manhã desta quinta-feira (3), com os líderes da base aliada da Câmara e do Senado e ministros.
"Ele não desistiu da ideia [de retirar a urgência], apesar do apelo dos líderes", afirmou Ideli. O pedido para a retirada do mecanismo para a tramitação mais ágil das propostas no Congresso foi feito na quarta-feira (2) pelo presidente da Câmara, deputado Michel Temer (PMDB-SP), a Lula.
"A avaliação do presidente é pela manutenção do regime de urgência", disse Aloizio Mercadante (PT-SP), líder do PT no Senado, ao sair da reunião no Centro Cultural Banco do Brasil, onde Lula está despachando durante as reformas no Palácio do Planalto.
O pedido de urgência constitucional só pode ser feito pelo presidente. Com essa medida, o projeto de lei tem que ser analisado na Câmara, obrigatoriamente, em 45 dias. E, depois, há mais 45 dias para a tramitação no Senado. Se o prazo expirar em uma das Casas, a proposta passa a trancar a pauta de votações. A oposição afirma que esse tempo é muito curto para um tema tão importante e ameaça obstruir os trabalhos no plenário e nas comissões da Câmara.
Redação Época

Festa religiosa para deus Ganesha reúne milhares de pessoas em Mumbai, na Índia; festival no país dura dez dias
FOLHA ONLINE

Descoberta de anticorpos contra HIV abre caminho à vacina para combater a Aids
Um "ponto fraco" do vírus HIV comum a muitas de suas linhagens foi descoberto por pesquisadores norte-americanos, que publicaram o resultado em artigo na revista "Science" desta quinta-feira (3).
Trata-se de um canal para afetar o vírus por meio de anticorpos recém-encontrados, o que pode levar a uma potente vacina contra a Aids. A grande dificuldade apontada para esta busca é a rápida mutação do vírus. Isso impede que o sistema imunológico e seus anticorpos possa detectá-lo normalmente.
De acordo com Wayne Koff, vice-presidente sênior de pesquisa e desenvolvimento na Iniciativa Internacional pela Vacina contra a Aids, em Nova York, o importante é saber para que alvo apontar.
Os testes de laboratório mostraram que os novos anticorpos conseguem afetar muito mais variantes e linhagens do HIV que o usual, o que dá aos pacientes potencialmente proteção tanto contra novos variantes com os quais estão infectados quanto contra quaisquer novos mutantes do vírus que sejam desenvolvidos em seus corpos.
O grupo de pesquisadores liderados por Dennis Burton, da Scripps Research Institute, na Califórnia, analisou o sangue de 1.800 indivíduos para checar seus anticorpos.
Eles descobriram que cerca de 10% dessas pessoas tinham o que foi chamado de "anticorpos amplamente neutralizantes", que poderiam reconhecer múltiplas linhagens do HIV. A partir deste material, os cientistas puderam chegar a dois anticorpos extremamente potentes, ambos de um doador africano.
New Scientist

AROEIRA

Reino Unido - Jóqueis participam de corrida de camelos, próximo a Tower Bridge, em Londres. A competição é organizada pelo clube de rúgbi Saracens, já que adotaram o animal como novo mascote

Brasil - Meninos se refrescam em fonte na Praça da Sé, no centro de São Paulo. A temperatura máxima na cidade hoje chegou aos 32ºC, segundo os meteorologistas

Guadalupe - Pescadores guardam seus barcos para se protegerem da tempestade tropical Erika, em Saint-François. Os ventos fortes já atingiram Porto Rico, as Ilhas Virgens e o leste do Caribe. Houve chuva e o mar ficou agitado, mas poucos danos foram registrados

Somália - Crianças desabrigadas comem em acampamento em Mogadishu. No local, são oferecidas refeições para mais de 300 pessoas por dia. De acordo com as autoridades, a ajuda vai até o fim do mês do Ramadã

Brasil - Frente fria fecha o céu de São Paulo e muda o tempo, após um calor de 32ºC. A umidade relativa do ar, que chegou a 35% no fim da manhã, já estava em 44% por volta das 15h, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet)

Estados Unidos - Sol se põe sobre o estádio Arthur Ashe, em Nova York, enquanto o sérvio Novak Djokovic e o australiano Carsten Ball disputam partida do Aberto de Tênis dos Estados Unidos. Djokovic venceu por 3 sets a 0, com parciais de 6/3, 6/4 e 6/4

Sharapova encerra dia em NY com show sobre "novata da casa"
A russa Maria Sharapova continua dando show no Aberto dos Estados Unidos. Após empolgar os fãs americanos arrasando a búlgara Tsvetana Pironkova na estreia, desta vez frustrou a torcida local ao passear contra a "revelação da casa" Christina McHale, de apenas 17 anos. No duelo que encerrou o terceiro dia feminino do Grand Slam, a musa das quadras teve pouco trabalho para vencer por 2 sets a 0, com fáceis 6/2 e 6/1.
Desfilando com um vestido que roubou as atenções da primeira rodada e usando seus polêmicos "gemidos", a russa comprovou seu favoritismo com incrível facilidade, em uma hora e 43 minutos, ao contrário do que fez suas companheiras Ana Ivanovic, Jelena Jankovic e Elena Dementieva, já eliminadas do último Grand Slam do ano.
TERRA

Iris Stefanelli volta ao Brás para autografar ensaio sensual da revista 'Vip'
Ex-sacoleira reúne galera em banca de jornal em bairro de comércio popular de São Paulo
Do EGO

Designers mexicanos criam cadeiras que aumentam o prazer sexual
Elas foram idealizadas por Xanath Lammoglia e Andres Amaya.
'Cadeiras eróticas’ também ajudam a ‘liberar’ as fantasias sexuais.
Do G1

O estudo dos macacos
Um cientista que estudava macacos, numa ilha da Indonésia, conseguiu ensinar a certa macaca que ela devia lavar as batatas num rio antes de comê-las. Livre da areia e das sujeiras, o alimento ficava mais saboroso.
O cientista não podia imaginar o que terminaria acontecendo. Ficou surpreso ao ver que os outros macacos da ilha começaram a imitá-la.
Até que, um belo dia, quando um número determinado de macacos aprendeu a lavar batatas, os macacos de todas as outras ilhas do arquipélago começaram a fazer o mesmo.
O mais surpreendente, porém, é que estes outros macacos aprenderam sem ter qualquer contato com a ilha onde a experiência estava sendo conduzida.
Existem vários estudos científicos a respeito. A explicação mais comum é que, quando um determinado número de pessoas evolui, toda a raça humana termina evoluindo. Não sabemos quantas pessoas são necessárias, mas sabemos que é assim.
PAULO COELHO

Após 147 anos, cadela mais velha do mundo morre em Nova York
Chanel, uma cadela da raça dachshund, morreu de causas naturais na última sexta-feira, informa o tablóide inglês The Sun.
A cadela celebrou seu 21º aniversário — ou que seria equivalente a 147 primaveras em anos caninos, segundo o jornal — em maio num hotel e spa para cães, quando representantes do Guinness a presentearam com um certificado, a declarando como a mais velha do mundo, oficialmente.
Denice e Karl Shaughnessy, donos da cadelinha e moradores de uma localidade próxima de Nova York, nos EUA, adotaram Chanel, quando ela tinha apenas seis meses de vida.
"Ela se exercitava diariamente e era alimentada com comida caseira misturada à ração", relembra Karl.
DIÁRIO DE SÃO PAULO

Os cães reconhecem seus irmãos?
A resposta está lá no CRESCER COMENTANDO, o "filhote" do COMENTANDO...
Lá você saberá a resposta... Tem muita coisa pra você ler...
maria tereza cichelli
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigada pelo comentário...