Equipe Comentando o Comentado

Quem inventou os números dos sapatos?
É provável que, caso você levante o pé agora, encontre na sola do sapato três números diferentes: um para o quanto você calça no Brasil, um outro para a Europa e um terceiro para os Estados Unidos. Mas por que isso acontece?.
Primeiro, é bom saber que foram os europeus, mais precisamente os ingleses, que puseram ordem na bagunça, ou seja, que numeraram os sapatos, já que não existia um padrão. Segundo a professora Ida Helena Thön, do Museu Nacional do Calçado, que fica no Rio Grande do Sul, a numeração dos sapatos é de 1688 e consta em um manual publicado na Inglaterra, The Academy of Armony and Blazon, no qual um sujeito chamado Randle Holme fala em um acordo entre os sapateiros para usar como medida um quarto de polegada, ou 0,653 cm, como base.
Este valor logo foi abandonado pelos próprios ingleses. No século XVIII, foi instituída uma nova medida como padrão, um terço de polegada, o que equivalia a um grão de cevada. "Para as fábricas de calçados, na Revolução Industrial, o americano Edwin B. Simpson transformou este tamanho em uma unidade métrica e chamou esta medida de 'ponto', o que permitia também o 'meio ponto'. Esta medida, com pequenas variações, se mantém até hoje como padrão naquele país", explica Ida.
Tendo sempre o "ponto" como referência, há vários sistemas, como o "ponto francês - dois terços de centímetro -, usado no Brasil e na maioria dos países europeus. Já o Japão usa um padrão mais simples: cada ponto é igual a um centímetro.
Redação Terra

Tronco vira vaso natural
Designer transforma pedaços de troncos e cascas de árvores em cachepôs originais
CASA E JARDIM

JB

Pessoas fantasiadas participam de regata histórica no Grande Canal, em Veneza, na Itália

Cavaleiros e cães participam de tradicional caça a raposas na cidade de Oberschleisheim (Alemanha)

Bósnios muçulmanos oram em área na cidade de Zenica, 40 km ao norte de Sarajevo, na noite de sábado (5). Cerca de 500 pessoas participaram da oração no 16º dia do Ramadã, o mês sagrado no calendário islâmico

As crianças também não ficam de fora do mundo da imagem. Estande mostra televisões inusitadas, em girafas, elefantes e pandas
UOL

CSS = Castraram Seu Salário
Estão discutindo o renascimento da CPMF. Tributo por aqui é igual a sogra: não morre nunca
Nova Seleção Brasileira
TÉCNICO: FERNANDO HENRIQUE – Na teoria é uma maravilha, mas quando jogava não era lá essas coisas.
SARNEY – Excelente para a defesa. Faz muitas faltas, mas nunca é expulso de campo.
IDELI SALVATTI (goleira) – Defende tudo o que vier pela frente, é só o técnico mandar.
RENAN CALHEIROS – Jogador resistente. Apanha, apanha e não cai nunca.
COLLOR – Fôlego incrível. Quando todo mundo pensa que ele está morto, ele ressuscita. O problema é que vive impedido.
SUPLICY – Ótimo para jogadas aéreas, porque está sempre com a cabeça nas nuvens.
HELOÍSA HELENA – Boa no ataque, mas ainda não mostrou resultados.
GILMAR MENDES – Encarregado de soltar o time quando a equipe estiver um pouco presa.
DILMA – Grande esperança de fazer gols, ainda não deslanchou. Joga muito colada em Lula.
LULA – Tem de organizar a equipe, mas fala demais em campo e joga muito para a galera.
MERCADANTE – Faz a ligação de ataque e defesa: vai e volta de suas posições numa velocidade impressionante.
VOCÊ – Sempre leva bola nas costas.
ÉPOCA-(Nelito Fernandes escreve aos domingos.)

Itália - O papa Bento XVI evocou neste domingo os fatos que deram início à Segunda Guerra Mundial e pediu que a lembrança desse conflito sirva para que não se repitam "essas barbaridades". Bento XVI fez este pedido após sua tradicional reza dominical do Ângelus, celebrada hoje na cidade de Viterbo, próxima a Roma

Alemanha - Homens se vestem como cavaleiros e participam de demonstração com cães durante a tradicional caçada no castelo em Oberschleissheim, próximo a Munique

Espanha - Membros do esquadrão "Patrulha Águia", da Força Aérea da Espanha, despejam fumaça nas cores da bandeira espanhola durante show aéreo em Málaga, no sul do país

Alemanha - Músicos seguram suas trompas alpinas durante apresentação na montanha de Feldberg, no sul do país. Ao todo, 105 músicos da Suíça, Áustria, Alemanha e França sopraram simultaneamente os tradicionais instrumentos de sopro da região dos Alpes
TERRA

Campanha anti-Aids que mostra Hitler fazendo sexo gera polêmica
Uma campanha publicitária contra a Aids lançada na Alemanha provocou polêmica ao mostrar o ditador nazista Adolf Hitler fazendo sexo com uma mulher.
O objetivo, segundo a agência que produziu o anúncio, era "sacudir" o público antes da Jornada Mundial contra a Aids, marcada para 1º de dezembro e chamar a atenção contra o sexo sem proteção.
O clipe de 30 segundos mostra um casal tendo relações sexuais em um quarto à meia luz, imitando o estilo de um filme pornô light.
G1
Cientistas identificam genes ligados ao AlzheimerCientistas britânicos e franceses identificaram três genes que podem ser determinantes no desenvolvimento do Mal de Alzheimer, segundo artigo publicado na revista especializada Nature Genetics.
Os cientistas britânicos identificaram dois genes em um estudo de 16 mil amostras de DNA. Os genes são conhecidos por ter implicações no processo de inflamação e processamento de colesterol.
Os dados deste estudo – um esforço coletivo de várias universidades britânicas – foram divididos com pesquisadores franceses, que identificaram o terceiro gene, CR1, também descrito no artigo.
Esta é a primeira pista genética sobre a doença em 16 anos e está fazendo com que especialistas repensem suas teorias sobre o desenvolvimento do Alzheimer.
A expectativa é de que o estudo abra caminho para novos tratamentos. O último e único gene a ser relacionado à forma mais comum de Alzheimer é o gene APOE4, que vem sendo intensamente pesquisado.
Guerra contra as drogas fracassou, defende FHC em jornal britânicoO ex-presidente Fernando Henrique Cardoso defendeu em um artigo publicado neste domingo pelo jornal britânico The Observer que a guerra contra as drogas fracassou e que deveria haver um esforço internacional para promover a descriminalização dos usuários de maconha.
“Continuar a luta contra as drogas da mesma maneira seria absurdo. O que precisamos é de um debate sério que leve à adoção de estratégias mais humanas e mais efetivas para lidar com o problema global das drogas”, escreveu Cardoso.
Segundo o ex-presidente brasileiro, a política linha-dura trouxe consequências desastrosas para a América Latina, onde milhares de pessoas perderam a vida em episódios de violência ligados às drogas, a pobreza aumentou e “a corrupção está ameaçando frágeis democracias”.
Fernando Henrique Cardoso também afirmou que Argentina, México, Colômbia e Equador estão dando passos em direção à liberalização das leis antidrogas e que a mudança é “iminente” no Brasil.
BBCBRASIL

Viaje pela floresta com as imagens panorâmicas do Globo Amazônia
Nova ferramenta permite a internauta fazer "tour virtual" na floresta.
Conheça a rodovia abandonada que corta o coração da Amazônia.
CLIQUE AQUI PARA COMEÇAR A VIAGEM
Do Globo Amazônia

Regina Casé comanda o Brazilian Day em Nova York
Atriz apresentou shows de Alcione, Marcelo D2 e Victor e Léo
Do EGO

Vai ser triste não ter a Argentina na Copa
Depois do passeio da noite deste sábado da seleção brasileira em Rosário, sou daqueles que defendem a permanência de Maradona como treinador da Argentina. Uma pena que talvez ele tenha de assistir o Mundial da África do Sul pela televisão, já que a seleção argentina corre sério risco de não se classificar.
Como treinador, Maradona dá muita alegria: levou de 6 a 1 da Bolívia, levou de 2 a 0 do Equador, e agora levou de 3 a 1 da seleção brasileira em Rosário.
Maradona mandou realizar uma missa na véspera da partida contra o Brasil. Ele "já sabia" o que aconteceria neste sábado.
Em resumo. A Argentina não pode ficar fora da Copa. Vai ser triste não ver Maradona no Mundial da África do Sul. A alegria brasileira vai ficar menor...
BATE PRONTO

‘Com 11 meninos de rua o Brasil é o favorito na Copa do Mundo’, diz Dunga
Treinador pede humildade à equipe e não acredita que classificação antecipada diminuirá a pressão sobre a seleção brasileira
- Dizer que uma seleção está pronta um ano antes da Copa seria presunção. Temos espírito combatente e um time que se doa em cada jogo. Podem falar que não jogamos bem, mas jamais que a seleção não se dedicou. É necessária a humildade de saber correr atrás do adversário – disse Dunga.

Adriano trabalha forte em Salvador com os jogadores da seleção brasileira

Brasil tira a pedra do sapato, despacha Porto Rico e conquista a Copa América
Seleção de Moncho Monsalve ignora 10 mil torcedores no Coliseu, segura reação feroz do adversário e coloca ponto de exclamação na campanha
GLOBO ESPORTE

Olá,
Você quer saber mais sobre a "INDEPENDÊNCIA DO BRASIL"?
Quer assistir uma historinha do CEBOLINHA?
Quer saber mais sobre o "arco-íris"?
Quer ver imagens bonitas?
Vai lá no CRESCER COMENTANDO, garanto que você vai gostar...
maria tereza cichelli
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigada pelo comentário...