quinta-feira, agosto 27, 2009

"Este corpo no final será misturado com a lama. Porquê permanecer na arrogância? "
( Kabir )




FORASARNEY



MUNDO ANIMAL...

CHARGE DO DIA



Edital previa guarda definitiva de registros do Palácio do Planalto

Equipamento deveria armazenar no mínimo seis meses de dados.
Depois, informações deveriam ser transferidas para um back-up.

Do G1



O que é que a Gaúcha têm???

BLOG DA FRAN



Menina de 2 anos vence adolescentes em concurso de canto

A pequena Faye Le Provost estava curtindo férias com a avó Linda em Norfolk (Inglaterra). A mulher viu que estava sendo realizado um concurso de canto na região e resolveu inscrever neta de 2 anos.

Para a surpresa de todo, Faye venceu o concurso, derrotando vários adolescentes - alguns deles de 15 anos.

Na apresentação para os jurados, a lourinha inglesa entoou "Hey Baby", do DJ Otzi.

"Ela derreteu o coração dos jurados. Eles não podiam acreditar que ela só tem 2 anos. Ela adorar cantar para multidões", contou a avó ao "Telegraph".

"Todos nós ficamos chorando porque ela foi fantástica. Faye estava tão fascinada por ter vencido que não parava de bater palmas. Não tenho a menor dúvida de que ela será cantora", acrescentou Linda.

A mãe de Faye é cantora da banda K4, e o pai é guitarrista da dupla Closer to Home.

Para alguns, estamos diante de uma nova Kylie Minogue, a cantora australiana cujo talento foi despertado na TV quando ela era uma criança.

GLOBO ONLINE



27 de agosto de 1999 – O Brasil perde Dom Helder Câmara

Há exatos 10 anos o Brasil perdia um dos seus grandes defensores dos direitos humanos: Dom Helder Câmara, cardeal-arcebispo emérito de Recife e Olinda, morria aos 90 anos, em casa, na Igreja das Fronteiras, no Recife, após cinco dias internado no Hospital Português. Indicado quatro vezes ao Prêmio Nobel da Paz, Dom Hélder se destacou no cenário nacional e internacional como um sacerdote que sempre lutou pela justiça social, aliando a sua missão espiritual ao apoio aos seus fieis menos favorecidos na luta pela sobrevivência e cidadania.

Filho do jornalista João Eduardo Torres Câmara Filho e da professora primária Adelaide Pessoa Câmara, Hélder Câmara nasceu em 7 de fevereiro de 1909 em Fortaleza, e desde cedo manifestou sua vocação para o sacerdócio, tendo sido ordenado padre em 1931, aos 22 anos. Em 1936 muda-se para a cidade do Rio de Janeiro, é ordenado bispo auxiliar em 1952 e, um mês depois, bispo, aos 43 anos. Com o incetivo e aprovação do então subsecretário geral do Vaticano e futuro Papa João VI, Monsenhor Giovanni Batista Montini, funda, em 1950, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, com sede no palácio arquiepiscopal do Rio de Janeiro. Sempre preocupado com os necessitados, Dom Helder criou o conjunto habitacional Cruzada São Sebastião, que deu origem a outros projetos semelhantes, e o Banco da Providência, que fornece atendimento à pessoas que vivem em situação de miséria. Em 1964 retorna à Pernambuco, quando é designado arcebispo de Olinda e Recife.

Crítico da ditadura militar
Opositor do regime militar no Brasil, Dom Helder foi perseguido por sua atuação social e política, e teve seu acesso aos meios de comunicação social negados após o decreto do Ato Institucional 5. Em declaração de 1964, resumia e previa como seria sua relação com os militares. “Se dou comida aos pobres, eles me chamam de santo. Se pergunto por que os pobres não têm comida, eles me chamam de comunista”. Em 1984, aos 75 anos, renunciou e repassou o comando da Arquidiocese do Rio de Janeiro. Em 1999, dois dias antes de completar 90 anos, foi inaugurado, em Recife, o Centro de Documentação Hélder Câmara, que reúne um acervo de 7.547 meditações de Dom Hélder, seus 22 livros publicados em 15 idiomas, e as cartas circulares escritas durante seus 67 anos de sacerdócio.

JB HISTÓRIA



Ipea entra na guerra da Receita com dados a favor de Lina e contra Mantega

Estudo dá força a ex-secretária ao mostrar que deterioração da economia e desonerações derrubaram arrecadação

De dentro do próprio governo surgiu um aliado de peso para defender a ex-secretária da Receita Federal Lina Vieira, cuja gestão foi chamada de "ineficiente" pelo ministro da Fazenda, Guido Mantega. O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) divulgou ontem um estudo mostrando que a queda da arrecadação de tributos no primeiro trimestre deste ano se deve à deterioração da economia brasileira e às desonerações adotadas pelo governo federal para minimizar os efeitos da crise econômica no País.

No mês passado, Lina foi demitida do cargo de secretária da Receita Federal com a alegação de que o recolhimento de impostos estava caindo por conta da piora na fiscalização. Para se defender das críticas, na época, ela dizia que o recuo da arrecadação estava vinculado aos efeitos da crise econômica.

Sem polemizar, o diretor de Estudos Econômicos do Ipea, João Sicsú, explicou que os números mostram apenas que a arrecadação caiu por conta da desaceleração da economia e das desonerações. Antes de deixar o cargo de secretária, Lina tinha feito um acordo de troca de dados com o Ipea.

Esse estudo é um dos frutos dessa parceria.

"Fizemos o estudo baseados no número e concluímos que as causas para a queda da arrecadação estão exclusivamente relacionadas ao desempenho da economia e às desonerações", ressaltou Sicsú. Segundo ele, não é possível dizer, com base nos números da arrecadação, que está ocorrendo um descontrole da fiscalização. "Não temos a partir dos dados que estudamos como chegar a esse tipo de conclusão", acrescentou o diretor do Ipea.

ESTADÃO SP



Garotas palestinas seguram velas festivas durante o 5º dia do Ramadã, o mês sagrado do islamismo


Bandeiras foram hasteadas nesta quarta-feira a meio mastro nos Estados Unidos, em sinal de luto pelo senador Edward Kennedy, que morreu na terça-feira à noite aos 77 anos, após uma longa batalha contra um câncer cerebral


Chinês fuma um cigarro na frente de um antigo templo no centro de Pequim. Um relatório divulgado ontem pela Sociedade Americana do Câncer e pela World Lung Foundation prevê a morte de 6 milhões de pessoas no próximo ano em decorrência do consumo de tabaco


O colecionador indiano Shekhar Pabsetti mostra ídolos do deus hindu Ganesha, que ele reuniu em casa, na cidade de Hyderabad, às vésperas do festival de Ganesha. Shekar, 49 anos, ocupa um lugar no livro dos recordes indianos com a maior coleção privada de ídolos Ganesha

UOL



É tudo deles

Lula não fez por mal. Disse, para depois se corrigir, que 71% do dinheiro do pré-sal vão para o governo. Logo depois avisou que a informação correta já estava no twitter do Mercadante, o irrevogável.

O ato falho é compreensível. Os tais 71% são as áreas do pré-sal que faltam ser licitadas. E que ficarão sob os cuidados da nova estatal do petróleo idealizada pelo governo petista.

É uma boquinha para atender até os tataranetos da companheirada.

É sintomático que, no mesmo dia, vaze um relatório do Tribunal de Contas da União flagrando um superfaturamento de cerca de 1.500% (você leu errado: não é cento e cinqüenta por cento, é mil e quinhentos por cento) numa obra da Petrobras.

Vamos traduzir: é de festas como essa que saem os Land Rovers para Silvinho Pereira e Cia, e as mesadas de lobistas de empreiteiras para senadores da base governista.

Como se pode ver, no cartão vermelho de Suplicy para Sarney está em jogo muito, muito mais do que contracheques inocentes para sobrinhos necessitados. O business é bem mais em cima.

O modelo do pré-sal tem que ser discutido e aprovado no Congresso Nacional. Mas o governo vai anunciá-lo agora, antes da discussão. Um doce estupro, para começar a criar no grito a nova estatal (e outras bocas).

É por isso que, no inconsciente de Lula, os 71% já estão no bolso. Por mais que o twitter irrevogável de Mercadante revogue.

Guilherme Fiuza - ÉPOCA



Após exoneração coletiva, 31 auditores de SP e RS entregam cargos

Após exoneração coletiva na cúpula da Receita Federal, mais 31 auditores fiscais de São Paulo e do Rio Grande do Sul entregaram os cargos. Os números foram confirmados nesta quarta-feira pelo presidente da Unafisco (Sindicato Nacional dos Auditores-Fiscais da Receita Federal do Brasil), Pedro Delarue. Foram sete servidores da 10ª Região Fiscal (Rio Grande do Sul) e mais 24 na 8ª Região Fiscal (São Paulo).

Estes 31 funcionários fazem parte das 60 pessoas em postos de chefia, distribuídas em 5 das 10 superintendências regionais, que avisaram seus superiores que deixarão suas funções, segundo reportagem da Folha de hoje. Segundo a reportagem, entre os demissionários de São Paulo está Clair Hickman, responsável pela fiscalização do setor bancário no Estado, maior praça financeira do país.


Edital de empresa de segurança previa back-up de imagens do Palácio do Planalto

O edital que contratou a empresa responsável pela instalação do sistema de segurança no Palácio do Planalto previa back-up das imagens registradas pelo circuito interno e dos registros de acesso de pessoas e de veículos, informa o site da ONG Contas Abertas.

Pelo edital, os registros de acesso de pessoas e de veículos deveriam ser guardados em um banco de dados por no mínimo seis meses e depois deveriam ser transferidos para um back-up. Já as imagens deveriam ser armazenadas "por um período não inferior a 30 dias" devendo ainda os mesmos (gravadores digitais) ser apoiados por um sistema de back-up".

Após exoneração coletiva, 31 auditores de SP e RS entregam cargos
Fiscalização foi desarticulada com Lina, diz Everardo Maciel
Mantega diz que é "balela" acusação de que Receita não fiscaliza grandes empresas
Base governista consegue impedir convocação de ex-assessora de Lina
Entenda o caso que motivou as demissões na Receita Federal

A ONG informa ainda que a empresa vencedora da licitação foi a Telemática Sistemas Inteligentes, de São Paulo, contratada em 2004 por R$ 3,2 milhões. Em junho de 2005, foi assinado um aditivo no valor de R$ 810,4 mil, totalizando quase R$ 4,1 milhões.

As informações do edital contraria a versão do GSI (Gabinete de Segurança Institucional) sobre o armazenamento das imagens e do registro de acessos. Ao negar o pedido da oposição, o GSI informou por meio de nota que o período médio de armazenamento das imagens do circuito interno varia "em torno de 30 dias", conforme as "especificações do contrato relativo ao sistema de segurança".

Como as câmeras são acionadas por meio de sensores de movimento, segundo o gabinete de segurança, o número de dias para o armazenamento depende do "trânsito de pessoas pela área".

A oposição queria a cópia das imagens do circuito interno para comprovar se a ex-secretária da Receita Lina Vieira esteve na Casa Civil para se encontrar com a ministra Dilma Rousseff. No suposto encontro, segundo a ex-secretária, a ministra teria pedido para agilizar as investigações sobre familiares sobre o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP). Dilma negou o encontro e desmentiu Lina.

FOLHA ONLINE



Lula conseguirá eleger Dilma em 2010, diz Sarney

O presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), afirmou nesta quarta-feira, em entrevista ao Terra, que tem certeza de que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva conseguirá eleger o seu sucessor, no caso a ministra chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff.


Índia - Devotos hindus cantam mantras e rezam no ritual Varuna Yajna para pedir ao Deus da Chuva no Sankara Mattham, em Mumbai, nesta quarta-feira. Dez sacerdotes estão com o pescoço mergulhado na água por cerca de 4 horas para rezar pelas chuvas. A seca no país diminui em 15% os suprimentos de água em uma das principais cidades da Índia


Estados Unidos - O senador americano Edward "Ted" Kennedy faleceu na noite de terça-feira, vítima de um câncer cerebral aos 77 anos. A família anunciou que se encerra uma saga que dominou a política dos Estados Unidos desde os anos 1960


Espanha - Homem mergulha no rio de tomates, no festival da Tomatina, na cidade de Buñol, Valência. Mais de 40 mil pessoas participaram nesta quarta-feira da tradicional batalha de tomates. Cerca de 100 toneladas de tomates serão usadas durante os três dias da festa


Bulgária - Iguana verde come pepinos na cidade de Sevlievo, à leste da capital Sofia. A espécie está em exibição na feira de animais exóticos do país


Filipinas - Crianças esperam por comida no centro de alimentação de um bairro pobre em Manila. A comida é oferecida por uma ONG. Cerca de oito em cada 10 famílias no país se consideram pobres ou quase pobres, de acordo com uma pesquisa independente publicada recentemente


Líbano - Homem joga água sobre a cabeça no tradicional banho turco, em Beirute. A prática é parecida com o banho de vapor no Oriente Médio. O ritual de limpeza e relaxamento é praticado há cem anos


Canadá - Filhote de foca dorme em uma plataforma ao lado de piscina do Centro de Resgate de Mamíferos Aquáticos de Vancouver. O animal está no local para tratamento. A instituição já resgatou mais de 2 mil mamíferos doentes, machucados, abandonados ou órfãos

TERRA



Casa mais estreita de Nova York é colocada à venda por R$ 5 milhões

Edifício de três andares tem 2,9 m de largura e 12,8 m de altura.
Imóvel, que se acredita ser de 1873, tem 139,5 m quadrados de espaço.

A casa mais estreita de Nova York, localizada no popular bairro de Greenwich Village e onde estiveram Cary Grant e John Barrymore, entre outros famosos, está à venda por US$ 2,75 milhões (cerca de R$ 5 milhões), informa nesta quarta-feira (26) o jornal "New York Post".

Suplicy: cartão mostrou que maioria do PT e dos brasileiros quer saída de Sarney

Senador deu cartão vermelho ao presidente da Casa na terça em plenário.
Ele disse que queria transmitir a mensagem a Lula e a Berzoini.

O senador Eduardo Suplicy (PT-SP) disse nesta quarta-feira (26) que um dos motivos de dar um cartão vermelho ao presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), foi demonstrar ao presidente do PT, Ricardo Berzoini, e ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva que a maioria dos petistas e dos brasileiros quer a saída de Sarney.

“Quando mostrei o cartão vermelho era uma forma de transmitir ao Berzoini e a Lula que aquele gesto era apoiado pela grande maioria dos petistas e dos brasileiros, porque em todo lugar que eu vou no Brasil as pessoas me pedem firmeza na defesa da renúncia”, disse o senador ao G1.

G1


Kennedy foi o 'maior senador dos tempos modernos', diz Obama

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, declarou, nesta quarta-feira, que o senador Edward Kennedy, que morreu de câncer aos 77 anos, foi “o maior senador americano dos tempos modernos”.

Em um discurso na casa onde está passando férias, em Martha’s Vineyard, Obama descreveu o senador como “um dos americanos mais preparados que já serviu à democracia” dos EUA.

O presidente afirmou ainda que o trabalho de Ted Kennedy mudou a vida de milhares de americanos, “inclusive a minha”, afirmou.

“No Senado dos Estados Unidos não consigo pensar em nenhum outro político que tenha conquistado o respeito dos dois lados do corredor”, disse Obama sobre o democrata.

Comoção

Além de Obama, o vice-presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, também fez um discurso emocionado sobre a morte do senador Edward Kennedy.

Biden também ressaltou a simpatia de políticos governistas e da oposição americana ao senador e afirmou que Kennedy “fez todos os que trabalharam com ele ainda melhores –tanto os aliados como os adversários”.

“Você não acha extraordinário que um dos homens mais partidários e liberais que serviu no Senado no último século tinha tantos adversários o apoiando”, afirmou, emocionado, o vice-presidente.

Edward Kennedy morreu na madrugada desta quarta-feira, em Massachussets, nos Estados Unidos.

Raposa-voadora pode ser extinta até 2015 na Malásia, diz estudo

Cientistas estão pedindo ao governo da Malásia para proibir a caça de um dos maiores morcegos do mundo, o Pteropus vampyrus, conhecido como raposa-voadora.

Os pesquisadores dizem que a espécie vai desaparecer da península malaia se o atual nível de caça continuar. Segundo eles, cerca de 22 mil animais são caçados legalmente a cada ano e muitos outros são mortos na clandestinidade.

Em artigo na publicação científica Journal of Applied Ecology, Jonathan Epstein, da organização ambientalista internacional Wildlife Trust, e seus colegas dizem que a espécie pode estar extinta na região já em 2015.

O Pteropus vampyrus pode ter asas com até 1,5 metro de envergadura e são cruciais para os ecossistemas da floresta tropical nessa parte da Ásia.

"Eles comem frutas e néctar e, ao fazer isso, derrubam sementes no solo e polinizam as árvores. Então eles são cruciais para a propagação das plantas da floresta tropical", disse Epstein à BBC.

As estimativas mais otimistas indicam que a população de morcegos da espécie Pteropus vampyrus na península malaia gira em torno de 500 mil animais.

BBCBRASIL



Clip da Turma da Mônica ensina a evitar a gripe suína

A Turma da Mônica está dando uma forcinha para as crianças entenderem melhor algumas regras de asseio para a prevenção da gripe suína. Usando linguagem leve, a equipe de Mauricio de Souza criou um vídeo e um clip musical.

EXTRA



Alemão usa 150 fardos de palha para pedir namorada em casamento

Markus Schmidt escreveu em alemão a pergunta 'Quer casar comigo?'.
Ele levou cerca de quatro meses para juntar os 150 fardos de palha.


Técnica evita defeitos de DNA da mãe com transferência do núcleo do óvulo

Cientistas anunciaram nesta quarta-feira (26) um procedimento experimental que previne que o feto herde de sua mãe enfermidades originadas em falhas no DNA das mitocôndrias, as “baterias” das células. A prova do sucesso foi o nascimento de quatro macacos-resos (Macaca mulatta), saudáveis. Dois deles, batizados Mito e Tracker, aparecem na foto acima.

A tecnologia consiste em transferir material genético do núcleo de um óvulo para outro (cujo núcleo foi previamente removido) deixando para trás o DNA mitocondrial da célula de origem – e com ele todas as mutações que desembocam em doenças como diabetes tipo 2. O “óvulo oco”, evidentemente, tem mitocôndrias saudáveis.

(Ao menos 1 em cada 200 nascimentos apresentam uma mutação mitocondrial potencialmente patogênica.)

Os óvulos foram então fertilizados com esperma (pais não passam mitocôndrias adiante) e implantados em macacas que produziram 4 crias. Detalhe: as crias ficaram com DNA distintos, o do núcleo e o da mitocôndria, um de cada mamãe.

Por isso mesmo, e como não poderia deixar de ser, o procedimento suscita debates éticos. Além de importantes pendências de segurança que precisa superar (os DNA’s do núcleo e o mitocondrial, sendo de origens distintas, podem não ser compatíveis), a técnica altera o DNA herdado pelas futuras gerações, o que certamente dá pano para manga de infindáveis polêmicas.

O autor do estudo, Shoukhrat Mitalipov, do Oregon National Primate Research Center, nos EUA, avalia que o procedimento poderá ser testado em humanos, se tudo correr bem, em dois anos. No anúncio do experimento, o site da revista especializada “Nature” qualifica o feito como “um aprimoramento crucial das técnicas de transferência de DNA existentes”.

Do G1

maria tereza cichelli

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário...