
Ministro do STF nega pedido de reabertura de ações contra SarneyDecisão de Eros Grau é provisória; julgamento não tem data marcada.
Conselho de Ética arquivou todas as ações contra presidente do Senado.
O ministro Eros Grau, do Supremo Tribunal Federal (STF), negou nesta sexta-feira (28) pedido para que as representações apresentadas por senadores da oposição contra o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), fossem levadas para análise no plenário da Casa Legislativa.
Ao analisar o mandado de segurança no qual sete senadores pedem que o STF determine a reabertura de representações arquivadas na semana passada, Eros Grau rejeitou o pedido em caráter liminar (provisório). O julgamento definitivo do caso ocorrerá em data ainda não definida.
O relator do processo é Joaquim Barbosa. Ele não analisou o pedido de liminar, porque está de licença médica. Assim, a ação acabou distribuída na tarde desta sexta para o gabinete de Eros Grau. O teor da decisão tomada na noite desta sexta ainda não foi divulgado pelo Supremo.
No mandado de segurança, os adversários de Sarney questionam a decisão da segunda vice-presidente do Senado, Serys Shlessarenko (PT-MT), de impedir que o recurso contra o arquivamento de cinco representações feitas por PSDB e PSOL chegasse ao plenário.
Na ocasião, Serys argumentou que a Mesa Diretora não poderia alterar decisão do Conselho de Ética. O recurso não trata das seis denúncias feitas pelos senadores Arthur Virgílio (PSDB-AM) e Cristovam Buarque (PDT-DF), também arquivadas.
O recurso foi assinado por José Nery (PSOL-PA), Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE), Jefferson Praia (PDT-AM), Kátia Abreu (DEM-TO), Pedro Simon (PMDB-RS), Renato Casagrande (PSB-ES) e Demóstenes Torres (DEM-GO).
Do G1
Pau a pauDo ex-ministro Antonio Palocci, comentando a votação que o absolveu no STF:
“Apertada que é bom!”
TUTY VASQUES

'No Brasil não se apura nada', afirma Simon sobre Palocci
Em palestra para estudantes de direito, senador também lamentou absolvição de Sarney no Senado
O senador Pedro Simon (PMDB-RS) resumiu nesta sexta-feira, 28, com uma frase, o arquivamento das denúncias contra o deputado Antonio Palocci (PT-SP), no Supremo Tribunal Federal (STF), e contra o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), no Conselho de Ética da Casa. "Ficou provado que no Brasil não se apura nada", afirmou.
Simon esteve em São Paulo, onde participou de evento organizado por estudantes da Faculdade de Direito do Largo São Francisco da Universidade de São Paulo (USP), no centro da cidade.
Respondendo a perguntas dos alunos e professores, o senador gaúcho foi provocado e respondeu no mesmo tom. "Se houvesse movimento da sociedade, duvido que o Sarney não teria renunciado", desafiou.
Questionado sobre o que seria necessário fazer para "reverter o problema da impunidade no País", avisou que é preciso uma manifestação de "fora (do povo) para dentro (do Congresso)".
O Estado de S.Paulo
Amor em post-it
Para quem está querendo um sorriso no rosto, este delicioso video.
E um bom fim-de-semana.
MULHER 7X7

Enquete JB Online
Dilma Rousseff tem habilidade política para ser presidente da República?
Sim: 22.22%
Não: 77.78%

CHARGE DO DIA - JB
SP: De ternos e bigodes, ciclistas pedem “fora Sarney”A tradicional Bicicletada Paulistana, manifestação-passeio que acontece toda última sexta-feira do mês, prepara um protesto bem humorado pela renúncia do presidente do Senado, José Sarney.
Hoje, após reunirem-se às 18h na Praça do Ciclista (canteiro central da Av. Paulista, entre as ruas da Consolação e Bela Cintra) e definirem o trajeto da jornada, os cicloativistas saem pelas ruas de São Paulo com bigodes, ternos, narizes de palhaço e o que mais der na telha deles, bradando “fora Sarney”.
“Você aí parado, vem pedalar do nosso lado e gritar: De bicicleta pode, fora bigode!”, é mote que os ciclistas repetem esta noite.
Originalmente, agosto é o mês da “Bicicletada dos Executivos”, na qual todos saem às ruas vestindo ternos enquanto manobram suas bikes. Daí a ideia de incluir bigodes na indumentária e “adaptar” a manifestação.
TERRA

TERRA

Asiáticos constroem o primeiro ‘carro-pão’ de F-1
Demos uma pausa nas tecnologias para falar de pães. Mas, antes que você, brasileiro, escreva que o pãozinho francês está cada vez mais caro, saiba que ainda não desistimos de tratar sobre carros por aqui e, talvez por isso, deixamos a inflação um pouco de lado.
A verdade é que, ao contrário do que maldizem por aí, automobilismo e culinária combinam, sim, e vão muito além dos petiscos à beira da pista. Veja, como exemplo, o caso dos padeiros metidos a engenheiros, que construíram, nos domínios de Cingapura, um veículo, em tamanho real, utilizando apenas baguetes, ciabattas, torradas, entre outras massas.
Anote aí a receita. O primeiro passo é selecionar meia dúzia de chefes de cozinha, dois artistas, dois técnicos, dois cozinheiros e cinco voluntários. Junte tudo numa sala espaçosa. Depois, separe aproximadamente quinze mil dólares e 549 horas de tempo livre. Feito isso, compre quinze quilos de fermento, catorze litros de água (sim, porque, hoje, nada é de graça), dois quilos de sal, 10800 ml de verniz para comida e, com os ingredientes, faça mil pães de 22 tipos diferentes.
Deixe esfriar, use a criatividade e, pronto, está feito o ‘Bread Torque’. O primeiro exemplar, ou a primeira receita de sucesso é esta vista por aqui, e que está exposta até o dia 27 de setembro, no Royal Plaza On Scotts, um hotel cinco estrelas voltado para o mundo dos negócios, no país asiático.
Você deve se perguntar qual é a verdadeira utilidade de tanto fermento acrescido, ou até questionar o desperdício de alimento, porém, a defesa dos projetistas é que se trata de uma obra de arte – e, que, de certa forma, serve como crítica às emissões de carbono.
Sátira de Romeu e Julieta em edição de luxoA Panini Comics republicará a clássica sátira de Romeu e Julieta estrelada pela Turma da Mônica em edição de luxo. A informação é do blog da loja Comix Book Shop.
Turma da Mônica – Romeu e Julieta conta a historia do amor impossível e muito divertido de Romeu Montéquio Cebolinha e Julieta Monicapuleto. A adaptação de Mauricio para o clássico de Shakespeare chegou ao teatro e à televisão em 1978, mesmo ano em que o quadrinho foi lançado pela primeira vez. A edição ainda trará as curiosidades de bastidores, galeria de esboços, matérias e músicas.
Turma da Mônica – Romeu e Julieta tem 64 páginas, formato 19 x 27,5 cm e sairá por R$ 50,00.
A Turma da Mônica foi criada por Mauricio de Sousa na década de 1960 e fez sua estréia pela Editora Continental, passando pela Editora Abril de 1970 a 1986, pela Editora Globo de 1987 a 2006 e a partir de 2007 sendo publicada pela Panini Comics. Além de fazer sucesso nos quadrinhos, a Turma da Mônica já rendeu filmes, desenhos animados e uma grande variedade de produtos licenciados, conquistando não só o Brasil como também diversos outros países.

Manifestação durante palestra na 1ª Conferência Nacional de Segurança Pública, realizada em Brasília

Cerca de 10 mil litros de óleo foram derramados de um navio cargueiro na quinta-feira em praia em Madre de Deus (BA), na Baía de Todos os Santos, segundo o Instituto do Meio Ambiente. Funcionários da Petrobras limpam a área

A neblina que atinge São Paulo na manhã desta sexta-feira provocou a interrupção de pousos no aeroporto internacional de Guarulhos (região metropolitana)

Operário chinês caminha sobre os trilhos de uma ferrovia em Changzhi, na província de Shanxi, em meio à fumaça lançada por uma fábrica de alimentos. O parlamento da China está discutindo metas para a redução de emissões de gases do efeito estufa

Para aplacar o forte calor de Manila, a capital das Filipinas, crianças se refrescam em uma banheira improvisada numa caixa de refrigerantes

Palestinos oram na primeira sexta-feira do Ramadã, mês sagrado muçulmano, na mesquita Al Aqsa, em Jerusalém

Estátuas de gelo criadas pelo Greenpeace a partir da água dos rios Amarelo e Azul, na China, e Ganges, na Índia, são expostas no Templo da Terra, em Pequim, na China; o objetivo da iniciativa é marcar os 100 dias do início da conferência da ONU sobre as alterações climáticas, que será realizada em Copenhague, na Dinamarca

Cingaleses desfrutam de momento de lazer em Colombo, capital do Sri Lanka
UOL

Depois de 30 anos, corujas nascem no zoológico
Duas corujas-buraqueiras nasceram no Zoológico Nacional dos EUA, em Washington. É a primeira vez em 30 anos que o zoo vê nascer filhotes da espécie. Ela é chamada de buraqueira porque tem o hábito de cavar para se esconder e descansar. A coruja-buraqueira é capaz de constrir sua própria toca – mas, preguiçosa, geralmente rouba as “obras” de outros animais, como cachorros.
Por que sumiu logo o Belchior?Ele não tem dinheiro no banco nem parentes importantes, como nossos senadores
Tanta gente para sumir sem deixar vestígio – o Brasil agradeceria. E vai sumir logo o Belchior, apenas um latino-americano do Ceará sem parentes importantes. Não fez mal a ninguém, só a quem passou cheques sem fundos. Podia sumir a trinca Sarney, Renan e Collor. Podia sumir o ex-Mercadante com seus arroubos varridos para baixo do bigode. Podia sumir Suplicy com sua cartolina vermelha de efeito retardado. Mas o único que não tem dinheiro no banco é Belchior.
A melhor síntese do Senado em sua atual composição está numa charge assinada por Chico Caruso, que lembra o humorista Chico Anysio: “Só tem tantã, só tem tantã!”. Do ex-mercadante de ilusões ao ex-marido de Marta Suplicy, a performance recente dos dois senadores petistas era dispensável. Poderiam ter sumido antes. O Conselho de Ética do Senado sumiu.
Esperava-se mais dos dois senadores. Um pela macheza: “Minha renúncia é irrevogável”. Foi só o presidente Lula lembrar que Mercadante “já tem mais de 50 anos e sabe o que deve fazer”, e revogaram-se as intenções em contrário. E Suplicy, pela discrição quando a arquibancada se engalfinhava pela renúncia de Sarney. Na disputa do gesto varonil mais constrangedor, Mercadante e Suplicy empataram. Temi pela saúde dos dois – as olheiras de um incharam ainda mais. No outro, preocupou a fala periclitante de alguém alheio ao “tempo real” e ao apito final de jogo.
Ninguém some como Belchior. Pena. Até os fantasmas políticos, como Renan Calheiros e Fernando Collor, voltaram com muito dinheiro no banco e amigos importantes. O único fantasma que ronda hoje o Planalto usa colar, anel, brinco, flor na lapela e é uma leoa bonita de 61 anos, Lina Vieira.
Já desistimos de entender o que gravam e arquivam as câmeras de segurança do Planalto. Mas o governo garante que não há registro da visita de Lina à ministra Dilma Rousseff em dezembro. Ou Lina é uma mitômana – e não parece – ou Dilma realmente pediu à ex-secretária da Receita Federal favores de que se arrepende e não quer lembrar. O encontro era tão sigiloso que evaporou. Aliás, o governo sumiu com a Dilma também. Por um tempo.
Dezenas de funcionários do Fisco também sumiram, em solidariedade à ex-chefe Lina e contra a ingerência do Planalto. Além de ser uma atitude inédita tanta gente junta largar um bom emprego, essa demissão em massa é um bom lembrete. Quando alguém quer realmente sair, renunciar, desaparecer, não avisa antes. Não se diz “vou”. E sim “fui”.
Daqui a pouco vão sumir com o Mantega, derretido aos poucos por Lula. O presidente não está contente com o ministro da Fazenda e sua maneira peculiar de acentuar crises. Quem cai em desgraça hoje com “o cara” tende a desaparecer.
Um que andava quase tão sumido quanto Belchior era o tucano José Serra. O governador de São Paulo decidiu há tempo não aparecer em manchete de jornal. Driblou com o silêncio as provocações do mineiro carioca Aécio Neves, emudeceu durante a saga do Senado, não opinou sobre Marina Silva, ignorou Ciro Gomes. Só acompanha as pesquisas para a sucessão presidencial em 2010. Agora, já quer aparecer: está gastando R$ 680 mil por mês com 2,3 milhões de boletins que começam a ser distribuídos na casa de moradores de 52 cidades de São Paulo. Nos boletins, faz propaganda de sua gestão.
Não se sabe se Belchior reaparecerá logo. Num hotel em São Paulo, o cantor morou quase dois meses, até 30 de setembro, e deixou dois cheques sem fundos de R$ 12.260,44. Um Mercedes está no aeroporto em Congonhas, com dívidas acumuladas de estacionamento. Outro carro foi abandonado na rua. Não pagou mais a pensão da ex-mulher. Surgiu num show em Brasília com Tom Zé em março. Uma foto mostra o artista ou um sósia no Uruguai em junho.
Dá vontade de sumir quando se lê o noticiário político. Mas Belchior deve ter outros motivos para o exílio de si mesmo. Dizem que ele é marqueteiro, mas quem não é no Congresso? Dizem também que está numa praia. Belchior tem bigodão de senador, mas falta-lhe dinheiro. Faltam também parentes importantes no país do nepotismo.
Ruth de Aquino - ÉPOCA

Após fracasso no Mundial de Berlim, Ielena Isinbaieva volta a quebrar recorde no salto com vara durante etapa da Liga de Ouro

Indianos oram na mesquita Vasi Ullahm, em Allahabad. Muçulmanos de todo o mundo celebram o período religioso do Ramadã
Câmara dribla LDO e propõe salário maior para servidores
Projeto assinado anteontem em reunião "informal" na casa do presidente da Câmara, Michel Temer (PMDB-SP), autoriza a Mesa da Casa a alterar a tabela de fatores de gratificação de servidores efetivos que exercem atividade legislativa.
O texto foi apresentado às pressas para que não esbarrasse num artigo da LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) que diz que aumentos só serão autorizados por projetos de lei ou medidas provisórias cuja tramitação seja iniciada no Congresso até 31 de agosto de 2009.
FOLHA ONLINE

EUA - Área verde é consumida pelas chamas em Rancho Palos Verdes na Califórnia. Segundo as autoridades locais o fogo, que já consumiu 75 acres, obrigou a evacuação em algumas regiões

África do Sul - 11h06 - Menino sul-africano observa o troféu da Copa do Mundo FIFA, que será entregue ao campeão de 2010. A taça está em exposição no primeiro país do continente africano a receber o torneio mais importante do futebol mundial

China - Peixes decorados com ideogramas são expostos em um mercado de animais de estimação em Chengdu, na província de Sichuan

México - Dois homens fantasiados mostram embalagens de preservativos durante apresentação de campanha de uma organização de combate à Aids e do governo mexicano, na Cidade do México. A ação teve como objetivo informar a população a respeito dos testes rápidos para detectar o vírus e sobre o uso de camisinhas

Bielorússia - Dezenas de pessoas observam enquanto uma explosão de fogos de artifício ilumina o céu, em Logoisk, a 40 km da capital Minsk. O evento faz parte de um festival internacional de fogos
TERRA

Policial americano é investigado por dar biscoito a gorilas em zoológico
Homem entrou no local de madrugada, com outras pessoas.
Zoológico não sabe se animais comeram os doces ou não.
Um policial americano está sendo investigado por entrar em um zoológico de madrugada para dar biscoitos recheados aos gorilas.
Segundo o site de notícias "My Fox Twin Cities", câmeras de vigilância capturaram o incidente. Dois seguranças infiltraram algumas pessoas no Como Zoo, em Saint Paul, nos Estados Unidos, de madrugada. Entre os visitantes não autorizados, estava um policial de folga.
A administração do zoológico não tem certeza se os gorilas efetivamente comeram os biscoitos ou não. Segundo os funcionários, os gorilas Schroeder, Gordy e Togo não tiveram problemas de saúde. Os frequentadores do zoológico são proibidos de alimentar os animais.
G1
Música estimula vida sexual dos jovens, diz estudoUm estudo conduzido por pesquisadores americanos sugere que adolescentes que escutam músicas de conteúdo sexual depreciativo têm uma vida sexual mais ativa.
A equipe da Universidade de Pittsburgh entrevistou 711 jovens dos 13 aos 18 anos de idade sobre suas vidas sexuais e hábitos musicais.
Eles perceberam que os que ouviam músicas com versos sobre sexo explícito e agressivo regularmente, cerca de 17h por semana, tinham o dobro das chances de fazer mais sexo do que os que ouviam músicas apenas 2,7h no mesmo período.
Os especialistas classificaram como letras vulgares as que descrevem o sexo como um ato puramente físico e relacionado a relações de poder, diz o estudo divulgado na publicação especializada American Journal of Preventative Medicine.
Papel dos pais
Os pesquisadores se recusaram, no entanto, a nomear as canções que consideraram depreciativas, dizendo apenas que versos como I'm gonna beat that pussy up ("Eu vou bater naquela vulva", em tradução livre), são comuns nas letras.
O coordenador da pesquisa, Brian Primack, disse que apesar de a pesquisa ter encontrado um elo entre música e sexo, "é difícil afirmar que canções de sexo contribuam diretamente para que os jovens façam sexo mais cedo".
"Eu acredito, no entanto, que os pais devam considerar os resultados. É tentador dizer que música é só ‘coisa de jovem'".
"Eu não estou dizendo que os pais devam tentar banir este tipo de música. Isso não vai ajudar. Mas eles devem falar com seus filhos sobre sexo e colocar este tipo de música no contexto correto", completou.
BBCBRASIL

Belchior aparece... Em foto tirada em fevereiro....
A Ordem dos Advogados do Brasil divulgou ontem uma foto de um evento em Brasília em 9 de fevereiro. Olha quem está ao lado de José Sarney. O desaparecido Belchior! O cantor participou da instalação da Coordenação de Direito Eleitoral do Conselho Federal da OAB e posou para fotos ao lado do peemedebista e de representantes da entidade.
EXTRA
maria tereza cichelli
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigada pelo comentário...