sábado, agosto 22, 2009

"Nenhum mentiroso tem uma memória suficientemente boa para ser um mentiroso de êxito."
( Abraham Lincoln )


Por 'zelo', Sarney demite funcionária casada com primo de Roseana

Maria do Carmo de Castro Macieira foi nomeada por ato secreto.
Segundo presidência do Senado, relação não configura parentesco.


O Senado anunciou nesta sexta-feira (21) que o presidente da Casa, José Sarney (PMDB-AP), decidiu demitir a funcionária Maria do Carmo de Castro Macieira, que havia sido nomeada por ato secreto. Segundo a nota, Sarney teria descoberto que ela “é casada com um primo da governadora Roseana Sarney”.

De acordo com a nota, a relação não é reconhecida pela legislação como parentesco, mas enseja dúvidas sobre o cumprimento da Súmula do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre nepotismo. "Por zelo, o presidente pediu ao senador Mauro Fecury (PMDB-MA) que a exonerasse", diz a nota.

A nomeação da funcionária foi uma das 45 consideradas regulares pela Mesa Diretora do Senado nesta semana. A regularização de outros 34 funcionários ainda está em análise. Segundo a nota emitida pela Secretaria de Imprensa da presidência do Senado, a decisão de Sarney foi por “zelo".

Nesta sexta, reportagem do jornal “Folha de S. Paulo” revelou que uma sócia de uma das netas de Sarney foi nomeada duas vezes para cargos na Casa, por meio de atos secretos. Questionada pelo jornal, que obteve cópia das nomeações, a empresária contou que havia pedido emprego a Fernando Sarney, filho do presidente do Senado.

G1



Confira as principais frases da semana na Política

Marcadante voltou atrás depois de anunciar que deixaria liderança do PT.
Flávio Arns se disse 'envergonhado' com partido, após arquivamentos.

"Não entendi a razão dessa mentira, achei o pedido incabível, descabido, tava o processo em ação judicial".
Ex-secretária da Receita Federal, Lina Vieira, em depoimento na CCJ do Senado, nesta terça-feira (18).

"Eles (a oposição) querem a televisão. O negócio deles é aparecer. Narciso acha feio tudo que não é espelho".
Líder do PMDB, Renan Calheiros (AL), um dia após depoimento da ex-secretária da Receita.

“Oriento os senadores do PT que fazem parte do Conselho de Ética que votem pela manutenção do arquivamento das representações em relação aos senadores representados, como forma de repelir essa tática política da oposição, que deseja estabelecer um ambiente de conflito e confusão política”.
Ricardo Berzoini, presidente do PT, orientou, em nota, os parlamentares petistas a arquivarem acusações contra o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP).

“Me envergonha estar no Partido dos Trabalhadores com o comportamento que está tendo. Achava que as bandeiras eram para valer e não para mudar por causa da eleição. (...) O partido pegou a folha da ética e jogou no lixo".
Senador Flávio Arns (PT-PR) após arquivamento de recursos que pediam investigação contra Sarney, na quarta-feira (19).

“Eu subo hoje à tribuna para apresentar a minha renúncia da liderança do PT em caráter irrevogável”.
Líder do PT, Aloizio Mercadante (SP), pelo Twitter na quinta-feira (20), um dia depois de o PT votar pelo arquivamento de ações na CCJ.

“Mais uma vez na minha vida o presidente Lula me deixa numa situação que não tenho como dizer não”.
Aloizio Mercadante (PT-SP) na tribuna do Senado, nesta sexta-feira (21), ao anunciar que voltou atrás na decisão de deixar o cargo.

G1



Nem todas as reuniões são incluídas na agenda dos ministros, dizem assessorias



Governo tem negado encontro entre Dilma e Lina citando agenda.
Levantamento mostra que ministérios não cumprem agenda à risca.

...Na Receita Federal, a assessoria afirmou que não existe uma agenda interna oficial. Disse ainda que nem todas as reuniões entre o chefe do fisco e pessoas de fora do órgao são registradas, apenas eventos de "maior relevância" pública constam em agenda. "Não existe esse nível de detalhamento", disse o assessor, por telefone...

...A assessoria da Casa Civil não respondeu às perguntas enviadas por e-mail pelo G1. Sugeriu apenas que a reportagem procurasse a consultoria Macropolítica. De acordo com a assessoria da ministra Dilma Rousseff, essa empresa realizou uma análise das agendas dos ministros do governo e concluiu que a da Casa Civil, ao longo de 2008, é a "mais completa e transparente dentre as analisadas"...

...No Banco Central, a assessoria afirmou que às vezes nem fica sabendo de certos encontros. “Algumas reuniões entram [na agenda] e outras não. Não existe uma regra. Às vezes até a assessoria demora a saber que houve reunião ou sabe depois de acontecer”, disse. O mesmo acontece no Ministério da Justiça, onde, segundo a assessoria, “reuniões consideradas rotineiras, visitas de parlamentares ou despachos internos nem sempre constam na agenda oficial”...

...No Ministério do Planejamento, são freqüentes as alterações de cronograma ao longo do dia, principalmente em função de chamados do Planalto. De acordo com a assessoria, “reuniões para tratar de assuntos burocráticos ou de governo não são necessariamente incluídas na agenda do ministro”. Os ministérios da Saúde, Educação e Meio Ambiente também afirmaram que encontros fechadas ou referentes apenas a assuntos internos do ministério não são detalhadas na agenda...

...A assessoria do Ministério de Desenvolvimento Indústria e Comércio Exterior disse que a agenda do ministro muda com muita frequênca, mas que normalmente todas as visitas são informadas. Quando há muitos eventos no mesmo dia, no entanto, são colocados na agenda os "mais importantes."...

G1

maria tereza cichelli

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário...