quarta-feira, agosto 19, 2009

"A impunidade é segura, quando a cumplicidade é geral."


O último que sair…

Uma ex-secretária da Receita Federal acusa uma ministra de Estado de interferência política. Acusação grave. O que faz o Brasil? Assiste à guerra de versões como a uma briga de comadres.

Os aliados do governo, seguindo o presidente da República, bradam que a agenda de Lina Vieira tem que provar o encontro com Dilma Rousseff. A oposição se pendura no xale que a ministra da Casa Civil estaria usando no dia. É uma piada.

Num país que não fosse um arremedo de novela das oito, a investigação de denúncia tão grave já teria saído do âmbito da fofoca, há muito tempo.

Onde está a Procuradoria da República? Há uma ministra com gabinete dentro do Palácio do Planalto sendo acusada, primeiro na imprensa, agora no Senado Federal, de se desviar de sua função para interferir em outro ministério, de conspirar contra uma investigação fiscal para favorecer um aliado político do governo, de mentir.

Mas o Brasil é uma novela. O presidente da República entra no assunto em tom de botequim, e ninguém acha estranho que o governo, se dizendo tão caluniado, não processe a caluniadora.

Do outro lado, vai ficar todo mundo torcendo para o “Jornal Nacional” aparecer com as imagens do circuito interno do Palácio? Ou para Lina acordar inspirada e se lembrar da cor do sapato que Dilma usava naquele dia?

É comovente ver os analistas políticos especulando se o caso vai esquentar ou esfriar, dependendo do que Renan Calheiros saiu dizendo no corredor, ou da repercussão do muxoxo de Romero Jucá. Como diria De Gaulle… Deixa pra lá.

No Ministério Público e na Justiça está todo mundo com os pés em cima da mesa e a televisão ligada, esperando o próximo capítulo. Abrir um inquérito? Não! O bate-boca e o suspense são muito mais emocionantes.

O último que sair, desligue a TV.

Guilherme Fiuza - ÉPOCA



Conselho de Ética do Senado decide recursos a arquivamento de denúncias

Paulo Duque arquivou 13 denúncias, sendo 11 contra Sarney.
Partidos recorreram contra 12 arquivamentos, menos o de Renan.

Do G1



Jucá faz manobra para tentar evitar convocação de Dilma na CCJ do Senado

Líder do governo apresentou requerimentos para rejeitá-los de imediato.
Oposição quer ouvi-la sobre o suposto encontro com Lina Vieira.

Do G1



Marina Silva anuncia saída do PT e deve se filiar ao PV

Senadora não revelou se irá concorrer à Presidência da República.
Desejo de fazer mais pelo meio ambiente foi motivo da saída.

Do G1


maria tereza cichelli

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário...