quarta-feira, agosto 19, 2009

"Os heróis são aqueles que tornam magnífica uma vida que já não podem suportar. "


20 de agosto de 1949 – Criada a Escola Superior de Guerra

Há exatos 60 anos o Presidente da República Eurico Gaspar Dutra sancionava uma resolução legislativa criando a Escola Superior de Guerra (ESG), um instituto de altos estudos de política, defesa e estratégia, cujo objetivo era consolidar os conhecimentos necessários para o exercício das funções de direção e planejamento da segurança nacional, considerando também aspectos relativos ao desenvolvimento do país.

Composta por 11 artigos, a Lei 785/49 definiu quatro orgãos principais para a ESG: Direção, Junta Consultiva, Departamento de Estudos e Departamento de Administração. Além disso, determinou que o ingresso na Escola seria apenas para oficiais de “comprovada experiência e aptidão” pertencentes às Forças Armadas e para civis “de notável competência e atuação relevante na orientação e execução da política nacional”.

A aula inaugural da ESG seria realizada em 15 de março de 1950, no salão nobre da Escola Técnica do Exército. A cerimônia contou com a presença do presidente Eurico Gaspar Dutra, do vice-presidente Nereu Ramos e dos ministros da Guerra, da Aeronáutica, da Viação e da Marinha, respectivamente general Canrobert Pereira da Costa, tenente-brigadeiro Armando Trompowsky, engenheiro Clóvis Pestana e almirante de esquadra Sílvio de Noronha, assim como do presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Laudo de Camargo. Diante do primeiro comandante da ESG, general Cordeiro de Farias, o chefe de Estado Maior do Exército, general Salvador César Obino, discursou sobre as finalidades da Escola e os benefícios que ela proporcionaria ao Brasil, tanto na paz como na guerra.

JB HISTÓRIA



BRASIL DE LUTO


clique na foto pra ler


MAIS FOTOS AQUI




Estudantes fazem manifestação contra o presidente do Senado, José Sarney, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília

UOL



Marina Silva anunciou saída do PT, partido ao qual se filiou em 1985; senadora pode ser candidata à Presidência em 2010

Mercadante: ‘Minha disposição é de sair da liderança’

Desautorizado pela direção do PT e sob críticas de Lula, Aloizio Mercadante é, hoje, um líder em litígio com a cadeira.

Em menos de 48 horas, pôs o cargo “à disposição” da bancada duas vezes. Acena com a hipótese de tomar uma decisão nesta quinta (20).

Na noite passada, falava como um quase-ex-líder. Em entrevista ao blog, Mercadante declarou:

“A minha disposição é de sair da liderança. Pra mim, o posto de líder tornou-se um sacrifício político e pessoal muito grande”.

- Que futuro antevê para o Senado?

Vejo um cenário de muitas dificuldades. A crise não será superada com esse encaminhamento. Por isso defendíamos que houvesse investigação daquilo que diz respeito ao Senado. Identificaríamos responsabilidades e construiríamos caminhos.

- Para Sarney, o Senado retomará a normalidade. Concorda?

Não. Arquivar todos os processos e imaginar que a crise passou é um grande equívoco. O tempo vai mostrar. Para resolver a crise precisava investigar, identificar responsabilidades, cortar despesas e reformar. A normalidade só vai voltar quando o Senado restabelecer as suas relações com o sentimento do povo brasileiro. Com essa decisão, a relação não está reconstituída.

FOLHA ONLINE



Alemanha - Pinguim brinca com jato de água no zoo de Stuttgart. Os tratadores tiveram que refrescar o animal devido às altas temperaturas no país. O calor do verão europeu está se intensificando nos últimos dias. As autoridades esperam temperaturas acima de 35°C para os próximos dias

TERRA


Pipoca pode ajudar a evitar câncer, dizem cientistas

A pipoca e outros cereais matinais contém “quantidades surpreendentes” de substâncias antioxidantes conhecidas como polifenóis – que têm potencial de diminuir o risco de câncer e doenças cardíacas – normalmente encontradas em frutas e legumes.

O estudo foi apresentado por cientistas da Universidade de Scranton, na Pensilvânia, durante a 238ª Reunião da American Chemical Society (ACS), em Washington.

Os polifenóis são a principal razão pela qual frutas e legumes – e alimentos como chocolate, vinho, café e chá – se tornaram conhecidos por seu potencial para diminuir o risco de doenças.

Até agora, acreditava-se que esses cereais eram alimentos saudáveis e ajudavam a combater o câncer e doenças cardíacas por causa de seu alto teor de fibra, mas segundo os autores do estudo, ninguém havia comprovado a alta presença de polifenóis.

“Mas recentemente, os polifenóis emergiram como potencialmente mais importantes. Os cereais matinais, macarrão, biscoitos e salgadinhos feitos à base de grãos (como pipoca) constituem mais de 66% do consumo de grãos na dieta americana”, disse o químico Joe Vinson, autor do estudo.

Segundo os cientistas, a quantidade de antioxidantes encontradas em cereais integrais é comparável à encontrada nas frutas e legumes, por grama.

Os polifenóis são substâncias químicas encontradas em muitas frutas, legumes e outras plantas, como frutas vermelhas, nozes, azeitonas, folhas de chá e uvas. Conhecidos como antioxidantes, eles removem os radicais livres do corpo.

Os radicais livres são substâncias que têm potencial de danificar células e tecidos do corpo. Os cereais integrais com maior quantidade de antioxidantes são feitos com trigo, milho, aveia e arroz, nesta ordem, segundo Vinson.

Segundo o químico, farinhas integrais também tem alto teor de antioxidantes, salgadinhos de grãos integrais tem ligeiramente menor quantidade de antioxidantes do que cereais matinais e, dentre esses salgadinhos, a pipoca é a mais rica em antioxidantes.

BBCBRASIL



Campanha recolhe edredons para cães abandonados em Manchester

Uma campanha da cidade de Manchester, no norte da Inglaterra, está incentivando estudantes a doarem cobertores, lençóis e edredons usados a abrigos que mantêm cachorros velhos ou que foram abandonados.

A iniciativa foi tão bem recebida entre os jovens que, nos últimos dias, foram necessárias seis viagens de van para levar todas as doações das residências estudantis para os abrigos da região.

"Os edredons, por exemplo, têm uma excelente utilidade para nossos cães mais velhos e machucados, que precisam de uma cama mais macia e mais grossa para sentirem menos impacto nas articulações e nos seus ferimentos", disse Lisa Graham, da organização Manchester Dogs' Home.

Os estudantes também doaram caixas de talheres, panelas, pratos e utensílios de cozinha, que serão distribuídos entre organizações que atuam com comunidades carentes.

BBCBRASIL



Senadora Marina Silva já foi doméstica, seringueira e ministra

Senadora nasceu em seringal no interior do Acre em 1958.
Na juventude, Marina pensava em ingressar na vida religiosa e ser freira.

Do G1



Oposição culpa Lula por arquivamento de ações contra Sarney

Pressionados, senadores do PT votaram favoravelmente a José Sarney.
Senador Demóstenes Torres (DEM-GO) chamou Lula de 'pizzaiolo'.

Do G1



Senador Flávio Arns diz querer sair do PT após decisão a favor de Sarney

Ele anunciou que irá à Justiça para trocar de partido e manter o mandato.
Senador se diz 'envergonhado' de pertencer ao PT e pediu desculpas.

O senador Flávio Arns (PT-PR) afirmou nesta quarta-feira (19) que vai procurar a Justiça Eleitoral pedindo justa causa para sair do PT. No plenário do Conselho, ele fez duras críticas à postura do partido no Conselho de Ética favorável ao presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), e se disse envergonhado de pertencer à legenda.

Nesta quarta-feira, a senadora Marina Silva (AC), já havia anunciado seu desembarque do PT. Ela deverá ser candidata à Presidência da República pelo PV.

Arns é um dos petistas que defende o afastamento de Sarney da presidência da Casa e a abertura de processo contra ele no Conselho de Ética. Revoltado, ele fez um discurso no plenário do Conselho pedindo desculpas aos eleitores por fazer parte do PT.

“Me envergonha estar no Partido dos Trabalhadores com o comportamento que está tendo. Achava que as bandeiras eram para valer e não para mudar por causa da eleição”, disse Arns. Segundo ele, "o partido pegou a folha da ética e jogou no lixo".

Após o discurso, o senador disse aos jornalistas que deixará o partido. Ele pretende argumentar na justiça eleitoral que o partido mudou seu programa. Um dos fatos que justificaria seria o apoio a Sarney. Se o pedido for aceito, ele poderá trocar de partido sem o risco de perder o mandato.

NÃO DEIXEM DE VER O VÍDEO ACIMA!!!

G1



Conselho de Ética arquiva representação contra Arthur Virgílio por unanimidade

Líder tucano manteve em seu gabinete funcionário que morava no exterior.
Colegiado já havia recusado 11 ações contra José Sarney (PMDB-AP).


Plenário do Conselho de Ética arquiva todas as acusações contra Sarney

Oposição pretende recorrer ao plenário da Casa.
Governista argumentam que não é regimental.

Do G1

maria tereza cichelli

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário...