
CARACTERÍSTICAS GERAIS DA CIDADE:
O município de Panambi localiza-se no, no entroncamento das rodovias BR-285 e BR-158. Conhecida como Cidade das Máquinas, ostenta o título de 3º Pólo Metal-Mecânico do estado devido ao seu diversificado parque industrial – o qual se deve à presença de ferrarias, serrarias e oficinas artesanais desde o início da colonização.
Atualmente, possui mais de 36.000 habitantes.
A língua alemã prevalece na zona rural e entre boa parte da população urbana. Na gastronomia, destacam-se diversos pratos originalmente germânicos, como: Käskuchen (Cuca de requeijão), Eisbein (Joelho de porco), Sauerkraut (Chucrute), Salzbretzel (Rosca de sal), Leberkäse (Pão de Carne), Streuselkuchen (Cuca de maçã), Apfelstrudel (Torta de maçã) Bienestich (Bolo de amendoim), entre outros quitutes, que podem ser saboreados nas padarias, confeitarias, cafés e restaurantes da cidade.
A comunidade panambiense prima pela conservação do meio ambiente, valorização do folclore e das etnias. Os grupos de dança e os corais abrilhantam os eventos locais, caracterizando o amor à arte e às tradições trazidas pelos antepassados.
ORIGEM E SIGNIFICADO DO NOME:
Conforme pesquisas históricas acerca dos nomes que a cidade recebeu, consta que Panambi tem origem vocabular na língua tupi-guarani, significando borboleta. Contam os antigos que na época da escolha deste nome, muitas borboletas sobrevoavam esta terra de verdes vales cortado pelas águas cristalinas do Rio Fiúza, sendo que a espécie que mais se destacava era a borboleta azul.

Maricá é um município brasileiro, situado no litoral do estado do Rio de Janeiro. Localiza-se a 22º55'10" de latitude sul, 42º49'07" de longitude oeste, a 5 metros de altitude.
O território municipal estende-se por 363,81 km² e é dividido em quatro distritos: Maricá (sede), Ponta Negra, Inoã e Itaipuaçu.
O acesso à cidade pode ser feito tanto pela RJ-106 (Rodovia Amaral Peixoto), que liga o município às cidades de Niterói, São Gonçalo e Saquarema, quanto pela RJ-114, que faz a conexão com o município de Itaboraí e as rodovias RJ-104 e BR-101.
O município de Maricá também é conhecido por suas propriedades rurais – chácaras e grandes fazendas –, muitas delas ricas em conteúdo histórico. O trem também já passou pela cidade – ainda hoje se encontram resquícios daquela época, como estações, trilhos, um túnel e uma ponte no bairro de Inoã, com a inscrição da Estrada de Ferro Maricá.
A cidade possui um aerodromo,conhecido como Aeroporto de Maricá, localizado no centro da cidade.
maria tereza cichelli
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigada pelo comentário...