domingo, junho 22, 2008

"Para alcançar conhecimento, adicione coisas todo dia. Para alcançar sabedoria, elimine coisas todo dia."


As fogueiras e o São João

Lectícia Cavalcanti

E o Recife se cobriu de fogueiras. Mas, naquela noite escura de fevereiro de 1631, não havia nas ruas bandeirolas, balões ou fogos de artifício. Nem aquela alegria das gentes que brincam o São João. Havia apenas fogueiras. E muito medo. É que o invasor holandês celebrava um ano da conquista da mais rica das capitanias - Pernambuco; e pedia proteção contra os da terra, que prometiam vingança.

Faziam isso em louvor a Freia - deusa protetora dos que amam a música e a natureza; irmã do deus Frei - responsável pela chuva, pelo brilho do sol e por todos os frutos da terra. Em verdade esse costume de agradecer aos deuses, em volta de fogueiras, vem de longe. Desde quando os homens começaram a se cansar de estar sempre em busca de carne e outros alimentos. Decidiram, então, plantar e domesticar animais.

Esses primeiros camponeses festejavam a proximidade da colheita todos os anos, no solstício de verão do hemisfério norte (quando é mais longo o dia, por estar o sol no ponto mais distante da linha do Equador), cantando e dançando em volta de fogueiras. Para afastar os demônios da esterilidade, da estiagem e da miséria. Também para homenagear o deus sol e a deusa da fertilidade.

A tradição nasceu na região conhecida como "Crescente Fértil" - hoje Irã, Iraque, Israel, Jordânia, Líbano, Síria e Turquia. Depois, espalhou-se por outros lugares. Como Grécia, onde louvavam Héstia, a deusa grega do fogo; ou Roma, onde as homenagens eram para Vesta, deusa romana do fogo - em festas conhecidas como "Vestália".

Passa o tempo. E também essa festa profana acabou incorporada à tradição cristã. Com a fogueira, agora, sendo acesa por Isabel, para anunciar o nascimento de seu filho João, primo carnal do Cristo. E com os deuses pagãos substituídos por essa criança que depois virou apóstolo, batizou Jesus (sendo por isso conhecido por Batista), e afinal deu a vida pelo Salvador - São João.

A festa, entre nós, nasceu aos poucos. Juntando costumes, sabores e temperos das três culturas que nos formaram - a do índio, a do escravo africano e a do colonizador português. Formando uma culinária de época. Com muito milho, mandioca e coco. Pratos, todos, sempre muito trabalhosos, demorados de fazer. E que, por isso, acabam sendo preparados com antecedência. Para ninguém perder a festa, claro.

Entre esses pratos destaque para o pé-de-moleque - principal bolo do São João. Recebeu o nome porque, depois de pronto, fica bem escuro. Lembrando os pés dos moleques daquele tempo, sujos de terra - tão diferente das crianças de hoje, que brincam com meias coloridas e tênis americano, em volta de jogos eletrônicos, computadores e celulares.

Esse bolo era feito, a princípio, com rapadura derretida. Depois, passaram a usar calda feita de açúcar. Hoje passo para vocês a receita desse bolo, que me foi generosamente passada pela neta de uma grande quituteira pernambucana. Aproveito para desejar a todos um animado São João.


RECEITA: PÉ DE MOLEQUE

INGREDIENTES:
1 kg de açúcar mascavo
1 pacote pequeno de cravo-da-Índia (triturado)
1 pacote pequeno de erva-doce (triturado)
2 copos (de requeijão) de água
1 kg de massa de mandioca (bem lavada e espremida)
2 cocos (retire o leite com dois copos de água morna)
4 ovos inteiros (sem a pele da gema)
2 colheres de sopa de manteiga derretida
1 colher de chá de sal
1 xícara de castanha de caju picada
Algumas castanhas inteiras para decorar

PREPARO:- Faça um mel bem grosso com açúcar mascavo, cravo, erva doce e água.
- Misture a massa de mandioca, o leite de coco, os ovos, a manteiga e o sal. Quando estiver tudo muito bem misturado junte, aos poucos, o mel fervendo. Passe tudo, por 3 vezes, em peneira de nylon. Junte a castanha picada.
- Coloque tudo em forma bem untada e leve ao forno bem quente.
- Quando estiver quase pronto, decore com as castanhas inteiras. Leve novamente ao forno e deixe até que enfiando um palito, ele saia limpo.




O Guardião de Memórias

Com mais de três milhões de exemplares vendidos nos Estados Unidos, O Guardião de Memórias é uma fascinante história sobre vidas paralelas, famílias separadas pelo destino, segredos do passado e o infinito poder do amor verdadeiro. Inverno de 1964. Uma violenta tempestade de neve obriga o Dr. David Henry a fazer o parto de seus filhos gêmeos. O menino, primeiro a nascer, é perfeitamente saudável, mas o médico logo reconhece na menina sinais da síndrome de Down. Guiado por um impulso irrefreável e por dolorosas lembranças do passado, Dr. Henry toma uma decisão que mudará para sempre a vida de todos e o assombrará até a morte: ele pede que sua enfermeira, Caroline, entregue a criança para adoção e diz à esposa que a menina não sobreviveu. Tocada pela fragilidade do bebê, Caroline decide sair da cidade e criar Phoebe como sua própria filha. E Norah, a mãe, jamais consegue se recuperar do imenso vazio causado pela ausência da menina. A partir daí, uma intrincada trama de segredos, mentiras e traições se desenrola, abrindo feridas que nem o tempo será capaz de curar.

comediaeciencia


Pan con Jamón

Quer fazer um lanchinho mais sofisticado? Não precisa nem investir muito, compre uma baguete fresquinha e um belo presunto cru e pronto!

Autor: Panelinha

Ingredientes
1 pão tipo baguete
1 dente de alho inteiro
1 tomate
8 fatias de presunto cru
azeite de oliva a gosto

Modo de Preparo
1. Preaqueça o forno a 180ºC (temperatura média)

2. Numa tábua, corte a baguete em 4 pedaços iguais. Corte cada pedaço ao meio, no sentido do comprimento, de maneira a obter 8 fatias.

3. Coloque as fatias de pão numa assadeira e leve ao forno preaquecido para assar por 20 minutos ou até que comecem a dourar.

4. Retire as fatias do forno. Descasque o alho e passe rapidamente sobre cada fatia de pão.

5. Corte o tomate ao meio e esfregue sobre cada fatia de pão. Acrescente uma fatia de presunto, regue com azeite e sirva a seguir.




Gemidos de Sharapova incomodam tenistas

Os gemidos da bela tenista Maria Sharapova atormentam a cabeça de alguns tenistas do circuito mundial, o ex-tenista Boris Becker disse que a associação dos tenistas profissionais(WTA) deveria proibir os gritos exagerados.

Sharapova além de ser uma das melhores tenistas do circuito mundial, ficou conhecida por sua beleza, e diversas fotos sensuais para revistas famosas.

“Às vezes, vejo os jogos da Maria Sharapova ou Serena Williams e não entendo o que acontece, porque há algo de sexual ali. Isso não pode continuar assim, algo tem de ser feito…”, disse Becker.

“Se eu estivesse a jogar contra ela e Sharapova começasse com os tais gritos, abandonava o jogo e denunciava-a…”, disse Judy Dalton, ex-tenista, vencedora de 9 Grand Slam.

Árbitros do circuito internacional têm condenado este tipo de ruídos, alegando que desorientam as adversárias, mas lembram que só podem intervir se for evidente que o barulho é propositado.

Dia Quente


China tem 'boom' de casamentos marcados para as Olimpíadas

Proximidade das Olimpíadas vem elevando o patriotismo chinês

Milhares de casais chineses estão marcando seus casamentos para o dia 8 de agosto, para coincidir com a data de abertura dos Jogos Olímpicos de Pequim, segundo informa a mídia estatal da China.
O número 8 também traz boa sorte, segundo a crença tradicional chinesa, e o oitavo dia do oitavo mês do ano 2008 é considerado especialmente propício

BBCBrasil


Fumantes receberão R$ 480 para largar cigarro na Escócia

Esquema beneficiará somente fumantes de áreas pobres

Fumantes de áreas pobres da cidade de Dundee, na Escócia, poderão receber 150 libras (cerca de R$ 475) em crédito para compra de alimentos caso se disponham a largar o cigarro, de acordo com um plano do sistema público de saúde

BBCBrasil


Proporção de meninas 'cai a nível histórico' na Índia, alerta ONG

Preferência cultural por meninos também tira meninas da escola

O número de meninas que nascem e sobrevivem na Índia caiu para a menor proporção em relação aos meninos, alerta um estudo da organização britânica ActionAid e do canadense Centro Internacional de Pesquisas para o Desenvolvimento.
Os abortos de fetos do sexo feminino e a negligência em relação às bebês já levaram a casos como o de uma área da província de Punjab onde existem apenas 300 meninas para cada mil meninos entre as famílias das castas superiores.

BBCBrasil


Spa russo inaugura monumento dedicado à lavagem intestinal
Região do Cáucaso é famosa por aplicar enemas nos visitantes.
'Não há hada de brega ou obsceno na obra', garante o diretor do estabelecimento


Viciado em cheirar axilas femininas é condenado a prisão e chibatadas

Um homem de 36 anos foi condenado a 18 chibatadas nas nádegas e 14 anos de cadeia em Cingapura por molestar 23 mulheres com seu vício: cheirar axilas femininas.

Segundo reportagem publicada no jornal "Straits Times", de Cingapura, ele molestou 23 mulheres em um período de 15 meses, cheirando suas axilas e tocando-as em elevadores, escadarias e em suas casas. Ele foi pego depois que uma dona de casa o denunciou à polícia.

O cheirador de sovacos, diz o jornal, é mentalmente instável e tem condenações anteriores ligadas a drogas e sexo. A corte considerou o risco de outros ataques, por isso optou pela condenação à prisão, normalmente reservada a criminosos mais perigosos.

Varadas nas nádegas são uma pena adicional em Cingapura para homens que cometem atos criminosos que vão do vandalismo à posse ilegal de drogas e estupro.

G1

Frente fria derruba temperaturas no primeiro fim de semana do inverno

Ventos gelados vindos do sul provocam queda de temperatura.
Termômetros poderão marcar 11ºC na região metropolitana de SP.

Uma frente fria que chega à capital paulista neste sábado (21) vai derrubar as temperaturas na capital e na Grande São Paulo no primeiro fim de semana do inverno




Ciclistas nus participam em Bruxelas do World Naked Bike Ride, que prega mais bicicletas e menos carros pelas ru


Ao menos 17 pessoas morreram por causa das inundações causados pela passagem do tufão Fengshen pelo sul das Filipinas

Folha Online


Estados Unidos - Quintal de casa é tomado pelas águas do rio Mississippi em Foley, no Missouri. Dois aterros artificiais para conter as enchentes cederam ao norte de Saint Louis, a maior cidade do Estado, e outros três correm o risco de não agüentar a força das inundações, informou o Corpo de Bombeiros do Exército


Bélgica - Homens vestidos como soldados disparam rifles em encenação da batalha de Waterloo, que contou com a participação de 1200 pessoas de 22 países europeus. A batalha, ocorrida em 18 de junho de 1815, foi decisiva para o declínio do império de Napoleão Bonaparte


Suíça - Duas vacas lutam durante a tradicional "Combats des Reines" (Batalha das Rainhas), realizada em Evolene, no cantão de Valais. A região é o habitat da raça bovina Herens, cujos membros possuem a característica natural de brigar entre si para estabelecer hierarquias no rebanho. O evento é organizado desde 1922


EUA - Um cão chamado de Gus, que quase morreu de câncer em 2007, foi o vencedor da 20ª Competição Anual do Cão Mais Feio, realizada em Petaluma, na Califórnia. O evento, cujo resultado foi anunciado na madrugada deste sábado, recebeu inscrições de donos de animais de todo o País

Terra

maria tereza cichelli

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário...