Amizade é coisa simples: Alguém pensa em você mesmo quando você não pede tampouco precisa. E quando precisa não pede porque faz parte do outro, a ponto dele sentir, pressentir.
segunda-feira, janeiro 06, 2020
6 de Janeiro dia de Reis.
Os três reis magos da Bíblia, que teriam estado entre os primeiros visitantes do menino Jesus, só são mencionados em um dos quatro evangelhos, o de Mateus.
Nos 12 versículos em que trata do assunto, Mateus não especifica quantos eram os tais magos. Do texto original, sabe-se apenas que eram mais de um, porque a citação está no plural. Como o grupo levou três presentes (ouro, mirra e incenso), a tradição acabou derivando a ideia de que cada um teria trazido um tesouro para o bebê, e assim eles viraram um trio.
Além disso, não há nenhuma menção de que eles eram reis. Foi apenas no século 3 que eles receberam o título de reis – provavelmente como uma maneira de confirmar a profecia contida no Salmo 72: “Todos os reis cairão diante dele”. Cerca de 800 anos depois do nascimento de Jesus, eles ganharam nomes e locais de origem: Melchior, rei da Pérsia; Gaspar, rei da Índia; e Baltazar, rei da Arábia.
Em hebreu, esses nomes significavam “rei da luz” (melichior), “o branco” (gathaspa) e “senhor dos tesouros” (bithisarea). “Não há evidência histórica da existência dessas pessoas”, diz André Chevitaresse, professor de História Antiga da Universidade Federal do Rio de Janeiro. “São personagens criados pelo evangelista para simbolizar o reconhecimento de Jesus por todos os povos.”
Mª Tereza Cichelli - Comentando o Comentado
Postado por
mariatereza cichelli
Assinar:
Postar comentários (Atom)

Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigada pelo comentário...