quarta-feira, outubro 02, 2019

Hoje na História - 2 de Outubro


Lançada a tira Peanuts, que apresentava Charlie Brown e Snoop 

Em 2 de outubro de 1950, era publicada pela primeira vez a tira de jornal Peanuts (também conhecida no Brasil como Minduim). Os quadrinhos, criados por Charles Schulz, eram protagonizados pelo melancólico menino Charlie Brown e seu carismático cachorrinho Snoopy. No seu ápice, Peanuts aparecia em mais de 2600 jornais, com um número de leitores estimado em 355 milhões em 75 países, traduzida para 40 idiomas.

O sucesso das tiras nos jornais foi tão grande que em 1965 transformaram-se em desenho animado, com o especial de TV A Charlie Brown Christmas (O Natal de Charlie Brown), produzidos por Lee Mendelson e dirigidos por Bill Meléndez. A popularidade tornou-se maior ainda, levando à criação de vários produtos com a franquia Peanuts, desde cadernos e camisetas até pastas de dente. Peanuts teve também quatro longas-metragens e diversos outros especiais e séries animadas na televisão.




Nasce Mahatma Gandhi, a “Grande Alma” da paz mundial


Gandhi ou, como ficou conhecido, Mahatma Gandhi, foi acima de tudo um ativista da não-violência. Formado em direito, foi um político e líder no movimento de independência da Índia, que era governada pelos ingleses. Nasceu em uma cidade do litoral ocidental, chamada Porbandar, no dia 2 de outubro de 1869. Seu pai era funcionário público, cargo herdado pela família por gerações. Ainda criança casou-se com Kasturba, com quem teve 4 filhos homens.

gandhiPrestes a completar 19 anos, em 4 de setembro de 1888, Gandhi parte para a Inglaterra, com o objetivo de estudar Direito. Em 1891, recém-formado retorna à Índia. Sem muitas opções de trabalho na Índia, em abril de 1893, Gandhi parte para a África do Sul, para trabalhar como advogado em uma firma comercial indiana, que desenvolvia atividades naquele país. Foi na África do Sul que ele começou a lutar pelo direitos dos hindus, e a atuar como pacifista.



Hoje na História

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário...