A gratidão é o sentimento que sente uma pessoa ao estimar um favor ou benefício que tenha sido feito/concedido por alguém. Ao sentir gratidão, o sujeito deseja corresponder/retribuir esse favor de alguma forma.
O sentimento de gratidão está relacionado com o agradecimento, que é a ação de agradecer. Este verbo significa precisamente sentir-se grato (sentir gratidão). Posto isto, o indivíduo que sente gratidão quer agradecer o favor que recebeu. Este agradecimento pode ser expressado de diversas formas, desde uma simples manifestação verbal (“Muito obrigado pela ajuda prestada”) ou um bilhete/cartão (“Serve a presente para te agradecer pelo empréstimo que tiveste a gentileza de me conceder”), até uma prenda material (“Faço questão de lhe oferecer este livro como forma de agradecimento por tudo aquilo que tem feito pelo meu pai”).
A gratidão ou o agradecimento é um sentimento geralmente sentido pelas pessoas que acreditam em Deus. O ato de rezar ou orar consiste, de alguma forma, em fazer um pedido ou suplicar por algo. No entanto, muitas das vezes, é uma maneira de manifestar a sua gratidão. Há quem agradeça a Deus por gozar de uma boa saúde, pela sorte de ter um emprego ou por ter conseguido ultrapassar um problema qualquer, por exemplo.
Na América do Norte, é celebrado o Dia de Ação de Graças (Thanksgiving Day), que é uma festividade consagrada a expressar a gratidão a Deus. A origem desta celebração remonta aos tempos dos primeiros colonos protestantes ingleses que chegaram à América do Norte, os quais decidiram agradecer a ajuda oferecida pelos habitantes durante os primeiros invernos no continente, acabando por estender esse mesmo agradecimento a Deus.
A gratidão pode portanto ser manifestada através de palavras, objetos ou rituais. Trata-se de um sentimento de reconhecimento para com o próximo ou o Todo Divino.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigada pelo comentário...