terça-feira, julho 08, 2014

O que você faria se tivesse mais tempo?


Mais importante do que “administrar o tempo” é escolher bem aquilo que você quer fazer com o seu tempo.

O tempo está aí, a nossa disposição. Pessoas que reclamam da falta de tempo é por não conseguir – muito provavelmente –, “administrá-lo” a seu favor. Conheço bem isso! Ou seja, organizar o seu tempo com coisas que realmente são importantes e que façam diferença na sua vida.

Trabalhei em uma empresa em que os meus horários para lazer, família, relacionamento e saúde eram absolutamente escassos. Na prática, eles quase não existiam. E quando surgiam eu não conseguia aproveitá-los devido ao meu esgotamento físico e mental, para dizer o mínimo.

A falta de tempo era algo que me incomodava tanto, a ponto de me fazer pensar que eu não era suficiente capaz de “dar conta.” Quando eu percebi que os meus pares – há anos na empresa – não eram casadas, nem tinham filhos por exemplo, acendeu uma luz de alerta.

Eu, que tinha filhos pequenos, relacionamento e família, escolhi, justamente, investir meu tempo em algo que não combinava com os meus valores. Mas, me dava alguma condição de pagar as minhas contas. Em meio ao caos e a dificuldade, percebi que as minhas escolhas me levaram a seguir aquele caminho.

Essas experiências me trouxeram uma nova consciência. Comecei a buscar alternativas para investir em mim, ganhar mais tempo e condição para sustentar meus filhos. O processo não foi fácil, nem mesmo rápido (o que é muito relativo), mas trouxe oportunidades que jamais eu imaginaria se estivesse com o meu tempo comprometido (inclusive mentalmente).

Sabemos que a vida tem um determinado tempo. E isso tem a ver – em grande medida – como você cuida da sua saúde física, mental e espiritual.

A pergunta: O que eu faria se eu tivesse mais tempo? me motivou a rever os meus valores, conceitos e padrões mentais. “Me demiti” daquela vida, para então, começar a criar uma nova realidade.

Criei uma vida que hoje me possibilita administrar o meu próprio tempo, criar o meu trabalho, acompanhar o desenvolvimento dos meus filhos, viajar com o meu marido, aprimorar o nosso relacionamento, estudar e crescer.

Esse é um processo diário e constante. O que me faz lembrar, o que nós fazemos com o nosso tempo ou permitimos que os outros façam com ele é total responsabilidade de cada uma de nós. Portanto:

1. Ouça:
Sua própria voz. Quando fazemos aquilo que amamos, o tempo parece adquirir uma dimensão maior.

2. Organize-se:
Quando realmente desejamos alguma coisa, encontramos meios de incluí-la em nossa vida. Organizar os pensamentos faz diferença, mas organizar a vida externa como: gavetas, armários etc irá lhe dar um senso de organização, além de, evitar gastar tempo e energia procurando coisas “perdidas”. Disciplina e organização são a base para reestruturação.

3. Concentre-se:
Na mudança que você quer fazer para incluir mais tempo para você. Pesquise, leia, converse com pessoas que passaram por isso, inspire-se!

4. Pense:
O que você pode fazer agora para alinhar os seus reais valores e criar mais tempo para fazer aquilo que ama?

É hora de começar a viver a vida que você sempre imaginou!

Cristina Cipolla – Via: Mulheres Conectadas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário...