Naquela ocasião, uma vanguarda de 175 mil soldados (americanos, ingleses e canadianos) desembarcaram corajosamente nas praias da Normandia para libertar a França da ocupação nazi.
Devido ao volume impressionante de navios de guerra, embarcações de transporte de tropas e aviões dos mais variados tipos e modelos, seguramente o Dia-D, o começo da Segunda Frente, deve ser considerado como a maior invasão aero-naval que a história até então conheceu.
As praias para o desembarque foram minuciosamente e previamente escolhidas pelos aliados.
Há um pormenor que poucos conhecem, foi o desembarque em OMAHA posteriormente alcunhada da "praia sangrenta"
Nada saiu como havia sido planeado para os desembarques na praia de Omaha.
Dificuldades na navegação devido a fortes correntes do mar fizeram com que a maioria das lanchas de desembarque errassem seus destinos ao longo do dia e caíssem na «boca do lobo.»
Morreram muitos homens da 29ª Divisão de Infantaria Americana debaixo de uma impiedosa metralha sem se poderem resguardar.
Eram alvos fáceis dos alemães que nas casamatas sobre as dunas disparavam indiscriminadamente
As defesas eram inesperadamente pesadas, e infligiram milhares de baixas às tropas americanas.
Sob fogo cerrado, os sapadores tiveram grandes problemas para livrarem a praia dos obstáculos para a seguir dar oportunidade ao desembarque de equipamento pesado tanques etc.
As forças aliadas prosseguiram depois para Leste, libertando outras nações ocupadas e invadindo a Alemanha, enquanto os soviéticos atacaram e tomaram Berlim pelo Oriente.
Assim, o desembarque na Normandia é visto como um dos acontecimentos mais importantes do século XX, e um dos episódios mais determinantes para a queda de Hitler e da Alemanha Nazi.
Com esta batalha, que terminou a 25 de Agosto de 1944 com a libertação de Paris, a resistência francesa e os Aliados colocaram termo à ocupação nazi de França, que durava desde 1940.
Recordemos neste pequeno video este histórico acontecimento
PORTUGAL GLORIOSO
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigada pelo comentário...